Bebês no Egito


Aqui no Brasil, não existe uma tradição para todos quando um bebê nasce. As famílias católicas sei que fazem o batismo, e geralmente tem uma festinha depois. Já no Egito, a coisa é uma pouco mais divertida… ehehehe

Existe uma tradição de se fazer uma festa para celebrar o bebê, onde ele é colocado numa cesta enfeitada e algumas coisas acontecem. Isto é uma tradição, não é ligado ao islamismo. Existe uma música que eles cantam, acendem velas e andam em volta do bebê. As mulheres gritam, jogam luz na carinha do bebê e algumas famílias batem latas ou qualquer objeto bem barulhento bem perto da criança. A idéia é fazer com que a criança fique forte para as adversidades da vida!

Eu só vi uma vez, e confesso que fique meio chocada. A criança chorando e o povo gritando, fazendo barulho e batendo latas perto dela… mas depois entendi o sentido e agora acho até legal ehehehe Isso é um costume de famílias de todas as classes sociais, e se vc tiver um filho no Egito, quem sabe ele não vai ter o “sebua” dele (este é o nome da cerimônia).

Este é um filme com uma destas cerimônias:

Aqui tem mais um exemplo, mas neste caso a criança quase ficou cega com tanta luz:

E pra finalizar, o clipe da música que sempre se canta nesta cerimônia:

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em outubro 2, 2008, em No Egito e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Oie!!! Bom dia!!! Tenho acompanhado teu blog diariamente. Afinal, estou apaixonada por um egípcio também e como tu também acredito que ele seja o amor da minha vida. A cada dia que converso com ele sobre o choque cultural e lendo tudo aqui tudo que tu escreves eu me apaixono mais e mais por esses egípcios maravilhosos!!! E, neste post sobre crise no casamento e o “batizado” dos bebês … como somos diferentes! Como eles são festivos! Nunca imaginei que apesar de todas as dificuldades que este povo passa eles pudessem ser tão alegres!!!
    Continue me mantendo informada … hehe … tuas dicas, tuas palavras me confortam muito!!!
    Um enorme beijo à vocês dois!!!!

    Marina – Fico feliz em saber que de alguma forma te ajuda a entender mais sobre a cultura de lá!! Eles são bem festivos mesmo e calorosos quando a questão é família, bem mais que os brasileiros até – na minha opinião. Beijos

  2. oie
    realmente fiquei curiosa com a festa dos bebes, infelizmente nao consegui assistir os dois videos, mas o ultimo video com a canção eu vi direito, é muito curioso tudo isso.

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: