Casamento no Egito – chique


O blog ficou meio pesado estes dias, não acham? Tanto assunto para refletir, que só deu tempo de contar uma das histórias doidas do Egito.

Como eu falei do casamento bizarro que assisti da minha sacada e não quero que vocês achem que isso é o Egito, vou contar como, tradicionalmente, é a festa.

Para começar, o casamento religioso é quase sempre realizado antes, em alguns casos com até um mês de antecedência. Na mesquita, a noiva usa uma roupa de qualquer cor, mas elas sempre gostam de ter algo novo e bem chique para a ocasião.

n709080040_1288019_2550

Casamento religioso na mesquita

Já a festa de pessoas com um pouco mais de poder aquisitivo acontecem nos salões de hotéis ou buffets próprios para isso. É buffet como estes que temos no Brasil mesmo. Em Alexandria, perto do Carrefour tem um local com vários deles, todos decorados e cheios de luzes.

n709080040_392094_60

A maioria dos buffets coloca os nomes dos noivos na porta, tudo decorado

Chegando no buffet, geralmente existe um ante-sala com uma grande escadaria. Ali, uma banda típica aquece a festa cantando ao vivo enquanto as mulheres ficam no lalalaalalala. O noivo está no meio da bagunça com todos os convidados.

A noiva, depois de pouco tempo, desce com o pai a escadaria, naquele momento bem princesa, com todo mundo olhando e aplaudindo, e o noivo com cara de bobo ehehehe. Como a entrada na igreja, a diferença é que não tem cunho religioso nada disso no Egito.

As noivas no dia da festa usam branco, com véu. A maioria faz penteado no cabelo e não usa véu. Não é permitido, islamicamente falando, que a noiva tira o véu, mas é uma tradição no Egito e bem comum, e mesmo a mais recatada das moças muitas vezes aparece ali sem véu. Mas tem as que mantêm o hijab e cobrem o cabelo.

n525436155_427580_2627

Noiva de hijab sentada com o noivo no sofá. Os convidados em volta tirando fotos

Bom, a noiva chega dá a mão para o noivo e os dois ficam ali dançando e se divertindo com as famílias, cumprimentando os amigos e quem for chegando. Ficam ali um bom tempinho, uns 20 minutos.

Depois, as portas do salão mesmo são abertas, e o povo sai correndo (egípcio é desesperados nestas coisas) para pegarem seus lugares. Logo, está todo mundo sentado.

Na frente do salão, tem um banco todo decorado com flores e luzes, onde os noivos vão passar a festa depois.

Quando todos os convidados estão acomododados, eles tocam aquela música tchammmm tchammmmmm, e os noivos entram com toda a pompa. Tem casamento que eles passam por baixo de espadas, ou fazem umas luzes diferente, isso varia um pouco, tudo gracejo.

Os noivos vão até lá na frente e se sentam sozinhos no tal banco. Ficam lá sendo admirados e tal.

Em alguns casamentos de muçulmanos, depois que eles sentam fazem alguma menção à religião. Pode ser que entoem os 99 nomes de Allah, numa oração em conjunto muito linda. É bom lembrar de Deus nos bons momentos.

Depois disso, as luzes se apagam e novamente comça um tchammmmmmm tchammmm (estão entendendo, música de suspense). Abrem-se as portas e um monte de garçom devidamente uniformizados entram carregando tacinhas decodaras com um liquido vermelho. É hibisco gelado, uma “dilíciaaa”. Mas ficam lá um tempão fazendo uma espécie de coreografia com as tais taças, roda pra lá e pra cá, e eu quase caindo na risada porque achei meio bizarro tanto oba oba para uma bebida.

n709080040_351983_8745

O brinde

Bom, tudo isso para o brinde!! Os noives recebem duas taças, e bem como aqui, cruzam os braços para beber juntos. Bom, aí os garçons distribuem a bebida para galera brindar junto.

Depoissssss, mais uma coreografia de garçom traz o bolo. É enormeeeeee, de vários andares, eu achei que parte era de mentira, mas no fim descobri que tudo era de verdade mesmo!! Um bolão daqueles. Os noivos vão no centro, cortam o bolo sob aplausos e recebem um pedaço. Aí vem uma coisa que todo casalsinho egípcio faz: eles tem que comer um pedaço do bolo juntos, do mesmo garço ao mesmo tempo. Tipo, quase dão um selinho sabe, uma graça! Mas calma que é o máximo que fazem em público.

n709080040_351946_9820

bolãooo

Bom, depois disso, o bolo vai embora, e os noivos ficam sozinhos no meio, quando começa a tocar aquelaaaa música romântica. Aí, depende da pirotecnia do buffet. Fui num que a parte que os noivos estavam subia do chão, deixando os noivos no alto, tipo show mesmo, chique.

n709080040_2244538_6159

O casal dança no meio, com chuva de espuma ou qualquer outra coisa. Esta noiva está de rosa pq isso é um noivado, não a festa de casamento, mas é a mesma coisa no quesito dancinha ehehe

Aí é aquele esquema, as danças românticas começam e o DJ chama outros casais para dançarem junto (eu e Mostafa damos um pulo e vamos pro meio). Aí fica todo mundo dançando, e as solteiras no fim se animam e fazem uma roda com as mãos dadas em volta dos casados.

As músicas vão mudando de ritmo e ate´virar balada no final.

**

Na parte da comida, muitas vezes é servido o jantar em sistema de buffet, você vai e se serve. Mas atenção, não tem toda esta fartura que tem aqui, então é bom encher bem o pratão de uma vez só, porque pode ser que se volte depois, não vai ter mais.

Os doces também, as pessoas se servem tudo antes de sentar na mesa, porque senão acaba eheheheh.

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em fevereiro 20, 2009, em No Egito e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. mARINA
    EU OBSERVEI QUE ALGUMAS NOIVAS USAM BRANCO MAS VESTIDO COM ALÇAS…TUDO BEM?
    GIANE

  2. Nossa parece mto legal, super divertido e lembra o do brasil
    eh mto mais legal q os do pakistan

  3. Salam Marina, mto lindo mesmo e parece bem divertido.
    Mas me fala quantas etapas têm o casamento Islâmico?
    Nossa ñ sabia que os Masrys tbm dançam músicas rômanticas legal 🙂

    Allah Maak

  4. Aiiiiii q delícia!!! Tô doidinha para ver como será o meu … claro que não terá toda essa pompa … hehehe
    Tô super animada!!! Louca para ir para lá!

    bosaaaaaaaaaaaaaaa!

  5. Lembra muito o casamento brasileiro. Muito interessante esse tópico! Gostei! 🙂

  6. liiiiindo e lindas fotos!

  7. Bom relato! Eu tive a oportunidade de ver vídeos e fotos de um casamento tunisino, é um pouco diferente, embora a essência seja a mesma. Eu fiquei tonta com o número de vestidos que usou a noive nessas duas noites: seis!!!!
    Um dia eu conto lá no meu cantinho!
    Beijinhos.

  8. Oi Marina,

    Eu lhe enviei o selo “olha que blog maneiro”. Depois de uma passada no meu blog para ler asinstruções.

    Abraços

    Ju

  9. Muito bonito mesmo,
    Lembra do libanês que havia lhe dito?Me propôs sexo virtual e mandei ele pro inferno!Ele deve achar que toda brasileira é vadia!
    Você foi abençoada no seu casamento mesmo, a julgar pelas suas histórias
    =*

  10. Gostaria de me correspônder com um homem do egito para um relacionamento sério .me mandem e-mail.
    dani!

  11. Puxa, é muito emocionante suas histórias.
    Mas confesso que já estive no Egito por 04 vezes e, da ultima vez, me apaixonei por um egipcio. E por incrivel que pareça tivemos um flash, mas nada muito além, vc entendi o quero dizer. Só que depois de algum tempo, já nos correspondemos por email e por telefone, e ele me pediu em casamento. A duvida é saber se essa história de casamento para eles é levada a sério pq sabemos que a cultura é mmuuuuuiiito diferente e quanto a religião seria um outro tópico e por fim ele ainda quer que eu more no Egito, e não sei se vou me acostumar , tudo isso é muito pra minha cabeça, mas gosto demais dele. Ele me faz sentir ser mulher amada.

  12. Algo que li e achei interessante e ao mesmo tempo surgiu uma dúvida.
    As mulheres estrangeiras divorciadas não podem casar-se e quanto aos homens egípcios, podem ?

  13. Oi Marina!

    Sou de Ctba e estou noiva de um egípcio.
    Nós vamos casar aqui no Brasil, antes na Mesquita e depois no civil, num restaurante e tudo!
    Como a família dele é de lá, querem fazer uma festa pra gente lá também, e eu tô morrendooooo de medo! hehehe
    Estou fazendo até aula de árabe aqui, mas é árabe clássico, e o meu noivo disse que não adianta nada, que o árabe falado por eles é muito difereeente!
    Socorro!!! hehehe
    Mas pelo menos o seu artigo me ajudou a elucidar alguns aspectos do casamneto de lá!
    Obrigada

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: