Ramadã 2009 está chegando


Falta pouco mais de um mês para o ramadan deste ano. Para quem não conhece, é o mês em que os muçulmanos jejuam do nascer ao por do sol. Neste período de jejum, é proibido ingerir qualquer alimento, água, ter pensamentos ruins, namorar e fumar, por exemplo.

Para os muçulmanos, é um mês muito especial, as famílias se reunem todas as tardes para quebrarem o jejum juntos, comidas especiais são preparadas e tem todo um clime diferente, como se fosse Natal para os cristãos, a diferença é que são 30 dias!

Para  mim esta época é muito especial, foi nela que conheci o Mostafa em 2006. Por causa desse tempo, em que ele jejuava durante o dia, passamos horas e horas falando de religião e eu fui aprendendo um pouco sobre o Islã e a importância deste mês. Nos últimos dias Mostafa também ia rezar de noite na mesquita, às vezes ele me mandava vídeos das ruas repletas de pessoas orando no meio da rua mesmo, por falta de espaço nas mesquitas. Algo incrível!!

No Egito o ramadan tem sempre um clima especial, dizem que dos países islâmicos é o que mais celebra. Mostafa sempre comenta que é uma correria antes do iftar (a refeição de qubra de jejum). Espero que as meninas que estejam no Egito possam relatar como vai ser o Ramadã desta ano por lá, com certeza é sempre maravilhoso!

Aqui no Brasil a gente celebra do jeito que dá. Eu trabalhei nos outros anos e foi bem difícil, porque nem sempre conseguia conciliar os horários de trabalho meu e de Mostafa com o final do jejum, então ou a gente passava fome até de noite ou ia comendo alguma besteira até podermos nos encontrar, o que é muito chato e triste, pois o melhor é orar juntos e celebrar juntos a quebra do jejum.

Este ano eu vou conseguir férias no período, espero que seja muito especial!!!

Vocês tem alguma pergunta sobre o ramadã? Já ouviram falar nele?

egypt-mosque

Vejam a quantidade de pessoas orando nas ruas, durante o Ramadã em Alexandria

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em julho 13, 2009, em No Brasil, No Egito e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Oie Marina, como foi de feriado?

    Adorei a foto repleta de pessoas rezando! Algo realmente especial e bonito! Eu tenho uma dúvida sim. Quando o muçulmano vive num país que o amanhecer é mais cedo e o pôr do sol é mais tarde, eles usam alguma hora, ou esperam o pôr do sol realmente? Tô perguntando, pois estarei visitando a inglaterra e irei ver o Ramez agora em setembro em pleno Ramada, nao consegui ver outro dia. Daí gostaria de acompanhá-lo pelo menos na janta a noite, pois ele nao vai poder realmente beber nem comer nada durante o dia. Mas acho que setembro ainda escurece um pouco mais tarde na inglaterra, mesmo escurecendo mais tarde a pessoa espera o sol se pôr? Outra é proibido namorar, mas conversar pode né!

    • oi Marina, então, é literalmente o nascer e o por do sol… vc pode checar os horários de oração neste site, eu já deixei aqui os da Inglaterra http://www.islamicfinder.org/cityPrayerNew.php?country=united_kingdom
      O Maghrib é a hora que pode se quebrar o jejum, realmente na Inglaterra vai ser mto tarde nesse Ramadã!! Os muçulmanos lá terão de ser mais fortes!!

      Olha, conversar pode durante o horário de jejum, mas entre casados… vale a pena lembrar que no Islã o contato íntimo (mesmo conversas) com alguém do sexo oposto não é permitido… durante o ramadã então, os muçulmanos deveriam ter mais cuidado com isso, mas sei que é difícil, então é melhor vcs só conversarem coisas que não tenham a ver com a relação de vcs, pode usar o tempo para aprender mais sobre Islã e a religião, por exemplo. Até mesmo se você tocá-lo de forma afetiva já estará quebrando o jejum dele.

  2. assalamo alaikum

    Marina, como vc faz na quebra do jejum, um jantar normal ou aquela comida típica ( não sei o nome, mas parece uma sopa com carne.carneiro,frango..) ?
    Se você tiver a receita desse prato, poderia me passar, por favor!
    Esse Ano será meu primeiro Ramadãn, inshallah! E como é o jejum para quem tem problemas de saúde, tipo diabetes (como eu), anemia… tem alguma restrição, observação?

    • Oi Manahil 🙂 Que bom que é seu primeiro Ramadã!! Espero que goste muito e se sinta muito bem!!!

      Olha, no Egito não tem um prato só especial para a quebra… algumas pessoas comem tâmaras logo que dá o horário, rezam e depois se sentem para comer, mas pode ser qualquer prato!! Na familia do meu marido gostam de fazer no primeiro dia fattah, que e´uma espécie de arroz com pão sírio frito e carne, beeeem pesado.

      Olha, se vc tem alguma restrição por conta de saúde, está dispensada do jejum. Não se penitencie nem vá desmaiar por conta disso, pois Deus sabe da sua condição. Se vc precisar repor o nível de açúcar, por exemplo, não hesite em quebrar o jejum. Vale a pena dizer q se vc toma algum remédio também no horário do jejum, está dispensada do mesmo, porque mesmo de engolir remédio sem água já quebrou o jejum. Sei que é ruim ficar sem jejuar, mas se for o seu caso não se preocupe, use o maior tempo que tiver para orar, ler o Alcorão e preprar o desjejum se tiver algum muçulmano jejuando com vc também 🙂

  3. Marina, para muçulmanos convertidos deve ser difícil o primeiro jejum né. O teu foi quando? Sobre ir ver ele no Ramada. Ele passou a data do fim do ramada errada e acabei marcando minhas férias e a passagem bem para a data. Daí depois que ele me passou a certa e já estava tudo feio. Mas to bem ciente que é o Ramada e nao quero quebrar isso de jeito algum. Mas sobre esse lance de nao poder conversar algo a respeito de nos, eu nao sabia. Muito obrigada pela informação. Estou lendo um site bem legal sobre o Isla. Pelo menos eu to achando legal. http://www.teachislam.com, Vcs conhecem? Tem alguma Mesquita aqui em Sao Paulo?

  4. Marina, mais algumas perguntinhas sobre o Ramadan. Primeiramente queria agradecer sobre o link que passou com os horarios das orações. Gostaria de saber do contato da água, no Ramadan vcs nao podem tomar água tb né, o jejum é de tudo, mas e escovar os dentes, tomar banho, como é, isso pode normal durante o fasting?

    Sabe um tema interessante, nao sei se já comentou, sobre as diferenças da religião muçulmana, lembro da aula de história que tem os xiitas e os sunitas. Seria legal sabermos dessas diferenças! 🙂

    • Desculpa a demora pra responder mais essas perguntas. Aqui em SP tem muitas mesquitas sim, tanto xiitas quanto sunitas, se quiser o endereço de algumas eu te passo.

      Sobre o Ramadan: pode tomar banho e escovar os dentes, desde que vc não engula água propositalmente.

      Sobre xiitas e sunitas, vou precisar pesquisar pra falar sobre o tema ou convidar alguém que saiba mais detalhes pra contar!! vou pensar nisso 😉

  5. graças a alllah sou muçulmano angolano, estudei alguns anos na universidade al azhar que guardo boas recordaçoes, neste momento estou a concluir o curso de economia numa das universidade de angola, passei muitos ramadan no egipto ai quando o morteiro dipsrava e nos faziamos o iftar, gosto tanto do mes do ramadan ~e pra me uma festa, gostaria de fazer amigos muçulmanos assalam aleikum

  6. Gostaria de saber a data exata do início do período do Ramadã no ano de 2009. Alguém pode ajudar?
    Obrigado.

  7. Ah, obrigado!
    Eu estarei na Turquia e no Egito entre 31 de agosto e 07 de setembro e não gostaria de cometer nenhuma gafe ou algo que possa ofender os costumes islâmicos. Como eles reagem com relação aos estrangeiros? Eu vou poder almoçar ou isso é considerado ofensivo?

    • Oi Junior, acho que até para ser mais amável com os egípcio é bom não ficar tomando água no meio da rua ou comendo, se for necessário tente ser discreto num cantinho eheheh mas nos pontos turísticos e hotéis mesmo não se preocupe, pois a maioria é de gringos mesmo. Eles são mto amáveis com os estrangeiros, não tenha medo, mesmo se cometer uma gafe ehehe

      Alguns restaurantes ficam abertos durante o dia também, mas só pra turistas e cristãos…. acho que vai ser legal vc ver a correria das pessoas minutos antes da quebra do jejum, o pessoal correndo pra ir para casa, comprar coisas e ir comer na hora certa! as ruas no Egito ficam todas decoradas, eles realmente aproveitam essa época!

  8. Obrigado pela orientação. Acho que dá prá suportar numa boa. Até a próxima!

  9. Maria Eugênia Castilho

    Marina,

    Estou indo para o Egito dia 10 de setembro. Nessa época, ainda estará em vigor o Ramadã, não? Tem algum lugar interessante que vc indique para que possa visitar e ver a cultura de perto? Algum lugar que não seja tão conhecido pelos gringos, como eu.
    Obrigada

  10. oi marina
    gostaria que voçe me explicasse uma coisa
    o mês de ramadã temos que jejuar desde o nascer do sol até o por do sol.

    depois desse periodo podemos ingerir agua e alguma comida leve
    ou não pode comer nada durante o ramadã.

    por exemple eu.
    eu trabalho a tarde…..e em meu trabalho o jantar é servido até as 18:00
    depois disso tem um lanche que é suco ou um chocolate gelado
    quero saber se eu posso jantar a essa hora ou se poderei apenas beber o lanche
    ou se não posso nada disso.

  11. Poxa, ñ tem como deixar de sentir algo elevado c/ td isso. Ainda q ñ possa em nenhum momento participar, posso me irmanar em espírito.
    Estou olhando as notícias a td hora sobre o Ramadan, vendo bastante fotos e os vários tipos de cartões.
    Estou muito satisfeita de c/ o pouco q aprendi, esclarecer outras pessoas sobre
    o Ramadan. Tbm incentivar o respeito e compreensão aos valores do Islã.
    um abraço

  12. No dia que acaba o Ramadã é feriado que se prolonga por tres dias, como é isto? Tudo para de funcionar?

  13. Boa tarde a todos,

    Qual o dia equivalente ao calendário ocidental, que acabará o Ramadã neste ano de 2009? Seria dia 21/09/2009?????

Deixe um comentário e vamos interagir!

