O clima no Egito


Sabe quando a gente estava na escola, e a professora ensinava a gente que o clima no deserto é assim: de dia fica muitoooo quente, de noite esfria muitoooo. Então, pelo menos nos desertos que eu fui isso não existe não. Se é verão, fica quente e quente dia e noite. Se é inverno, frio de dia e mais frio ainda de noite.

Além disso, uma coisa que muita gente se surpreende é quando eu digo que no Egito faz frio. Nas cidades ao norte, como Cairo e Alexandria faz sim, claro. Já no sul, como Luxor e Asswan, no inverno fica ameno, ou seja, é a melhor época de se conhecer estes lugares. Já me falaram que conhecer os templos no verão é infernal, temperaturas altíssimas e muito sol, somente turistas desavisados vão para o sul nesta época, pois é muito complicado.

Quando eu cheguei no Egito, em janeiro, estava bem frio. De noite, paramos na estrada do deserto para tomar um chá, eu tremia de frio e saía aquela fumaça da boca só de falar. Já no verão, passava muito calor de noite, parecia que vinha um bafão não sei de onde, era bem complicado ficar sem pelo menos um ventilador do lado.

Mas no Egito vi de tudo: de enchente a tempestade de areia.  O clima no Egito é bem definido nas estações do ano e chove apenas no inverno. Em Alexandria chove muito, de tar tempestades com rajadas de ventos terríveis. Um dia achei que tinha um furacão por lá, pois nosso apartamento fica bem próxima ao mar e vinha tanta água que até arrastamos a mesa para segurar a janela da sacada. Chovia muito em Alexandria, e uma vez pegamos uma enchente fenomenal na cidade voltando do Cairo, ficamos ilhados de um lado da cidade e levamos umas 6 horas pra chegar em casa. Não sei se isso é comum, mas aconteceu quando eu estava lá.

Já no verão, é céu limpo todo dia, você mal vê as nuvens. Achava estranho como o tempo era tão certinho, enquanto em SP temos as quatro estações no mesmo dia.

Eu como estrangeira feliz, só ficava esperando a a tal tempestade de areia, que segundo me contaram vinha sempre uma vez por ano. E demorou para vir, geralmente é em março acho, não lembro exatamente. Mas só sei que veio depois e foi bem o que eu esperava: um vento bem quente batendo no rosto, e as ruas todas amarelas. O céu amarelo, poeira entrando no nariz e pessoas correndo para não ficarem muito tempo na rua. Eu adorei, cheguei no trabalho toda esbaforida, achando o máximo, enquanto os alunos só reclamavam daquilo. Mas só durou um dia, eu achei que seria mais e nem tirei foto 😦

Já no Brasil, meu marido fica louco com o tempo. Acho molhado no verão e não entende como faz 15 graude de manhã e , na hora do almoço, já está 30. Leva casaco ou não? Geralmente leva, e passa calor… ehehehe

Não sentimos frio até este ano, quando o inverno parece que deu as caras por aqui. As temperaturas estão mais amenas, alguns dias ficou bem friozinho e deu aquele gostinho de Alex no inverno, com muito shay be leban e sahleb (coisinhas egípcias que temos estoque em casa).

Bom, não sei porque estou falando disso tudo, acho que é porque, em muitos anos, estou sentindo um climinha de inverno em SP.

IMG_0535

O Mediterrâneo nublado

IMG_0512

Ruas molhadas de chuva

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em junho 17, 2009, em No Egito e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Ai que vergonha…eu achava que tempestades de areia era coisa de filme ou que só aconteciam no meio do deserto.
    bjs

  2. moniquerosabrasil

    Nossa eu adoro tempestade.Amo frio!

  3. moniquerosabrasil

    Agora tempestade de areia… sei não, viu?

  4. Oi Marina!!! Desculpe o sumiço, estou meio atarefada correndo atrás da papelada. Acho que também ficaria entusiasmada pelas as tempestades de areia, afinal não é uma coisa comum para nós, mas como você disse só estrangeiros para acharem o máximo hahaahha. De ser também interessante ter estações definidas e ter uma ideia do clima que se vai enfrentar no próximo dia, diferente daqui que até no inverno não sabemos o que esperar durante um único dia, não é mesmo?

    bjinhos

  5. Oi Marina,
    eu pensei que houvesee mais tempestades de areia no Egito. Outro dia assisti um documentario sobre a desertificacao na China e as tempestades de areia que vem em direcao de Beijing. Essas tempestades atingem mais de 200 milhoes de pessoas e muita gente morre. O pior eh que a desertificacao tende a piorar muito por causa do aquecimento global. Achei a materia triste, mas muito interessante!!
    Bjocas

  6. o clima co egito é igual do Brasil dia calor e de noite frio!!!

  7. me ajude a acha o clima do Brasil

  8. VOCES SABEM ME DIZER SE TEVE TEMPESTADE DE AREIA NO EGITO? EM DAMIETA POR ALI NO DIA 31 E 1 DE AGOSTO DE 2012?
    POR FAVOR EU PRECISO SABER! OBRIGADO A QUEM PUDER ME RESPONDER, É MUITO IMPORTANTE PRA MIM! OBRIGADA
    NICE

  9. OBRIGADA QUERIDO VALEU! VOU VER O VIDEO! BOA NOITE
    ATT: NICE TEIXEIRA

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: