Faculdade no Egito


Todo mundo que sonha em ter uma carreira e seguir uma profissão que se gosta e tem prazer de exercer precisa passar por uma faculdade. E basta estudar bastante para o vestibular daquela faculade que você sonha em cursar e ser esforçado, certo? Depois, duante o curso, fazer estágios e começar a ganhar um dinheirinho, para quando você terminar o curso já estar bem preparado para o mercado de trabalho. Pois bem, a realidade sobre este assunto no Egito é bem diferente e complicada.

O sistema de ensino egípcio é o que eu chamaria de extremamente “castrador”. As crianças, desde pequenas, aprendem que precisam se matar de estudar e decorar matérias pois, no temido colegial, chega o momento de fazer as provas que definem toda sua vida. Lá, é assim: nos últimos dois anos da escola, você faz uma prova nacional – todos tem os exames no mesmo dia – de todas as matérias estudadas, e com esta nota você pode se aplicar para entrar em algum curso. O problema é que você não tem como refazer estes testes, somente refazendo o colegial. Além disso, você às vezes pode ter tido nota excelente em história, geografia, mas pela matemática não ser aceito no curso que você sonhou. E acabou: você nunca vai poder estudar na faculdade que queria, vai ter que se conformar com o curso disponível para sua nota.

Outra disparidade: se por acaso sua nota for muito alta mas desejar fazer um curso onde a nota exigida é baixa, dificilmente vai poder. Ou seja, seu sonho é fazer letras, mas sua nota foi tão alta que você poderia entrar em medicina ou engenharia (as duas faculdades mais bem vistas por lá). Vai ter que fazer medicina ou engenharia à força, mesmo que você desmaie ao ver sangue ou chore de ver um cálculo na sua frente.  Isso porque os pais impõem,  e a sociedade vê como absurdo um aluno que tira um notão e não quer fazer um curso destes.  O próprio jovem se vê numa pressão enorme a escolher a profissão conforme sua nota, e não o que realmente quer.

Ainda sobram outros problemas. Muitas vezes, uma faculdade lá tem diversos departamentos. Você quer fazer letras, e este curso está na faculdade de Artes, que congrega também Filosofia, História e Ciências Sociais. Então você vai lá feliz e coloca seus papéis. Só que muitos fazem a mesma coisa e quando você vai pegar sua grade curricular, descobre que foi inscrito em Ciências Sociais! E naõ tem volta, só no ano que vem você pode tentar trocar de faculdade, mas sempre uma que tem nota mais baixa que a que você tentou.

Ah, então esquece a faculdade pública, vamos para uma particular. O problema é que 99% das faculdades particulares não é reconhecida e não tem valor na sociedade. Ou seja, se na faculdade pública sua chance de não ter emprego na sua área já é grande, fazendo particular é ainda maior.

Bom, mas eu entrei no curso que sonhei, vou ser engenheiro! Então se mate de estudar e tirar as maiores notas. Você não vai fazer estágio, porque nenhuma empresa perde tempo com isso. Se você conseguir entrar em algum lugar, nem sonhe em receber salário, sirva uns cafezinhos e sorria. Ao terminar o curso, você precisa ter tido notas excelentes para talvez conseguir um emprego, que te pagará umas 500 libras para começar. Depois de anos sob pressão, no colegial e faculdade, você descobre que é muito difícil sobreviver e pensar em ter uma casa com sua profissão.

Então, vai para uma agência de empregos e coloca seu currículo lá. E logo recebe uma boa oferta, pega o avião e vai trabalhar em algum país do Golfo. É assim que funciona com a mão de obra qualificada egípcia, estão todos fora do Egito!

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em outubro 27, 2008, em No Egito e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. realmente esse foi o maior defeito na vida egípcia, sei que eles tem esse mecanismo para que todos tenham instrução, mas foi como vc disse, eles “castram” sonhos, vontades, desejos… não consigo me imaginar tendo que fazer uma faculdade a qual eu não gosto e que provavelmente não vou trabalhar naquela área, que é o mais frequente lá! qdo tocava nesse assunto com meu esposo dava pra ver a frustração nos olhos dele, tudo bem que tem adolescentes conscientes que precisam estudar pra ter um futuro melhor, mas a maioria não se liga nisso, e tem que pagar o resto da vida por isso!
    sei que meu sonho é voltar pra lá e construir minha família, mas qdo lembro que meus filhos terão que enfrentar isso… espero conscientizá-los de que o futuro é próximo 😀 que estudem e sejam espertos pra tirarem notas boas hehe.
    beijinhos!

    Marina – Eu acho que a questão não é de se matar de estudar no colegial para depois não se frustar… o sistem em si é muito cruel, deveria haver outros meios de se entrar na faculdade, como outros exames! Até pq desta forma, uma pessoa lá não pode se formar duas vezes, ou seja, se vc quiser cursar outra faculdade não pode depois de mais velho….

  2. Ai,Marina, que cenário desolador! E a gente ainda reclama do Brasil!

    marina – Neste ponto aqui ainda temos mais oportunidades, mesmo que tenhamos de passar anos no cursinho!!! eehhehehe

  3. Oi lindinha!!!! Infelizmente um país tão lindo com pessoas tão lindas acontece este tipo de coisa… por isso meu “ex” está trabalhando em outro país. Injustiça total essa sociedade egípicia. Ao invés de eles aproveitarem o melhor que tem no seu país eles exportam para todos os cantos do mundo. É uma pena que isso aconteça. Às vezes fico me perguntando … do que adiantou no tempo das Antigas Civilizações eles serem tão a frente do seu tempo? Parece que agora sim eles são uma Antiga Civilização … e perdida!!!!
    Mas mesmo sabendo de toda esta dificuldade … eu bem que queria viver lá. Quem sabe da próxima vez eu conheça um que não tenha medo da mãe … hehehe
    Bjkas ……

    Marina – Eu não chegaria ao ponto de dizer que isto faz deles ultrapassados. A realidade é que os problemas econômicos e sociais levam a esta situação, mas como eles estão há mais de 25 anos com o mesmo presidente, é difícil se pensar em mudanças….

  4. Cassia Vasconcelos Coutinho

    Marina vc conhece Tanta no Egito?
    Tenho que ir ate lá.

    Marina – Eu passei lá mas só vi do trem, porque fica entre Alex e Cairo… É uma cidade mais rural e com menos serviços básicos. Beijos

  5. Realmente é castrador o sistema educacional de ensino superior no Egito, fico me perguntando: quantos conseguem fazer a faculdade que sonham no egito e quando terminam a frustração de nao conseguir um bom trabalho é agonizante.

  6. Mas aqui num é muito diferente disso nao. O esquema de fazer algo de acordo com as notas adquiridas com o tempo é o mesmo. Nao tão rigido, mas o mesmo.
    Beijosss

  7. enbora egipcios tem uma boa ensino mas com este tipo criterio é muito rigido

  8. i am camila de paula pierucci gostaria de fazer faculdade no egito pensadora,e geometria e matematica com mulheres especialistas e ganhares bolsa remuneradoa doe una la residency to camila de paula pierucci apoio academia alameda nothman 73 cx 13895 campos elisios cep 01216-970 sao paulo sp brasilé apoio bruxarias

  9. por favore doe moedas e dinero para camila de paula pierucci envie alameda nothman 73 cx 13895 campos elisios cep 01216-970 sao paulo sp brasilé our diacion resedencia to camila de paula pierucci

  10. futura esposa de jennifer carpenter camila de paula pierucci apoio gnose as duas se aceita? actress holywood apoio alzira alcides pender

  11. quem quiseres contratares para figurante camila de paula pierucci comunicares alameda nothman 73 cx 13895 campos elisios cep 01216-970 sao paulo sp brasilé http://www.cintiadesouza.com/remax

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: