Mudar de país pode ser prejudicial à saúde


O título do post já resume o que quero dizer hoje. Lembra que já falei há um tempinho atrás que o meu marido é justamente sensível a um tipo de ácaro que só existe no Brasil?

Pois bem, acho que quando nos mudamos para países com clima bem diferente do nosso a nossa saúde tende a estremecer às vezes. No caso do Mostafa, o Brasil acabou deixando o corpo dele bem cansado acho, pois além da alergia, ele vive com infecção na gartante e agora até enxaqueca deu pra ter! Pior, ir no hospital aqui no Brasil não é uma coisa tão boa não.

Muita gente adora falar mal do sistema de saúde no Egito, dizem que os hospitais são bagunçados e sujos, que as pessoas até fumam lá dentro. Mas pensando bem, prefiro um médico PhD fumando do que ser atendida por esses novatos que vivo encontrando aqui no Brasil no Pronto Socorro. Afinal, a gente só vai num PS se realmente está mal, e aguentar uma espera exagerada por uma consulta pelo convênio é muito chato.

Eu sempre costumava usar um hospital São Camilo aqui em São Paulo, eles reformaram, tem chão de granito, monitor de plasma e não sei mais o que. Só que tem muito médico péssimo. Em 2007 quando caí, levaram só 10 dias para falar que eu tinha realmente fraturado o pé (sendo que na primeira vez o cara disse que era só uma torção). Minha irmã também teve caxumba esse ano e uma médica do mesmo hospital teve coragem de dizer que parecia ser caxumba o que ela tinha, mas como era sábado e não podia fazer não sei que exame, então não poderia dar um atestado pra ela, ela que voltasse segunda pra ver se era caxumba mesmo (ela foi em outro hospital e na hora fizeram o exame e constaram a doença, que já começou a ser tratada no dia). A Sheila que é a doutora que conheço, pode me falar um pouco dessa nova geração de doutorzinhos, se realmente o nível está caindo ou eu que estou tendo azar.

Pois bem, no Brasil é tudo muito bonito e arrumadinho em alguns hospitais, mas a qualidade de atendimento é muito baixa. Estou falando tudo isso pois ontem fui no hospital de novo com o sr. Mostafa (dessa vez um hospital referência!) , e simplesmente deixavam as pessoas com suspeita de gripe suína tudo tossindo perto dos outros, só usando umas máscaras meia boca. Além disso, nos éramos a quarta pessoa a ser chamada, e porque tinha uma mudança de turno esperamos 2 horas de pé para sermos chamados. Ou seja, se a pessoa chega doente, sai bem pior, não é? Nesta primeira triagem até tinha lugar para sentar, mas tinha tanta gente tossindo e com máscara que eu nem me arrisquei a ficar perto ehehe Acho que essa coisa de gripe é muita histeria, mas não vou arriscar!

Bom, só sei que entre ser atendida, Mostafa ser medicado e tomar soro, saí do hospital depois de quase quatro horas. Uma aventura em plena segunda. E tudo isso em hospital privado, fico com pena de quem depende do público. Neste hospital os médicos são muito bons, mas é uma desorganização, sujeira nos banheiros e corredores, que até queria que quem fica falando dos hospitais egípcios desse uma olhada antes.

Agora falando do Egito: eu pessoalmente nunca fui num hospital por lá, mas sei que os profissionais são muito bem preprados. Até no blog da Tete ela falou esta semana sobre um dos médicos egípcios mais famosos, especialista em operações cardíacas.

Eu só fiquei doente uma vez por lá, até por causa do título deste post: não estava preparada para umas bacteriazinhas faraônicas. Dizem que é um pouco comum estrangeiros mais cedo ou mais tarde pegarem uma infecção intestinal, o que te garante boas horas no banheiro e muitas dores.

A vantagem é que no Egito as pessoas são muito unidas e solidárias. Como no meu prédio havia um médico eu nem precisei de casa para ser atendida. Ele mesmo já checou os sintomas e medicou de casa mesmo. Tomei duas injeções doloridas e no dia seguinte já estava bem melhor. Sei que muitos gringos ficam doentes assim, então se acontecer com você no Egitão não se preocupe. Não é o fato de beber água mineral que vai te salvar disso, pois eu nunca tomei água de torneira, é realmente a falta de alguns anticorpos que devemos ter, assim como os egípcios aqui podem ficar doentes com coisas que para nós é normal.Mas outro grande ponto positivo por lá é que os preços dos remédios são muito mais baratos!! Engraçado que quase todos os medicamentos lá são importados da Europa, mas chegam a custar 3 vezes menos que um mesmo produzido e vendido no Brasil.

***

Bom, mas que post tenebroso hein, falar de doença, remédio.. sai pra lá, que quero mais é saúdeeeeeeeeeeee! Mas acho legal pra quem fica se perguntando das diferenças nos sistema de saúde entre os dois países.

ps.

antes que mais alguém venha dizer que só meti o pau na saúde brasileira, ressalto que no post não falei que todos os médicos são assim, citei os novatos que encontramos nos  PS de alguns hospitais de SP, só isso!!  E como vamos mudar se não reclamar? Já fiz duas reclamações formais para o são camilo, por exemplo, e não deram em nada, mas acho melhor do que ficar sempre se sujeitando a tratamentos ruins. E reitero, onde que disse que no Brasil só tem médico despreparado…. Mas só como me falaram que fico falando mal do Brasil, quero deixar uma coisa mais clara, que talvez não tenha expressado direito: moro aqui e escolhi o Brasil porque com certeza acho melhor para se viver do que o Egito, mas isso não me impede de reclamar das coisas ou mostrar indignação em certos momentos. 🙂

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em agosto 11, 2009, em No Brasil, No Egito e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. Maravilhoso post!

    Infelizmente esse é o Brasil, e as pessoas geralmente reclamam mais e agem menos. Se eles tivessem medo de reclamação, não continuariam do jeito que estão, pois isso é o tempo todo.

    Aconteceu que ninguém quer perder tempo de denunciar e realmente fazer um escândalo!

    Já aconteceram coisas ruins com pessoas de minha família, pois os médicos PARTICULARES foram negligentes. Imaginem então o sistem público! Jesus!

    As pessoas também AMAM falar mal da saúda na Índia, porém comparando O NÚMERO DE PESSOAS lá com o daqui… a Índia ganha de lavada em cima do Brasil no quesito saúde!

    Espero que seu habiby se adapte logo e fique 100% saudável. E que Deus proteja vocês da gripe A. Ela já chegou até aqui no interior do Cariri. O CAOS!

    Beijos.

  2. Oi!
    Eu concordo com alguns pontos, mas nem com todos… Realmente a saúde precisa de melhoras rápidas, existem pessoas e hospitais mal preparados, mas…

    A verdade é que temos muitos médicos excelentes também, somos referência em muitas áreas da saúde! E existe sim muitas pessoas preparadas!

    É claro, como disse, ainda existe muita coisa para melhorar! Mas vamos ver o que temos de bom também! Após o episódio da caxumba (eu sou a irmã da Marina), fui ao um outro Hospital (que sei que, infelizmente, a maioria não tem acesso) e realmente não tenho o que me queixar! É um excelente hospital, com ótimos profissionais e atendimento eficaz.

    E até mesmo alguns hospitais públicos que temos também estão melhorando! Isto sei por vivência de pessoas próximas que relatam!

    Então vamos reclamar e lutar para que tudo melhore, mas também vamos olhar para o que há de bom!

    Beijos

    • meu plano de saúde não me permite ir nos bons ehehehe só sou barrada!

      Claro que temos escolas excelentes, com médicos bem formados, mas não dá pra negar que tem um monte de faculdade aberta agora que não estão mais dando tanta garantia de qualidade, e são justamente estes novatos que ando encontrando…

      médico excelente e bom tem, mas quem consegue pagar?

  3. Bom dia Marina, quanto tempo 🙂 Voce esta bem?? sua familia??
    Nao posso deixar de fazer um comentario com relação a Saude de nosso país…concordo com a moça acima(Eugenia).
    Nossa saúde tem problemas sim, ela tb está “doente”, mas nem tudo é taoo ruim assim..Existe tratamentos q sao referencia no mundo..por exemplo o tratamento q é dado para pessoas com Aids…muitos países nao possuem a estrutura q é dado aos nossos doentes daqui.
    Meu pai(antes de falecer), foi atendido tantos por hospitais publicos, qto particulares, e posso afirmar: existe sim ÓTIMOS medicos pelos SUS, como tb existe ÒTIMOS medicos no sistema particular, e tb existe os profissionais q nao sao tao bons….mas isso é assim em qq lugar do mundo.Nao viu o caso da menina q voltou do USA, e ao q parece estava estava com a gripe H1N1?? Fizeram o teste nela e deu negativo…provalmente houve alguma falha…e isso foi no USA, ou seja NADA, nem NINGUEM é perfeito.
    Temos q levar em consideração: somos um país de terceiro mundo, estamos em desenvolvimento e muito provavalmente qdo o nosso país estiver melhor em todos os aspectos(assim espero), nossas gerações talvez nao aproveitem, talvez nao estejamos mais aqui para ver isso. Mas se houver melhoras para outras gerações, já será muito bom.Mas nao adianta apenas reclamar, temos q tentar melhorar sempre.
    E se aqui fosse tudo tao ruim, nao viriam tantos estrangeiros e viveriam tao bem aqui…conheci desde pequena muitos estrangeiros(por conta de meu pai) e sempre adoraram o Brasil, sempre afirmaram em muitos aspectos q aqui é um otimo lugar pra se viver. Temos defeitos, mas tb qualidades. A Saúde nao é tao boa? Nao. Mas pode ter certeza q existe lugares piores, q nao cabe a mim criticar. E tb existe lugares melhores com relação á Saúde, é claro.
    Veja bem, nao estou dizendo q nosso sistema de Saude é o melhor, mas tb nao é o pior…e claro q há mais de 20, 25 anos ja foi melhor…mas a populaçao nao era tao grande, a corrupão era menor, posso falar pq eu lembro disso na pratica, minha mae se consultou muito pelo SUS, q antigamente tinha outro nome(INAMPS)…e lembro q nunca houve problemas, nunca ouvi ela reclamar.
    Mas nao quero me alongar mais…rsrsr.
    Apenas queria defender, q existe sim bons profissionais no setor de Saúde.

    • mas eu não disse que só tem médicos despreparados e acho que reclamar sim é uma forma de tentar mudar as coisas, pois ficar quieto é que não vai mudar nada. Mas não é reclamar só aqui, mas prestar queixas formais, como há fiz duas vezes no São Camilo, por exemplo.

      Agora o problema no Brasil é que tem certas coisas na classe médica que , mesmo nos casos em que o profissional é competente, tem de ser mudadas, como atendimento ao cliente. Quem nunca foi a um consultório e ficou horas na espera?? Minha avó mesmo tem uma médica no particular que marca consulta às 16h30 mas ela só chega às 18hs para atender, pois prefere que os pacientes já estejam lá esperando, como se fosse um “Deus” salvador.

  4. Marina Querida 🙂
    Desculpe se falei algo e vc talvez tenha fica chateada..longe disso. Até pq nao combina comigo chatear alguém, ainda mais em sua casa 🙂
    Talvez eu nao tenha me explicado muito bem. Quando digo q nao adianta reclamar, e tentar melhor sempre, eu deveria ter me alongado no paragrafo…
    O “melhorar” é realmente reclamar, fazendo uma reclamação formal, como vc fez. Nao acho certo ficar quieto e apenas “reclamar” para as paredes. É claro q devemos fazer SEMPRE uma reclamação formal, seja com relação a Saúde, ou nossos direitos como consumidor por exemplo. Seja o que for. Pq só assim as coisas melhoram. Talvez eu tenha tido “sorte” por na maioria das vezes “cair” nas maos de bons médicos, vai saber. Por isso tenho mais elogios, q criticas. Mas se eu tivesse “caído” em maos nao tao boas, eu teria reclamado de cada um deles, pode ter certeza disso.
    Por exemplo, vejo pessoas q reclamam do atendimento nas lojas…há uma semana eu passei por uma situação desagradável em uma grande rede de lojas, nao vou citar o nome, pq seria deselegante de minha parte. Pois nao tive duvidas, pedi para falar com o supervisor da loja, ja q nao consegui localizar o gerente, como senti que o supervisor, nao teve muita iniciativa tb, peguei o 0800 da Empresa e fiz uma reclamação formal no dia seguinte(o acontecido foi por volta de 20:00 hrs, por isso nao reclamei no mesmo dia). Pq fiz isso? Pq sei q eu estava certa e conhecia os meus direitos naquele momento.
    Foi isso o que quiz dizer, vejo muitas pessoas apenas “reclamarem”, nao estou dizendo em nenhum momento q é o seu caso, do contrario nem colocaria uma opiniao. Pelo contrario, estou aqui te explicando, para que nao fique palavras no ar. Peço desculpas, por qq palavra desagradavel 🙂
    Agora quanto a Saúde Pública, tenho mais a elogiar, do que a criticar. Isso para mim hoje, é um fato 🙂
    Fique com Deus, que Deus esteja com seus pais, seu marido e toda sua familia 🙂

  5. assalam aleikum
    bom… em relação a saúde pública, depende muito do hospital e de que área vc precisa, e ainda mais se for PS aí no mínimo vc tem q ter é paciência.
    estou com vcs, a reclamação formal é NECESSÁRIA! enquanto nós tivermos leis q só ficam nos papéis, nós seremos enrolados dia e noite! é fato! brasileiro conhece seus direitos, mas não luta por eles! dias atrás eu precisava sacar um cheque e pagar uma conta, toda vez q ia encontrava a fila fora da agencia, até q recebi uma conta atrasada q não me permitia ir numa lotérica, então decidi fazer valer um direito, o de não esperar mais de 20 min. tinha um pré-atendimento na entrada da agencia e então perguntei qual era o tempo mínimo de espera e o rapaz me informou q seria de +- 50 min então perguntei sobre a lei e ele disse q eu precisaria falar com a gerente, deixei akelas pessoas todas na fila e fui para a gerente q resolveu meu problema em 10 minutos. então? a lei funciona ou não?
    nós temos é q dar um basta em nós mesmos e procurarmos os nossos direitos, o nosso país é bom e nos protege em várias situações, mas se não fizermos nossa parte, nada mudará, pois não interessa senão a nós mesmos.
    beijinhos
    salam

  6. Que existem médicos muito bons e muito ruins é fato, que o sistema de saúde é ruim no Brasil também é fato. O que eu abomino são os bons ou maus médicos tratarem as pessoas com diferença. Eu conheço médicos que tratam seus pacientes particulares muito bem e seus pacientes de pronto socorro com total descaso. E não estou imaginando, presenciei mais de uma vez isso acontecer, e tenho certeza que acontece em outros lugares tmb. Espero que isso nao aconteça no Egito, pois aqui no Ocidente é comum demais, e nós agimos como se isso fosse normal.

  7. Oi xara, eu ja fui levar a minha colega de ape no hospital Itamaraty e o medico nem olhou para ela e disse q ela nao tinha nada, achei o cumulo, nunca mais pisei o pe la…

    Bom tb ja ouvi no carnaval, um medico reclamando que os doentes estavam estragando carnaval do bendito… (tava querendo era ir curtir)… muita gente forma so pelo dinheiro. Na minha familia libanesa tem muitos medicos, mas todos sao muito bem vistos, e tradicao na familia e gostam muito do que fazem. Mas acho que toda profissao tem isso, mas eu nao escolhi ser medica justamente pela responsabilidade de mexer com a vida das pessoas. Tem que estar 100% nisso senao nao da!

    Mas o Mostafa ta melhor???? vc nem comentou no skype! Mande saude para ele.. Logo depois da minh viagem, quero comecar minhas aulas de arabe viu! Ja avisa ele, eheheh

  8. Eu achava que essa mania que medico e dentista tem de fazer o paciente esperar por ele, mesmo com consulta marcada (estou falando de medicos particulares, em consultorios mesmo…) era so no Brasil, mas percebi que aqui tambem tem isso…Nao sei se e uma doenca que eles desenvolvem, assim como as letras feias, mas o fato e que ja esperei por horas para ser atendida por medicos e dentistas aqui tambem, e isso porque tinha consulta marcada, em medico particular…alguem que seja medico, por favor, pode me explicar que mania e essa???

  9. Olá, Marina! Escrevi pra vc já faz alguns dias e não tive resposta. Vc mudou de e-mai? Beijos.

  10. Halima Umm Hisham

    Assalam waleykum Mah!
    Vc tem toda razao, tanto aki no Egito como na siria nao posso reclamar, os remedios sao muito baratos, exames tb, so nao prescisei ir ao hospital ate agora, mas onde vou pagar 200 dolleres pelo parto do meu filho no Brasil, com direito a tudo e um hospital particular?
    No Brasil o custo eh de 2.000 a 5.000 reais, nao da ne?
    A unica reclamacao que tenho so atendimento ate agora eh que as pessoas nao respeitam a ordem de chegada em consultorios, mas nem td eh perfeito ne? rsrsrs
    beijos

  11. Certa ocasião, minha mãe teve uma crise renal, eu e minha irmã a levamos p/ um Hospital especializado em Nefrologia(conveniado pelo melhor plano de saúde). Não havia outros pacientes a serem atendidos, na recepção apenas nós, a recepcionista e os “esnobes” representantes farmacêuticos.
    Minha mãe pálida e lânguida de dor. Os representantes entrando faceiros por primeiro. A recepcionista sorridente batendo papo no telefone ou c/ os mesmos e completamente alheia a minha mãe sentada esperando(sustentada pela minha irmã). Eu indo e vindo na frente desta anta q se fazia de cega.
    Fui beeeeem básica. Tasquei as mãos na mesa dela e perguntei bem alto “se ela estava cega e onde estava o “doutor”? Ou minha mãe ia morrer ali meeeesmo?
    Agora. imagina a rapidez do atendimento ??? Apareceu enfermeira, maca, soro, médico, exames…
    Gente, dá licença!!!i Impossível ñ perder a classe…ou diretoria, ou quadra, ou secretaria ou o JUÍZO!!!!!!!!!
    Qual a explicação nesta situação, q ñ seja pouco caso??

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: