Aula de árabe


Um diálogo básico no Egito, geralmente o começo de toda conversa:

– Salam Aleikom
– Aleikom Salam warahmatullah we barakato
– Ezayek ya basha?
– Kolo tamam, Alhamdo Lelah, wenta?
– Zay el fol!

Traduzindo:

– A paz esteja com você.
– Que a paz esteja com você, o perdão e as bençãos de Deus.
– Como você está ‘cara’?
– Tudo bem, graças a Deus, e com você?
– Como rosas!

Palavras que você sempre vai usar:

Bahebak = Te amo (se tiver um egípcio, claro)
Ana aiza dhi = Eu quero isto ( na hora de pedir um presentinho)
Aiza ecole ktir = Quero comer muito (na hora de muita fome)
Ana mesh aiza = Não quero (quando te oferecerem molokheya)
Ana tabana = Estou cansada / Estou doente (quando não aguentar mais ficar andando na rua)
Shukran = Obrigada
Alf Shukr = cem obrigadas (ou era mil obrigadas? esqueci ehehehe)
Afwan = de nada
Alatool = siga em frente
Bekan = quanto custa? (na hora das compras)
Lah, lah = não, não
Naam/Aiwa = sim (o segundo é mais usado no Egito, mas eles também dizem “ah” para sim)
Fe faka? = tem troco ( perguntava isso sempre pros taxistas, porque alguns se recusam a dar troco eheheh)
Aiza ashrap maya = quero beber água (no deserto isto é muito útil)

Ps. Se alguém quiser ter aula de árabe egípcio em SP, o Mostafa é professor numa escola e fez uma apostila bacana (momento propaganda… eheheh)

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em outubro 23, 2008, em No Egito e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. E uma dicazinha….
    Porque eh que ele nao faz essas apostilas e vende tambem na internet???
    Eu por exemplo ia adorar….
    Beijinhos

  2. Eu também quero estas aulas, mas moro no interior. região de Campinas. E agora? Será que seu marido vai pensar na sugestão da Renata? Também quero, our melhor preciso urgente destas aulas.

    Bjos

  3. Concordo com as meninas acima. Ou aulas online. Tem?

  4. Salam aleykum…
    ah… eu tbm queria aula na net… e a apostila me enviava pelo corrêo =(
    ainda mais q ele ta falando portugues né marina… rsrsrsrs, ai anima mais… e ajuda mais ainda
    qualquer coisa me fala depois
    bjos

  5. Oi meninas, legal que vcs se interessam! Ele já deu algumas aulas online, mas aí vcs precisam ver se terão o mesmo comprometimento de estudar ehehehe E precisa ter microfone para dar certo! Se quiserem saber mais detalhes, o e-mail dele para as aulas é auladearabe@gmail.com

    Beijos

  6. assalam aleikum!
    alf é mil 😀 meía é cem!
    muito útil o tópico!!!
    legal mesmo marina 😀
    qdo kiser postar mais fike a vontade viu hahaha!
    beijinhos pra vc linda!
    salam

  7. super interessante! é uma língua muito bonita =)

  8. Adoreiiii marina!
    Shukran aliás
    Alf Shukr
    =)=)

  9. Cassia Vasconcelos Coutinho

    Marina , tudo bem?? nao vejo mais vc on line??

    Preciso dessa apostila do Mostafa. Mas diga pra ele , eescrever o som da palavra, como se pronuncia. Senao vai ser difícil.
    Salam

  10. Eu gostaria de comprar apostilas para aprender a falar árabe. Entre em contato no meu a-mail, please

  11. Sou apaixonada por um egipcio. Não sou virgem. Tem a possibilidade de um egipcio se casar com uma mulher que não seja virgem???Conheço ele pela net e ele ainda não me fez essa malfadada pergunta…

    Marina – No Egito a virgindade é algo muito valorizado, até pq ninguém namora antes de casar. Para as mulheres egípcias é um tabu. Mas se ele quer casar com uma estrangeira e a ama realmente, vai saber que esta questão para o Ocidente não é igual. Quando existe amor e uma verdadeira intenção de casamento, acho que isso não vai importar para ele, até pq não está casando com uma mulher egípcia. Bom, boa sorte!!! Beijos

  12. Helena dos Santos

    Legal seu blog!!!

    Marina – Obrigada!!! Volte sempre!

  13. Me interessei pelas aulas!!! =D
    curiosidade.. foi fácil para o seu marido aprender Português? Você quem ensinou? quanto tempo ele levou? Sou apaixonada por um egípcio também, por isto tenho estas curiosidades..
    bjos e parabéns pelo site

  14. Marina
    Aconteceu algum problema com a conexao de vcs nesta quinta?
    Eu fiquei online no skype e nao vi voces.
    me mande noticias
    grata
    Cassia

Deixe um comentário e vamos interagir!

