Susto no Egito


Quando falamos de um lugar com uma cultura muito diferente da que estamos acostumados, é normal que as pessoas acharem que vão encontrar coisas bizarras ou completamente fora do normal. Um dos grandes medos de quem vai para o Egito, por exemplo, é em relação as roupas que tem de usar, como se portar e, claro, o que tem para comer lá.

Pois bem, eu já estava no Egito há algumas semanas quando minha colega de aventuras Mellyssa nos chamou para passar uns dias no Cairo. Ela é outra brasileira casada com egípcio. Foi neste tempo que eu finalmente conheci as pirâmides, o Khan el Khalili, o museu do Cairo. Até então eu não tinha visto nada do Egito dos faraós, aquelas coisas antigas pelas quais as pessoas geralmente viajam para o Egito. Eu estava super animada de conhecer melhor o Cairo e ver tudo isso.

Passamos uns dois dia ótimos por lá, e eis que a família do marido da Mellyssa convida todos nós para um almoço na casa deles. Também era a primeira vez que Melly ia conhecer os sogros, momentos de tensão! Até então ela não era casada ainda, e este seria o primeiro encontro entre todos, e eu e Mostafa fomos convidados também.

No carro indo para a casa de Magdy (aliás, foi um dos lugares mais legais do Cairo que conheci, pois era uma casa com jardim, árvores e até mesa de ping-pong tinha lá. Coisa raríssima no Egito, pois praticamente 95% das residências são em prédios grudados um no outro), Mellyssa estava preocupada e pensou no que teria para comer.

– Marina, mas a comida de egípcio é como, tem alguma coisa estranha? – perguntou, pois até então ela só tinha comido em restaurantes, fast food, estas coisas.

– Não, é muito boa por sinal. Tem algumas coisas diferentes mas nada absurdo. – respondi.

– Como assim diferente? Me explica melhor.

– Ah, eles fazem sopa de rabo de gato, por exemplo. – falei séria, mas zoando com a cara dela, óbvio.

– O quêêêê??????? Você ta brincando comigo!!!??  – já estava histérica, juntando a tensão do encontro com o medo da “sopa”.

– Magdy, please tell me, do you eat soap made of cat? – perguntou em inglês pro noivo.

– Sure Melly, so good. – sem querer ele entrou na mentira, pois não entendia português.

– Yes we love it, sometimes with dog also – Mostafa ainda completou, pois já tinha visto a cara de pânico dela e entendido a mentira.

– Marinaaaaa, eu não vou comer estas coisas não, eu te juro que se servirem isso eu vou vomitar na mesa.

– Calma, mas é gostoso, você tem que tentar. – eu já estava morrendo de rir, mas nem assim ela se tocou da mentira.

Bom, só sei que ela foi o caminho todo perguntando detalhes da tal sopa de rabo de gato, desesperada de medo. Mas o pior ainda estava por vir. Chegamos na casa do Magdy, conhecemos os pais deles e isso até que foi normal. Ela começou a se acalmar, quando um dos gatos do Magdy entra na sala e, detalhe: ele não tinha rabo.

Quando a Mellyssa viu aquilo, gritou:

– Marinaaaaa, o gato deles não tem rabo!!!! Eles já comeram o pobre rabo!!!

– Ahh Melly, devem ter cortado pra fazer a janta de hoje!

– Marina, eu te juro, eu estou passando mal, to tremendo e suando frio.  – olhei para ela e estava pálida, branca e realmente totalmente alterada. As mãos tremiam e achei que era hora de terminar a mentira.

– Mellyssa, sua doida, é mentira isso!!! Calma, fica tranqüila, não tem sopa de gato aqui.

– Magdyyyyy, don´t lie to me!! There is no cat soap? – (Magdy, não minta para mim! Não tem sopa de gato?)

– Sure no, do you think Egyptians crazy like this? – (Claro que não, você acha que os egípcios são loucos assim?)

– Yes, I think… ohh my god… I am not feeling good…. – (Sim eu acho, meu Deus, não estou passando bem)

E assim ela foi se acalmando, e a medida que o medo passava, a raiva contra nós aumentava. Ela ficou super brava, mas no fim deu risada e jantou tranquilamente depois, mas é claro que ficamos tirando sarro da cara dela a cada refeição que ela fazia, dizendo que tinha bichos estranhos na comida… ehehehe

Moral da história: O Egito não é tão estranho quanto você pensa.

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em maio 19, 2009, em No Egito e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 32 Comentários.

  1. hahahaha muito bom!
    Coitada da moça…

  2. Amiga ,

    Foi realmente tenso , hoje morro de rir com essa historia mas no dia só Deus sabe quanto fiquei com medo , e vc , mostafa e magdy falando sério…. ah vontade de matar vcs depois …. mil beijos

  3. Hilario gente, mas acreditar num absurdo desses? Nao pescar na hora q td n passava de uma grande gozacao, give me a break! Mellyssa, it pays to have a sense of humor, especially if you are in Egypt, they are the world’s funniest people. If you are too serious , if you don’t suffer fool’s gladly, ah you poor thing, ligthten up! Just go with the flow, pretend, smile, whatever…

  4. Dolores ,

    Depois que ja visitei varios países , e ja me ofereçeram para comer cada coisa que vc nem acredita que eh possível, acabo acreditando em tudo e em todos … Mas foi realmene muito engraçado….

  5. Bem Marina essa encaixava bem no meu perfil, a primeira vez que você falou em lagarto aqui no seu blog eu pensei que os egipcios comiam lagartos mesmo.
    Valeu-me a sua explicação que lagarto é o nome que dão no Brasil a uma determinada parte da carne bovina… 😉
    Beijos
    Cris (Portugal)

  6. Coitada da Mellyssa!!
    Eu ficaria mesmo muito aborrecida com a brincadeira! Detesto fazer figura de crédula!! E olha, que no Egipto não acreditaria nisso, mas se fosse em um outro lugar mais exótico eu não teria assim tantas dúvidas!!
    LOL

    P.s: Eu já tive Twitter, associado a um outro blog meu, acabei por desactivar porque não tinha muito tempo para o passarinho azul…parece que vou ter que activar novamente….aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!

  7. Tadinha, gente!! Que crueldade!! Comigo nem tinha dado tempo d alguma explicação, qdo eu visse o gatinho s/ rabo. Ia conhecer rapidinho o piso da casa dos sogros, era desmaio na certa. Ñ aguento mais saber q a carne q comemos, um dia foi um alegre e vivaz ser vivente. Já estou c/ “gastura” só de lembrar…

  8. Gente, se fosse na Asia eu acreditaria em qualquer coisa,pq sei q por la eles realmente comem cachorro e gato, tive uma cunhada coreana sei da coisa Straight from the horse’s mouth. Quanto a questao do Egito… hummm, la eles passam longe de gato e cachorro, mas comem um tal de Faciir q e um peixe podre literalmente falando, gente voces nao queiram saber o q e fedor. Eles comem aquilo com a boca tao boa, ate as criancas apreciam tbm. Aqui uma listinha de coisas esquisitas q eles comem por la: Anotem ai meninas a procura de habibys egipcios,eheheheh
    Molokhea [sopa gosmenta, verde, e extremamente gordurenta] esse prato e um Plus na cozinha deles.
    -Faciir, [peixe podre , fica no sal durante umas 3 semanas]
    -Pe de ovelha ensopado [disgusting urrrgggg]
    -Figado cru[horripilante]
    -Tripa de qualquer coisa recheada com arroz, [parece lombriga,urggghrrrr, n gosto nem de olhar!]
    -Pasterma[carne de conserva, cheiro mt forte, comem aquilo com pao,ou ovo quase cru feito em manteiga animal]
    -Comem pombas, e rolinhas, urgghhhhh
    -Comem os orgaos sexuais do boi, testiculos e penis,urghgghghghg, cuidado meninas, aqui em casa proibi o meu habiby de comprar essas coisas, caso contrario vai haver divorcio na certa.
    -Comem feijao pra breakfast, urghghgrhrrhrhrh
    -O cafe da manha as vezes e por volta das 10 horas, o almoco as 15horas, e o jantar la pelas 22 ou 23 horas. E possivel se passar fome por la se eles n ficarem atentos a esse pequeno-grande detalhe, q comemos em horarios diferentes. OU entao vc tem q ficar esperta, ter liberdade de comer na hora q lhe convier, se esperar por eles…. sua barriga pode roncar mt.
    -come-se mt com as maos, tds enfiam as maos no msm prato, se vc tem neurose com questao de higiene, vai passar mal. Os pratos sao bem pequenos, o q se chama de salad plate, la e diner plate,ehehehehe.
    Nos restaurantes eles te servem carne de vitela dizendo q e carne de boi, peguei eles nessa mentira varias vezes, conheco mt bem carne, fui criada em fazenda, me engana q eu gosto.

    Agora falando um pouco de coisas boas, o yogurte e mto bom , tente o de mel da marca Nestle. Os sorvetes deliciosos, yammy, yammy.

    A limpeza de copos, talheres e pratos msm em restaurantes q eles dizem “finos’ fica a desejar. SE for tomar suco de cana,peca copo de papel, senao vao te da copo de vidro, onde um milhao de pessoas ja pos a boca.
    As frutas sao divinas, as melhores laranjas do planeta, as melhores goiabas, etc, mas lave-as bem , mto bem com sabao, a poeira la tem camadas e mais camadas, poeira fina do Saara.

  9. Dolores, assim vou ganhar 1 condomínio d rugas de tanto rir… e até te agradeço, pois estou mesmo precisando rir muito. Eu sou super-chata c/ alimentos e odores. Passo muito bem obrigado, até roendo uma cenoura crua. Adoro leite, iogurte, cereais, frutas, verduras e legumes. E determinados sucos substituem muito bem algumas refeições. Sem contar c/ as gloriosas barrinhas de cereais q dá p/ levar as dezenas na bolsa. Realmente, tem gôsto p/ tudo no mundo. O que há de se fazer?? Tbm tem comidiiiinhas estranhas por aqui( BOM, pelo menos p/ mim), e já passei por vexames terríveis. Já fui atração em determinado local por preterir uma “buchada especial de bode”(adjetivo dos consumidores locais), c/ cheiiiiiro estimulante p/ as môscas, claro!! Optei tranquilamente por uma salada de tomate c/ vinagre e sal, acompanhada por uma “talagada”( como dizem aqui) de caipirinha. Fiquei logo zonza e ganhei a desculpa convincente de cair fora dá mesa, p/ um arzinho fresco em uma rêde armada no mangueiral. Assim venho escapando das armadilhas gastronômicas q teimam em cair no meu prato. bjs

  10. Nossa gente, ri mto com essa história.. eu ficaria apavorada tb… Rabo de gato.. ai ai.. rs
    Mto boa!!

  11. ahahuauahuha hilario! tadinho da moca…… hauahuahuhahauhuahauhuahuahauah

  12. Marina, vc é máááá ;D

  13. moniquerosabrasil

    Marina to no wordpress agora, mas ainda não sei organizar o conteúdo.
    importei 2 blogs pra cá

  14. moniquerosabrasil

    Tadinha da menina.Eu ia rir demais se fosse comigo.O povo ta acostumado a mentir pra mim assim pq sabe que eu vou acreditar, ficar com raiva e depois rir.

  15. Oi marina, tu poes fogo na fogueira e sai de perto? Por onde tu andas ? Gosto de ver por aqui respondendo os comentarios, gosto de blog interactives, a two way conversations, u know what i mean? So don’t go awol, ok?

    • oi Dolores.. não é que saio de perto ehehehe mas é que se eu for responder todos os comentários não consigo postar textos novos.. infelizmente trabalho e ainda tenho que cuidar da casa… se eu pudesse ficaria no blog o dia todo papeando com vcs.. mas é complicado!! Agora mesmo eu poderia estar postando ao invés de escrever aqui, mas como vc reclamou cá estou!! ehehe agora só vou postar coisa nova qdo tiver um novo espacinho de tempo, talvez a noite!

      beijossss e obrigada pelos cometnários de sempre ehehehe

  16. moniquerosabrasil

    Dolores vc sumiu.Olha onde eu vim te encontrar…

  17. Ahhhhhh! totalmente solidária com a Dolores, eu que sou toda certinha com horário de refeições, como sempre de 3 em 3 horas e pequeno almoço para mim é sagrado, passei muita fominha no Egipto.
    Valiam os iogurtes…
    Agora de resto gostei da comidinha toda, o que me valeu uns quilinhos extra,parece uma contradição, passar fome e ganhar peso, mas foi mesmo isso que aconteceu.talvez porque não bebia tanta água como habitualmente, quem conhece o Egipto e as casas de banho públicas sabe a razão, não vou precisar de explicar…
    beijos
    Cris (Portugal)

  18. Monique, menina, tu agora me encontra em mil e um lugares,kkkkkk vivo feito uma beija-flor voando de blog em blog, o dia nem tem horas suficientes para esse Pursuit of Happiness,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk agora subscrevo as “Expatriadadisse” com excecao desse blog aqui.
    Cris, eu passei mt fome no egito, perdi peso q foi um absurdo, acho q tenho q voltar la correndo se eu quiser perder o q ando ganhando aqui sentada visitando blogs,kkkkkkkkkkkkkkkkk. I have to get a life folks, this blg business is like a cassino, it hooks you in a way that u get lost in cyberspace,kkkkkkk.

  19. Eh Marina, essa vida de esposa de habiby e fogo, eu aqui tenho q cozinhar 365 ao ano e de cara boa, ai de fim se cometer o crime de sugerir sairmos pra comer fora! Vai rolar briga, cara feia durante um mes. Meu habiby e bom mas o homem sabe ser muquirana, sabe ser frugal, sabe ser sovina, e mais facil eu tirar agua de pedra, do q arrancar dinheiro dele. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. moniquerosabrasil

    Dolores está em todos!
    srsrsrs
    O que seria da blogosfera sem ela!

  21. moniquerosabrasil

    Ai Dolores cria um blog! Tu é hilária!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Eu criar blog? E se o meu Bin Laden me pegar blogando? Vai virar um homem-bomba e me detonar, ai adeus Dolores! Voces irao chorar a minha falta, a blogosfera nunca mais vai ser a msm,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. buááááááá´´a Dolores nunca me visitou =(

  24. Wallah parecia piada de portugues…ri demais!!!

  25. shalalv, vou te visitar sim e deixar por os mais longos comentarios da historia,kkkkk me aguarde.

  26. hauhauahauhauhua Eu ri demaaaais! huahauhauahuah

Deixe um comentário e vamos interagir!

