Homem muçulmano bate na mulher?


Outro dia este assunto foi abordado em um site sobre a India, onde a autora mostrou um vídeo sobre um casamento muçulmano lá em que o noivo dava um tapão na cara da esposa bem no meio da festa. A justificativa para a autora do blog é que no Islã é permitido ao marido “esbofetear a esposa”.
Um dos grandes problemas quando lidamos com religião – principalmente a dos outros – é a de fazer julgamentos baseados em algo que ouvimos falar ou uma tradução qualquer que tiramos da internet, sem observar nenhum contexto ou ler o que vem antes ou depois daquilo no livro. No Alcorão é a mesma coisa, assim como na Bíblia ou Torah, dependendo da frase que você tirar e jogar ao vento, pode ter um sentido totalmente diferente…
Bom, mas antes que surjam novas perguntas sobre isso, aqui está a parte no Alcorão que fala disso:

4:34 Os homens têm autoridade sobre as mulheres pelo que Allah preferiu alguns a outros (entenda-se a primazia do homem na sociedade mais propiciada pela força física e pelos encargos de que é investido, do que pelo grau de honra), e pelo que despendem de suas riquezas. Então, as íntegras são devotas, custódias da honra, na ausência dos maridos, pelo que Allah as custodiou. E àquelas de quem temeis a desobediência, exortai-as, pois, e abandonai-as no leito, e batei-lhes (bater suavemente, cuidando de não atingir-lhes a face nem as partes sensíveis). Então, se eles vos obedecem, não busqueis meio de oportuná-las. Por certo, Allah é Altíssimo, Grande.

4:35 E, se temeis a discórdia entre ambos, enviai-lhes um árbitro da família dele e um árbirto da família dela: se ambos desejam reconciliação, Allah estabelecerá a concórdia entre eles. Por certo Allah é Onisciente, Conhecedor.”

As frases entre parênteses são as explicações extra sobre o contexto presentes na tradução oficial do Alcorão para o português, antes que alguém já fale que o Alcorão diz que DEus prefere os homens – sendo que no contexto a preferência se diz na força física, não na honra – e que todo mundo pode espancar as esposas como quiser.

Bom, aqui está o resto da resposta que passei para a autora do blog, não sei se ela vai publicar, mas gostaria de dividir com vcs: “Acho que é complicado afirmar algo baseado em apenas um parágrafo do Alcorão, sem estar com uma tradução correta e sem analisar o contexto da sura como um todo. Como está neste trecho, dá pra para se ver que a palavra que vc usou “esbofetear” está totalmente fora do contexto… Existem outras partes que também falam dos direitos das mulheres e como devem ser tratadas bem, mas isso não dá IBOPE!!!
Bom, não vou ficar discutindo religião aqui… cada um sabe o que quer para sua vida, mas acho que falar de religião merece uma certa delicadeza.”

Se vocês quiserem, vou postar depois as suras que falam da forma como a mulher deve ser cuidada e tratada.

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em novembro 17, 2008, em No Brasil e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. Marina, além da interpretação errada da Sura, há quem diga que a tradução estaria equivocada tbm, veja o q encontrei:

    http://www.islamawareness.net/Wife/beating1.html

  2. Marina, além da interpretação errada da Sura, há quem diga que a tradução estaria equivocada tbm, veja o q encontrei:
    http://www.islamawareness.net/Wife/beating1.html

  3. Por favor, exclua os meus três primeiros posts… Eles estavam com problemas nos links. Desculpe!

  4. Adorei conhecer um pouquinho mais sobre o egito. E que mar é esse hein? E q petisco é esse?rsrsrs
    E tem razao, ficou chiquerrima na sua roupa de banho. Acho q o bacana dos lugares q vamos é nos envolver com a cultura e tradiçoes do local, é a melhor forma de experiencia!

    Lu

  5. Olá Marina,
    Adoro seu blog, amo o Egito.
    Gostaria de saber como é o Natal e Ano Novo lá.
    Obrigada

  6. Abu Huraira narrou, que o Profeta Muhammad saws, disse:

    ”O crente mais íntegro é aquele que demonstra melhor caráter e de melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher, e o que é melhor para com a sua mulher.”

    Acho que não é preciso dizer mais nada =]

    Bjo

  7. sinceramente… vou falar de um ponto de vista informal, já que irmã claudia postou o hadit que eu pensei na hora em que li o tópico 😀
    não é de hj que vemos o índice de violência contra a mulher vem aumentando ano após ano, e vem de dentro de casa, falar que muçulmano espanca a mulher é bem pesado! e aqui? parece que está virando moda! dias atras (talvez 2 dias) passou no noticiário, uma mulher se jogou do terceiro andar e o filho tb (não se sabe ainda se ele pulou ou se ela o levou com ele) porém este menor sobreviveu e contou a tia q o pai queria matá-los… e este saiu do apartamento, olhou o corpo da mulher e o filho e foi embora sem falar nada!
    o ruim é que tudo que é relacionado a um mal comportamento de certos muçulmanos dá ibope, mas o que tem de bom da religião não é repassado!
    o triste disso tudo é saber que nós fazemos a midia, somos “nós” que assistimos tv e damos essa audiencia pra casos “escabrosos” como esses assassinatos!
    tô loca pra voltar pra terrinha de loucos mas tb de amáveis pessoas que é o egito :)!
    e me desculpem os brasileiros, mas quem conhece um egipcio se apaixona!
    eles são delicados e sabem mostrar o que sentem sem medo de dizer o que pensam, tem tudo o que uma mulher gosta de ouvir na ponta da lingua e além de tudo, tementes a Allah!
    creio q antes de abrir a boca grande, deveriam peskisar o numero de incidencia de agressão a mulher em um pais muslim e depois ver aki! e ainda por cima, julgar ao seguidor e naum a religião, pois são lados totalmente diferentes!

    pronto, falei 😀
    beijokas amigaaaaaaaaaaa!
    saudades de vc xuxu!
    salam!

  8. Oi Marina,
    Achei muito interessante ler este artigo e estive pensando em algo que aconteceu comigo, e que nao e segredo pra ninguem, pois nao fui a primeira e enem serei a ultima. Muito me admira as pessoas perguntarem se homem muculmano batem nas mulheres. Qualquer homem (para nao dizer canalha ou animal) bate em mulher independente de religiao, raca, cultura ou posicao social. Fui casada com um brasileiro, praticante assiduo do catolicismo, por 18 anos. Esse homem nao so me batia como tambem, tentou me matar. Mas gracas a Deus, aquela nao era a minha hora e sobrevivi. Deus e tao maravilhoso que colocou um muculmano egipcio em meu caminho. Estamos juntos ha um ano e ele me trata, posso dizer, como uma rainha, nao sabendo o que fazer para me agradar. Nunca tivemos um momento sequer de discussoes(thank God). Entao minha opiniao sobre este assunto e, nao importa que religiao eles praticam, isto esta no carater. Infelizmente a imagem que as pessoas de outra religiao tem a respeito dos muculmanos e totalmente contraditoria a realidade.

    Um grande beijo no coracao.

    Seu blog e sensacional.

  9. O que ocorre que as mulheres ouvem o que querem ouvir e caem na labia deles conheço uma que até pagar as passagens dele para vir ao BRASIL ela pagou e hoje está morta deveriamos nao deixar que estes canalhas sejam brasileros ou islamicos , estrangeiros sejam punidos estamos todos carentes de amor, e caimos na convsersa destes canalhas Lorena Cristina Rodrigues Dias no FB Lorena Cristina Dias

  10. quem nao tem o que fazer…por favor procure
    e nao falem o que nao sabem
    julgam eles porque eles tem outra religiao
    quando ocorre algo eles sao canalhas
    deixem de ser idiotas
    qual a diferença de la para o brasil?
    nem todos sao canalhas
    nao vamos ser nojentos pois o brasil
    nao é o pais das maravilhas
    quantas mulheres morrem por dia no brasil mesmo hein?
    quantas mulheres sao assasinadas por homens brasileiros todos os dias?
    por que sera que existe a lei maria da penha mesmo?

    EIS A QUESTAO!

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: