Bebidinhas no Egito


Não, não estou falando de álcool. Você até vai encontrar bebidas alcóolicas em pontos onde vão muitos turistas e vai pagar caro por uma lata de cerveja. Mas o que estou mencionando agora é a vasta quantidade de coisas gostosas que você pode beber no Egito.

A começar, o chá. Mas é chá de verdade, não estas infusões de morango e sei lá o que que já inventaram… Lá o chá comum é em pó, que você coloca no copo e depois joga a água quente em cima. Ele fica no fundo do copo, você só precisa de habilidade para não esquecer no fim e sair comendo a erva amarga.

Quer chá? = Aiz shay?

É muito comum também tomar chá com leite lá. Eu confesso que nunca tinha experimentado e achava que o gosto não combinava, mas é tão saboroso quanto um café com leite e agora só bebo assim.

Com leite? = Be leban?

Em alguns lugares, também colocam menta para dar um gostinho diferente.

Menta? = Náná (note que este a no caso é a letra “aein”, então é um a meio fanho eheheh)

1403392761_e0b0906186

Chá Lypton, a marca mais usada

39475070_e7e583fcf2

Com menta ou sem?

Outra coisa deliciosa lá é o hibisco, que eles chamam de “karkadeh”. Eu gosto dele como infusão, bem quente, mas também bebem gelado por lá. É difícil alguém não gostar, aqui no Brasil faz o maior sucesso, até porque eu chamo de “chá do faraó”…. eeheheh

pict0310

O hibisco são estas florzinhas

Para o inverno, não existe coisa melhor que o sahleb, que é um tipo de mingauzinho de maizena com nozes e uva passa. Eu tenho o pó para fazê-lo em casa em SP, se alguém quiser provar é só falar ehehehe Simplesmente minha bebida egípcia favorita!

sahlab-kabobfest

Eu queroooo...

O Egito também tem muitas lojas que vendem coqueteis de frutas e caldo de cana. Não se assuste, mas é bem comum um egípcio virar e te falar:

– Agora vou te levar para tomar o suco egípcio típico!!!

Você vai achando que vai beber a água do faraó, e se dá com a garapa!! ehehe E vai dizer que isso é bebida brasileira… Isto é uma briga eterna, mas segundo minhas pesquisas a cana veio do sudeste asiático, ou seja, não é brasileira nem egípcia!

egypt-2-07-1407

O mesmo esquema daqui

Fora isso, se você é fã de refrigerante, não perca a Fayroz Ananas no Egito… para mim o melhor soft drink do mundo!!! Tem Fayroz de maça e tangerina também, mas a de abacaxi não tem igual.

fayrouzpackshots05-02-08_474

Refrescante

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em janeiro 16, 2009, em No Egito e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Oi Mari
    eu tambem achava que cha com leite num combinava, mas agora tomo com prazer 🙂
    hummmmm aqui tambem fazem um delicioso capuccino e milkshake hum hum
    da pra ficar gordinha

  2. Marina cupida!!! Pois é, não curto muito tomar café e nem chá … e esse com maizena que parece mingau …. ixixixixixi … não vai rolar heheheh
    O jeito é ficar com o refri de abacaxi, que acredito ser bem bem melhor 😉
    Mas o chá de hibisco que eu saiba emagrece … de repente esse até vai… hehehe
    One more time … shokran!
    bosa …

  3. Nossa, esse post me deu água na boca!

    Amo tudo que é tipo de chá!

    E adorei o refrigerante e o mingau. Quando eu for p Sampa, eu vou querer provar o mingau, viu? Guarda o pózinho p mim! 🙂

    Bjos!

  4. Carol, no Egito eu engordei para caramba… ehehe acho qeu sempre que mudamos muito a alimentação perdermos o controle!

    Julia, vc não sabe o que vai perder se não provar…. é “maraviwonderful” auauahau

    Sheila, estou esperando sua visita então!! O de hibisco então é uma delícia!!!

  5. Nada como um dia apos outro

    Eu vou tentar tomar cha com leite qualquer dia e depois eu te falo. Onde sera que eu acho esse refrigerante por aqui? Queria experimentar.

  6. hihihi, eu não provei essas bebidas pq não gosto de chá nem café, bom, refrigeranter só de cola 😀 e eu bebi algo escuro, sei lá o que era akilo, mas não gostei do sabor, sei que algo que vende muito por lá, mas o gosto não foi dos melhores 😀

  7. Teresa Silvestre

    Oi, Marina….
    O Hibisco é uma delicia mesmo, sabor sem igual, fartei de beber mas ainda não encontrei em Portugual… E os chás que loucura, para quem gosta de chá, pode beber o dia inteiro, que não consegue saborear todos …..
    Bjo

  8. Eu gosto de café, de chá (sem leite), até o mingau, mas caldo de cana..Uiii!!! 😛
    Gente, eu nunca soube de nenhum tipo de bebida (chá, suco..) de hibisco. Vivendo e apredendo.

  9. Muito interessante.
    Gostei.

  10. Salam Aleikum Querida!!!
    Como vai?? sua familia, seu marido, seus pais…tudo bem??
    Entao…posso dar uma receitinha? É simples, sempre faço no verao e é bem refrescante…
    pegue um copo de coalhada e misture com 1 copo de água, ou ate ficar “ralinho” acrescente açucar a gosto, algumas gotinhas de agua de rosas, e umas duas sementes de cardamomo, e um pouco de gelo….bata-os no liquidificador…
    Coloque em seguida em um copo e jogue uma pitada de canela e sirva a seguir
    Tem q ficar bem geladinho, da pra sentir o aroma da agua de rosas…
    Eu sempre faço uma jarra, pq acaba rapidinho lá em casa…rsrs. E a receita eu faço de olho, mas os ingredientes sao esses. 🙂
    Quanto ao chá com leite, fica bem gostoso mesmo, lembro q sempre tomava chá preto com leite qdo era criança, por “influencia” de meu pai…rsrs
    Tem tb o café arabe q é bem gostoso, com cardamomo….eu nao tenho habito de tomar, mas acho-o uma delicia!! Até pq meu marido nao gosta, acha muito forte..daí eu acabo nao fazendo….rsrs.
    Bom, era isso
    Maa salama

Deixe um comentário e vamos interagir!

