Significado de um gesto


E o Brasil ganhou, sofrido e por penalti, mas ganhou. O Egito jogou bonito, gostei e torci até pra ficar no 3 x 3, pois acho que eles não mereciam perder já que jogaram bem melhor que nossa seleção.

No final das contas, eu não estou nem aí para esse jogo nem para qualquer um outro. Se tem uma coisa que não move meu coração são esportes. Já fui de torcer na Copa do Mundo, mas na última confesso que nem fiz questão do Brasil se dar bem, achei o time muito marketing e pouca raça.

Mas estou falando de tudo isso para mostrar uma das comemorações do Egito. Vocês sabem porque eles fazem isso?

090615braxegi_f_028

Crédito: uol

Eles estão agradecendo a Deus. É nesta posição prostrada que os muçulmanos se colocam na posição mais frágil e submissa possível na hora de falar com Deus. Na hora de orar, também esse gesto é repetido muitas vezes e, particularmente, acho muito bonito.

Já li em alguns lugares que era desta mesma forma que Jesus se portava na hora de orar também, interessante né?

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em junho 15, 2009, em No Egito e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 19 Comentários.

  1. É super bacana! Acho até que desperta um pouco mais a curiosidade pro pessoal “das bandas de cá”. Li na Bíblia mais de uma vez termos se referindo às prostrações de Jesus, etc. Não se pode negar… 🙂 E no mais, palmas pro Egito também, que afinal de contas, jogou bem! Se você reparar, na minha humilde opinião, os pontos que o Brasil fez foram nas falhas que o Egito cometeu. Há quem diga que o Brasil se poupou. Eu que não sei… 😀
    Beijos!

  2. Oi Marina,

    Tb não sou muito fã e pra falar a verdade nem sei das regras de esporte nenhum rsrs… Mas o que eu gosto no esporte é justamente isso, as diferenças somem, há um espírito de trabalho em equipe (existem exceções, principalmente no fubetol, onde às vezes se supervaloriza algum jogador), as fronteiras desaparecem. A exemplo também das expressões artísticas, a música, a dança, etc imaginem quantas crianças tiveram a oportunidade de se desenvolverem como pessoa pelo fato de praticar algum esporte ou se dedicar à arte.
    São tantos os benefícios, aprender a tratar o outro com respeito, a compartilhar vitórias e derrotas e até mesmo agradecer a Deus por algum momento… As vezes nossa seleção também reza no vestiário, ou entra de mãos dadas, pena que não é com tanta frenquência, mas certamente que gestos como estes são ótimo exemplo aos mais jovens.
    Abs a todos/as

  3. É realmente muito bonito. Eles não se envergonham de demonstrar sua fé em público, c/ um gesto de total humildade. Outros acham necessário “berrar” ao mundo sua submissão a Deus, c/ aparelhagem d som de última geração ou aos gritos em algum meio d transporte. Vale muito mais o bom testemuho, o amor e o exemplo de vida. Parabéns a quem sabe viver sua fé com veracidade e moderação.

  4. Olá!
    Assisti ao jogo e palavra de honra que pensei em você e no seu esposo…
    Sim, este gesto é mesmo muito bonito e significativo. É o gesto que os futuros sacerdotes fazem ao serem confirmados no sacerdócio. É também um gesto de adoração que nós, leigos, usamos nos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento exposto no altar. Também é um gesto de penitência, pois aquele que se humilha é olhado com misericórdia por Deus.
    Prá você ver como no fim não somos assim tão diferentes…
    Beijos, e boa semana.

  5. mariachiquinha

    Angel: “Parabéns a quem sabe viver sua fé com veracidade e moderação.”

    Eu ainda acretido que mais vale a fé, a pureza do coração do que tudo nessa vida. Não importa qual seja a religião, ou a forma como ela é praticada, se as pessoas rezam o Pai Nosso, ou recita um verso do Alcorão, ou apenas conversa intimamente com Deus. Uma coisa é certa, sem Deus, tudo fica muito grande e com Deus, tudo fica aos seus pés. Deus sempre será maior que tudo.
    Ameem.

  6. Lindo o significado. Respeito e devoção, coisa que falta atualmente no mundo. Lindo o gesto deles.

    Bjocas e boa semana

  7. Tu deve ser é viado! Pois não gosta de futebol!

  8. Lindo. Não sei. Fiquei sem palavras.
    É divino.

  9. Esse abestado aí, caiu aqui de pára-quedas, foi? Ele tá falando de quem? P/ quem? Queridooooooo, a tua estação de trem ou de rádio é outra, tá? Já sei!!! Teu corte de cabelo é no zero, teu símbolo máximo é uma suástica e tu amas uma violência gratuita, física ou verbal. Qdo criança, vc caiu, bateu a cabecinha e infelizmente tds teus neurônios escorrem pelos tímpanos. Calma, tenha fé!!! As experiências c/ células-tronco estão indo muito bem e portanto, vc ainda terá uma vida normal.

  10. Eu tmb nao sou muito fa de futebol nao, mas hoje eu estava na sala na hora do jogo e vi os dois ultimos gols do Egito….infelizmente nao os vi comemorando, mas achei muito interessante, nunca vi uma manifestacao de agradecimento dessa forma…digo, num jogo de futebol!
    Lindo!!!!
    bjocasssss

  11. Ola de novo Marina,
    muito obrigada pelo recadinho que vc deixou la no blog, principalmente por se oferecer como doadora. Felizmente o banco de sangue que atende nossa regiao aqui no Parana nunca nos pediu doadores, embora eu seja doadora e sempre faca algumas campanhas entre amigos. Mesmo assim agradeco de coracao sua disponibilidade e de seu esposo.
    ahhh seu blog ja esta linkado, ja sou leitora fiel….

    Grande abraco

  12. Oi Marina,

    adoro teu nome 🙂
    entao teve jogo contra o Egito foi? Menina eu sou tão deligada com essas coisas que nem sabia, mas confesso que gosto de torcer pela selecao, apesar de concordar totalmente contigo qd fala que na última copa o negócio foi tão ruim que desmotivou a torcida sofrida verde e amarela 😦

    Vc mora no Egito? Caramba, engracado, nunca estive num blog de alguém que mora por essas bandas, deve ser uma vida mt interessante a que vc leva, imagino os caminhos por onde vc anda, em cada pedacinho de chão, vc tá encontrando com a história da humanidade…

    Acho interessantíssimo! Aliás,teu blog tbm parece bem bom. te vi na Elaine e vim te conhecer, tá?
    Um abraco

  13. Em primeiro lugar, tenho que dizer que fico muito feliz em ler tudo o que posta aqui…
    É muito interessante, ver duas culturas tão distintas unidas pelo amor…
    E essas dos muçulmanos, e pra se aplaudir de pé…
    Por que nem sempre, todos nós temos, tanta certeza junta a tão pouca timides, para afirmar aquilo que,alegamos seguir,sempre vi isso como uma atitude intrigante na sociedade de hoje, nós faz pensar…
    Mas bacana mesmo, foi quando eu tive contato com um colega,de uma amiga minha,que é muçulmano,pode observar mais de perto esse jeito de servir ao que ama.
    Por que nos, não fazemos isso, também…em tudo… o chamado cara a tapas….
    Beijão a todos…
    Salam Aleikum….

  14. Copiando o que a Elaine já escreveu acima:

    “Sim, este gesto é mesmo muito bonito e significativo. É o gesto que os futuros sacerdotes fazem ao serem confirmados no sacerdócio. É também um gesto de adoração que nós, leigos, usamos nos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento exposto no altar. Também é um gesto de penitência, pois aquele que se humilha é olhado com misericórdia por Deus.
    Prá você ver como no fim não somos assim tão diferentes…”

    Apenas completo que … muitos jogadores ao entrar em campo fazem o sinal da cruz que é um sinal cristão. Muitos dedicam a sua vitória a Jesus com camisetas estampadas por baixo do uniforme do time…

    Enfim, não existem melhores ou piores, apenas jeitos diferentes de expressar seu amor a Deus.

    Quanto ao futebol, eu até que torci para o Egito empatar com o Brasil também.

    E hoje não me segurando mais: Angel, você precisa ser mais calma. Isto aqui é um Blog e é público. Deixa o rapaz participar sossegado. Ele foi deselegante, mas é menino, deixa pra lá. Tanto é que só entendeu a parte do futebol.

  15. moniquerosabrasil

    Marina is a man by now..ahhahahha
    Também odeio futebol e o gesto valeu pelo significado.

  16. Dona Ana…ok, concordo com a sra. que aqui é um blog público, maaas tem gente que pensa que é um banheiro público, daqueles td decorado com cada “palavra”!! E eu não me aguento, desculpa, tá? Meus filhos cresceram c/ pavor (ainda teem, kkk) de que algum colega escorregasse no tomate perto de mim…A Marina e seu blog são tão legais!! Eu fico c/ ódio qdo alguém é injusto, falando “água” aqui. Se eu sou pavio curto? Ocasionalmente. bjs kkkkkkkkkkkkkkk

  17. Meu comentário sumiu…..
    eu coloquei umas fotos, lá no blog, das comemorações dos egípcios no futsal também…
    Fiquei encantada com a reação deles…antes mesmo de comemorar uns com os outros.

Deixe um comentário e vamos interagir!

