Kol sana enta tayeb!


Eu não sou muito ligada a aniversários. Vivo esquecendo as datas que meus amigos nasceram e muitos até ficam chateados por eu acabar sempre esquecendo de ligar desejando felicidades. Às vezes ligo dois, três dias depois. Às vezes só vou saber que a pessoa fez anos, no mês seguinte. Depois da minha conversão, coisa de aniversário para mim ficou ainda mais delicada, pois meus amigos brasileiros preferem comemorar numa balada ou barzinho, e eu não vou mais a estes lugares.

Estou falando de tudo isso, porque daqui dois dias tem um aniversário que eu nunca esqueço. Daqueles que eu conto os dias para chegar, que fico ansiosa, muito mais até do que o meu próprio aniversário (aliás meu último aniversário nem conta, estava trabalhando e fiquei fora de casa a semana toda). Fico a pensar na data, não por simplesmente cantar parabéns ou dar presente, mas porque tento planejar para que esta pessoa se sinta muito bem este dia. É um dia de reflexão para mim, de pensar no que passou, nas qualidades dele, em tudo que ele representa. Comemorar o seu aniversário é como resumir num dia um turbilhão de sentimentos, em apenas um abraço dizer todo o meu obrigada, em simples gestos mostrar o quanto é importante para mim. Daqui dois dias é o aniversário do meu habiby.

Por conta disso, faço hoje aqui uma homenagem para ele. Que tenha mais um ano de menos estresse que o passado, de mais saúde que alergia (eheheh), de mais paz e conforto em relação ao Brasil, seu novo país. Agradeço todos os dias pela paciência com meu jeito criança, com minhas discussões às vezes inúteis, e por ser um marido que sabe dialogar, e não apenas mandar. Quantas vezes temos pensamentos totalmente diferentes, até pro causa de nossa criação, e batemos boca um tempão para chegar num lugar e, quando percebemos, sem querer, os dois cederam um pouco e chegaram num ponto confortável? Você sempre tem orgulho de mim, nunca me pediu para me calar ou deixar de expressar minha opinião. Seja no Egito ou aqui, nunca pediu para que deixasse de ser polêmica, apenas me avisou que meu jeito ácido poderia muitas vezes machucar a mim mesma.

Quando fiz este blog, você reclamou um pouco no começo. Achou que eu poderia me expor demais e a nós. Insisti no tema, e você foi deixando. Até o ponto que concordou comigo que sim, eu tinha uma mensagem a passar e, mesmo que ela não seguisse as formalidades do diálogo islâmico, com hadiths e suras do Alcorão, eu poderia falar de religião de uma outra forma, e talvez mostrar um pouco das coisas boas que os muçulmanos têm de um jeito mais aberto. Nem todo marido muçulmano deixaria a esposa se abrir como eu me abro, mas você entendeu minha necessidade de escrever e dizer o que penso, e abriu esta porta para mim.

Meu marido além de respeitar a pessoa que eu sou, nunca tentou mudar meu jeito de ser ou de me expressar para agradar os outros ou fazer com que eu parecesse diferente. Sabe que não vou seguir o modelo de mulher egípcia, que vou sim sempre argumentar e muitas vezes criar um jeito de fazer as coisas como eu quero. Mas ele também não perdoa minhas falhas, como um pai, me pega “pela orelha” (modo figuradoooo gente!) e chama minha atenção quando eu preciso. Se não fosse ele para me dar um contraponto em diversas das minhas atitudes, eu sofreria muito mais na vida, pois sou muito impulsiva e você sabe me dar a dose de paciência necessária. Toda vez que estou a ponto de fazer uma burrada ou brigar de forma desnecessária, ele chega e diz “Para quê?”. E eu paro e reflito, coisa que nunca fazia antes.

Com ele aprendi que o casamento pode ser sim, a melhor coisa da vida. Somos parceiros em tudo e em qualquer lugar. Apesar de não gostar de cinema e me irritar às vezes por preferir ir num shopping a andar num parque, eu me adaptei ao jeito dele e manias, assim como ele também se acostumou a alugar filmes durante a semana para mim e a ir de vez em quando sem reclamar para típicos programas de índio que eu proponho. Ele nunca sai sem estar comigo junto, nem faz questão de ter programas separados. Fica bravo quando eu não ligo de tarde dizendo que estou bem, e feliz quando eu faço exatamente a janta que pediu. Mas quando eu estou muito cansada, coloca a mão na massa e prepara aquelas comidas egípcias divinas que são uma bomba pra qualquer dieta. Fica choroso quando eu digo que tenho de viajar por conta do trabalho, mas entende a minha profissão e nunca me impediu de exercê-la na plenitude.

Só sei que é o seu terceiro aniversário que comemoramos juntos e queria dizer mais um vez o quanto te amo e como é importante para mim, pois desde esta data já estávamos destinados a nos conhecer um dia, mesmo sendo criados a milhares de quilômetros de distância.

Sana helwo ya gamil! (parabéns pra você em árabe, cantado no mesmo ritmo daqui)

Kol sana enta tayeb! (A cada ano você está melhor! Cumprimento de aniversário no Egito)

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em março 27, 2009, em No Brasil e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Que lindo,Marina !! Este seu texto é um presente ímpar p/ o Mostafá. Feliz aniversário p/ ele. E continue sim, nos brindando com suas experiências edificantes. Obrigado ASSALAMUM ALEIKOM

  2. Snifffffffffffff …. buáááááááááááá´
    Linda declaraçãoooooooooooooooo, ameiiiiiiiiiii!!!!!
    Feliz Aniversário pro tio Musta.
    Amém para todas as tuas palavras.

    bosa

  3. Só um grande Amor para nos fazer falar assim…
    Muitos parabéns para o teu marido, que consigam fazer desse dia mais um dia especial para sempre recordar.
    E já agora, um recado para ele: podes animar-te a criar um blog, vais ter muitas pessoas interessadas em saber como é que tu vês a realidade do denominado “mundo ocidental”.

    Saudações para o teu marido e um beijinho de boa sexta para ti!

  4. Wauu linda homenagem Marina, deu pra sentir que suas palavras vinham directamente do coração MashaAllah….
    Já agora Feliz Aniversário pra Mustafa e mtos anos de boa vida 🙂
    E olha que eu vou roubar essas frases em arábe heheheh , k aniversário de habiby ta chegando tbm.
    Allah Maak

  5. Lindoooooo!!!!!!!! O amor entre vocês é maravilhoso!!!!!!!
    Muitas bençãos para o Mustafa ( eitah… já to ficando íntima hehe)

  6. Que liiiiiiiiiiiiiiinnnndooooooo!!!!!

    Deus abençoe muito vocês e parabéns pro Mostafa!

    bjs

Deixe um comentário e vamos interagir!

