Transporte no Egito


Tudo na vida tem dois lados, não é? Pois bem, na questão do transporte não poderia ser diferente, ainda mais se tratando de Egito. O interessante de lá é que os preços para se locomover são muitooooo baratos, e dá para ir de taxi, trem ou ônibus pagando muito pouco – muito mesmo. Para vocês terem idéia, eu ia para o trabalho todo dia de taxi ou tram (uma espécia de trenzinho). Se eu fosse de tram, custava 0,25 centavos de libra egípcia. Isso dá 0,09 centavos de Real – NOVE CENTAVOS! Ou se eu estava mais preguiçosa, era só pegar um taxi e pagar 1,5 libra, ou seja 0,57 centavos de Real. A distância é praticamente a mesma que hoje eu percorro para ir ao supermercado, e pago no taxi, em média 7 reais, ou seja 12 vezes mais caro. Tudo bem que o custo de vida no Egito é mais barato e tudo mais, mas acho que não para uma diferença tão gritante como essa.

img_0528

Dentro de um taxi em Alexandria

img_0054

Interior de um taxi comum em Alex

Só sei que por conta dos baixos custos de transporte, dá para andar tranqüilo por todos os cantos de Alexandria, tirando o estresse com os motoristas, que às vezes exigem demais. Como já disse em outro post, os taxis lá acabam escolhendo o passageiro, e gostam de fazer só o caminho que convém para eles. Também fumam normalmente enquanto vocês está lá dentro, e às vezes escutam o som no último volume – o que pode ser desde uma música árabe bem dançante ou até mesmo leitura do Alcorão.

Você tem que ser bem específico com o motorista de taxi, dizer onde quer descer antes mesmo da viagem começar, ou corre o risco de que ele se recuse depois a fazer seu caminho e te largue por aí. Uma vez um taxista resolveu dar uma volta maior para chegar na minha casa, achando que eu era turista boba, e me largar do outro lado da avenida da praia, que é super chata de atravessar. Eu tive de brigar para ele me levar até o outro lado de novo, e acabei tendo de pagar mais só para não arranjar briga – eu já tinha contado casos de taxistas bacanas, mas muitos são sacanas. No Cairo, pelo que eu saiba, é pior ainda e os preços são mais altos também.

img_0202

Taxis no Cairo (a cidade é feia mesmo, não se assutem... ehehe Mas tem partes legais também)

Bom, mas uma coisa engraçada é que os taxis são todos uns carros velhos quadradões, no estilo Lada ou similares, e quando você anda no Egito parece que está num desfile de carros antigos. Como comprar carros lá também é caro, muitas pessoas mantêm os mesmos veículos por muitos anos, por isso também é fácil encontrar carros bem antigos mas super conservados e legais. Exemplo disso era o carro do Magdy, que também é casado com uma brasileira e cuidava super bem do Wolks dele. Sei que até já pararam ele na rua para tentar alugar o carro para ser usado em um filme, de tão bonito que é! Só sei que foi uma aventura quando tentamos ir do Cairo para Alex com aquele carro, porque o pneu furou duas vezes e chegando em Alex, para ajudar, a cidade tinha inundado por conta de uma chuva torrencial e ficamos presos um bom tempo em uma avenida. Só sei que levamos cerca de 6 horas no trajeto que, de carro, deveria ser de no máximo 2h30.

img_0140

Quem será que está chegando?

Muitas vezes eu também ia de trem para o Cairo. É barato, mas dava medo, até porque o Egito é famoso pelos seus acidentes ferroviários, e existem linhas expressas que se cruzam no caminho, só sei que me dava calafrios toda vez que um trem passava a toda do lado. Além disso, como eles sempre estão com problemas nos trilhos, a viagem pode demorar muito, chegando a mais de 3h30… Os trens tem um ar condicionado congelante e serviço de bordo, apesar de tudo.

img_0067

Pessoas na estação de trem

Agora se você quer ir à praia, o melhor é ir de carro mesmo. Fomos até Matruh uma vez de carona na ida, e como queríamos voltar antes, decidimos pegar um ônibus de turismo convencional. Eu achei que era igual no Brasil, e fiz o Mostafa escolher o horário mais barato, porque estava escrito que era com ar condicionado. Quando chegou a hora, era um ônibus como estes municipais, com banco de plástico duro e sem ar. Completamente lotado! O motorista, para ajudar, era um louco desvairado (coisa comum por lá) e corria feito um maníaco. Como a estrada marcava a quilometragem e eu tinha um cronômetro, calculei a velocidade dele: média de 120km/horas, chegando a 130km/h em alguns trechos. Agora imagem vocês pegando um ônibus destes comuns de cidade, andando nesta velocidade e ultrapassando que nem um louco todos os carros? Chegamos muito rápido em Alex, porém eu e Mostafa tremíamos de nervoso, pois realmente foi assutador e decidimos nunca mais pegar esta linha. Aliás, estes dias mesmo saiu notícia de um ônibus de turismo que se acidentou lá com belgas, e seis morreram, devido a alta velocidade do motorista. Também li que, em 2006, 6 mil pessoas morreram nas estradas egípcias devido a acidentes, ainda bem que não bebem lá, senão ia ser pior ainda!

Fora isso, existem outros meios de transporte. As carroças são bem comuns por lá… ehehe Se você gostar de um ar rural… ehehe Mas existem também charretes em Alex para turistas, como em Nova York (olha que chique). Sei que em algumas mais rurais ou afastadas também existem umas motinhos estranhas que chamam de Toc Toc, não sei quanto custa mas deve ser quase de graça.

img_0033

Vendedor de melancias na carroça...

img_0034

o tal do Toc Toc.. eu não entro nisso não!!

E aí, qual meio de transporte você escolhe?

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em novembro 5, 2008, em No Egito e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Salam Marina!

    O tal do Toc Toc são os auto-riquixás! Existem aos montes na ìndia e eu já andei em vários, e até dirigi um !!!! Eles são mais usados que os táxis,por serem bem mais baratos. O problema é que poluem demais e andam devagar, causando engarrafamentos, por isso foram proibidos em Mumbai.

    Que carro lindo esse azul q vc dirigiu, que modelo é? As mulheres lá dirigem normalmente, ou tem q pedir autorização,como nos Emirados Árabes (que coisa mais atrasada!) ?

    Bjos!

    Marina – ahaha eu queria ver vc dirigindo!! é fácil? No Egito pelo q eu saiba as mulheres dirigem normalmente, tem que tirar a carteira como os homens e só… Na Arábia Saudita é que eu sei que mulher não dirige, mas em compensação elas todas tem motoristas.. eheeheh assim até eu não quero dirigir, ainda mais neste transito de SP! Beijos

  2. Olá Marina
    Acabei de descobrir seu blog, adoro ler blog de pessoas que vivem experiências novas…..principalmente de países de cultura, costumes diferentes, leio sempre o blog de uma professora que vive na Índia…….e foi lá que vi reportagens dos riquixas…………pensei que só tivesse na Índia…tonta eu mesmo né……

    Marina – Obrigada pela visita, espero que retorne sempre aqui! é legal mesmo ver o que existe em outros países, eu também sempre leio sobre a Índia. Beijos!

  3. Tudo o que eu li foi super interessante, mas fiquei imaginando aqui um ônibus comum a 120km/h. Meu Deus…! Se a 60km aqui já tem gente caindo em pleno ônibus, imagine a 120!!!!! Vocês devem ter visto o filme da vida de vocÊs… kkkkk Beijos!

    Marina – Vi mesmo… sério, deu muito medo!!! Mas pelo menos chegamos rápido ehehehe

  4. Ola Marina e Mostafa!

    Amei o blog de vocês. Vocês são demais, escrevem muitissimo bem e eu amei, amei mesmo a linda estória de amor de vocês… Eu brinco que eu coleciono estórias de amor que escuto de outras pessoas e a de vocês também ficarão na minha mente.
    Beijos e Felicidades Sempre!!!

    Obs: Acabei de ler o post sobre o Beijos no Brasil e estou rindo até agora… Muito boa!

    Marina – oiii espero que vc volte sempre!! Beijos

  5. rsrs isso me lembrou uma história da minha amiga louca gehad 😀
    ela tinha ido visitar o noivo no trabalho dele e qdo ela chegou começou a discutir com o motorita do taxi, então veio o noivo dela e começou a discutir tb, mas após saber o motivo da confusão deu dinheiro pro motorista e o cara foi embora 😀 a trajeto cuztava 5 LE e ela queria pagar só 3 LE e por isso tava discutindo 😀 hahaha
    da outra vez eu mesma presenciei, ela sempre pegava o dinheiro dele, pois ela cuidava das economias, então vejo os dois falando e falando e ela com cara de chateada, mas com o dinheiro na mão e ele olha pra mim e fala: “aisha, o taxi custa 5 LE e ela quer me dar apenas 2 LE como vou voltar pra casa :D?” e ela só olhava e sorria e me dava a dica de que eu devia pegar o dinheiro do ahmed pra que ele naum gastasse com besteiras 😀 rsrsrs
    muito bom pagar pouco por um taxi, mas minha amiga é demais:D!

    Marina – ahaha essa menina é doida, quer arranjar briga com taxista!!! Eu tentava pagar o normal, só reclamava se pediam além da conta por eu ser ‘gringa’… eheheh mas é sempre uma diversão pegar taxi lá!!

  6. Lindinha!!!! Tá certo que o Egito é tudo de bom em vários aspectos … mas eta povinho atrasado em questão de segurança de transporte!!!
    Tudo isso me deixa com água na boca para ir conhecer esse paraíso que é o Egito!!!!

    milhões de bjkas!!!!

    Marina – É, mas não é tão atrasado assim em relação ao Brasil. Aqui temos os bebados que fazem um estrago danadooooo

  7. kkkk, q perigooooooo…
    mta aventura essa viagem de ônibus, hein?
    já ouvi falar que no Cairo td mundo dirige q nem louco, será mesmo? além do tráfego ser insuportável.

    Marina – não só no Cairo, no Egito todo…. e ainda bem que a maior parte da população não toma alcool… (porém tem uns motoristas que acho que fumam hashish antes de ligar o carro eheheh)

  8. hahhahhahah Magdy me contou da aventura de vcs tentando chegar em alexandria .. hahhahahh Aquele carango tem historia … mil beijos

  9. MEU DEUS, Q SUFOCO ESSE RETORNO DA PRAIA. KKKKKKKK KKKKKKKK

  10. ei Marina!!
    Lí seu depoimento e achei mt interessante!
    Estou indo com minha familia a passeio p o egito, e n estou conseguindo achar um meio de transporte eficaz, do cairo p abu simbel ou luxor, pela internet. O aviao q vai de luxor ate abu torna ao cairo p ir p chegar lá, e é bem mais caro. Gostaria de saber como faço p comprar passagem de trem ou de onibus, e oq vc me aconselharia.
    obrigada e beijoes

  11. Eu não acredito que vc morou no Egito e não andou de tuc tuc!?!?!?!?! Como assim? rsrsrsrs eu andei com meu habiby pra ir do clube pra casa e é mesmo muito barato, além de pasme, ser muito agradável e eles são mega equipados, com luzinhas coloridas, rádio, bandeirinhas e tapetinhos frufrus e tudo mais o que tiver direito. Tinha um em Badr onde morei que o rapaz colocou a bandeira do Brasil presa atrás. Quando vc for ao Egito outra vez, tente, nem que por uma distânia curta mas tente, é muito leeeeegal…bjks Marina

    • nossa Vania, não tinha esse tuc tuc nos bairros que eu ficava em Alexandria, só nas áreas afastadas mesmo, q eu acabei indo só uma ou outra vez, como Agami, onde tirei essa foto!! mas acho que se os taxistas normais já são loucos, imagine esse ehehe

  12. KKKK,Gostei muito dos seus posts Marina vão me ajudar muito quando eu for pro Egito.
    Abraço,felicidades!!!!!!

  13. nao tem nada do que eu queria saber

  14. samantha pocket

    bah mto legal,ñ tinha mto oq eu queria mais gostei mto legal!!!!!
    bjs e abraços

  15. Qual melhor transporte para viajar nas principais cidades, por exemplo do Cairo as Piramides???

  16. como são considerados economicamente fazendeiros, empresários ou quando são envolvidos com política no Egito,

Deixe um comentário e vamos interagir!

