Meu nome é secreto


Conversando com uma leitora hoje por e-mail, lembrei de uma coisa curiosa que pode ser interessante para vocês saberem.

No Egito, as pessoas não falam o nome das mulheres em público. Tipo, você não vai ouvir alguém gritando “SALMAAAAA, vem cá”, por exemplo. Aliás, é até de mal gosto perguntar o nome de uma mulher em público se tem outros homens perto.

Já contei isso aqui antes, que até dei uma gafe um dia, no trabalho, porque fiquei insistindo para um menino falar o nome da mãe dele (não lembro o motivo) e ele todo sem graçaaaa não queria dizer, falou que não podia, e eu chata que sou fiquei “mas porque?? Me fala o nome dela!!” E todo mundo rindo da situação, porque vários homens estavam na sala também.

Eu já acostumei com isso agora. E no Brasil, não é diferente pro sr. Mostafa. Minha casa fica numa rua tranquila e a janela dá direto para a rua. Ás vezes o Mostafa fica ali na calçada a tomar chá com algum amigo ou vizinho e eu na sala fazendo outra coisa. Se ele quer me chamar, como faz?

– MOSTAFAAAAA! – ele grita lá de fora.

– To indoo habiby – Eu respondo.

Ou seja, meu nome sendo gritado na rua? De jeito nenhum! ehehe Ele chama o nome dele mesmo.. estranho né? Mas agora até gosto, meu nome é “secreto” – pelo menos na rua, já que na internet vocês estão cansados de saber. 🙂

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em junho 9, 2009, em No Egito e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Salam marina Querida!!
    esta tudo bem com vc e sua familia? 🙂
    Gostei do jeito q vc contou tua historinha…hehe
    Posso contar uma também? Embora, eu acho q vc deve saber desse costume, mas acredito q nem todas as pessoas conhecem…é parecida com a sua, e lendo sua historia, me lembrou essa….
    Os pais arabes(mae ou pai), nao tem o costume de chamar os filhos apenas pelos nomes, mas tb nos chamam de “pai”(se for o pai nos chamando), ou chamam de “mae” (se for a mae q esta chamando).
    Meu pai sempre falava assim, no telefone ou pessoalmente:
    Eu- (no telefone): Oi pai, tudo bem com o senhor?
    Ele(meu pai)- Oi pai, eu tô bom e voce, tá bom?? (com sotaque e tudo…hehe)
    Ou entao, na rua:
    Eu: – Oi pai!!! 🙂
    Ele: – Oi pai!! 🙂
    Ou muitas vezes em casa:
    Ele: Pai, faz favor, pega um copo de agua pra mim, nao quero levantar… 😦 (hehe)
    E assim ia….rsrs.
    As maes arabes fazem a mesma coisa, só q minha mae era brasileira, entao nao posso imita-la nesse sentido… 😉
    Ahh….os tios fazem a mesma coisa, nós os chamamos de tio ou tia, e eles nos chamam de tio ou tia, do mesmo jeito…
    Te confesso q sinto uma saudade ENORME de ouvir meu pai me chamar de “pai”, pq “filha”, ou qq outro adjetivo carinhoso sempre ouvimos de alguem mais velho, mas da forma como eu era chamada, apenas meu pai, poderia me chamar assim, por uma questao de costume.
    Era isso, gostaram da historinha?? 🙂
    Fique com Deus, Marina

  2. Voltei!! hehe
    Apenas gostaria de fazer mais um comentario, com relação a esses costumes de como as pessoas chamam, ou sao chamadas…
    Você Marina, com certeza sabe, mas pra outras pessoas q nao sabem e gostariam de aprender:
    è costume nos países arabes, depois q um homem tem filhos, ele pode ter 10 filhas meninas e UM filho menino, mas ele passará a ser conhecido peloo nome do filho homem dele. Pq é o filho homem q “carrega” o nome do pai.
    Por exemplo: se antes o nome do homem é Ali, e ele tiver um filho com o nome de Hassan, ele sera chamado sempre de ABU HASSAN(pai do Hassan) e com a mae é a mesma coisa, ela sera chamada pelo nome do filho dela. Se solteira ela era Souad, depois do filho ela será UMM HASSAN(mae do hassan). Bonito ne? 🙂
    A mae e o pai só “carregará” o nome da filha, se por acaso, eles nao tiveram filho homem, entao eles carregam o nome de filha mais velha sempre…mas basta nascer um menininho, pra eles nao carregarem mais o nome da filha mais velha…hehe
    Particularmente acho muito bonito esse costume, acho respeitoso.
    Minha avó(postiça), pq ela é a segunda esposa do meu falecido avô se chama UMM Lamea, pq é o filho mais velho dela, além de ser o mais velho homem, tb foi o primeiro filho q ela teve, q é meu tio…
    Era isso 🙂
    Salam Aleikum

  3. Hahahahahah….

    É muito engraçado mesmo… mas sabe que aqui no Nordeste tambem tem esse costume dos pais também chamarem os filhos por “painho” ou “mainha” ? rsrsrs
    Pois é… principalmente quando a gente é criança…
    Pai = Fulaninha, pega esse papel pra mim por favor…
    Criança = Eu nãum painho…
    Pai = ôxe painho, por quê ? ( rsrsrsrs)

    Bjs…

  4. Que lindo…mais uma forma de carinho e cuidado!
    bjs

  5. Amei isso,vou comecar a pedir para meu marido me chamar de Kashif tbem,nao tinha reparado mas agora que me toquei ,meu marido nao me chama pelo nome mesmo quando estamos com mais pessoas,vou perguntar pra ele pq ele me chama de ooooooo.

  6. Eu chamo meu filho de “mamãezinha” hehehehe, todo mundo acha estranho! Ainda mais pq ele já á adolescente!

  7. hehehe, meu esposo e seu amigo faziam pspspspsps preu e minha amiga (noiva do amigo dele) olharmos ou então assobiavam baixinho 😀
    da primeira vez pensei… parece até que tá chamando gato :D…
    qdo foi a vez do assovio… agora tá me chamando de cachorra :S hihihi
    mas depois entendi q eles não pronunciam o nome alto TOP SECRET

  8. Oi! Legal achar esse site! Tem alguns costumes arabes que não conhecia e q no inicio achava um pouco estranho, mas agora já estou mais acostumada! Se alguém tiver alguma dica pra dar a respeito de como os arabes colocam os nomes nos fllhos: O nome do pai tem q fazer parte do nome do filho ou filha (como se fosse um nome composto) Tipo se o pai se chama Hassan e o filho se chamara Abdul, o nome do filho será Abdul Hassan + o sobrenome do pai (e ainda eles não colocam o sobrenome materno!? porque?

Deixe um comentário e vamos interagir!

