Tô com sono


Para mim a maior dificuldade no Ramadã não é ficar sem comer ou me controlar durante o dia para não fazer coisas erradas. O problema é a madrugada.

Os egípcios adoram durante este mês comer antes do período do jejum voltar, o que eles chama de soghor, sei lá como escreve. Mas isso significa panelas batendo às 3 horas da manhã na sua casa. De final de semana tranquilo, eu durmo até tarde. Mas estes dois dias que estou tendo de levantar cedo para o trabalho é complicado.. parece que só dormi das 4 hs da manhã até às 7hs eheeheh Tô quebrada!!!

Pior que nem consigo comer nessa hora, Mostafa só me trouxe água mas o sanduíche recusei… prefiro dormir do que comer, na quebra de jejum do dia seguinte eu compenso!! ehehehe

Vou ver se faço um esquema hoje, deixo as coisas já prontas de deitar assim quem quiser come sem precisar preparar nada. Interessante notar como os hábitos das pessoas podem mudar nesse período e como os egípcios criam coisas especiais para essa época. Eles são meio aficcionados pelo Ramadã, não só pelo jejum mas por todas as tradições envolvidas nele, como comer de madrugada.

Ninguém vai morrer de fome se ficar sem o lanchinho, eu mesma sempre faço jejum sem, mas para eles é como a morte se não acordarem para comer algo!! ehehehe

Outra coisa que notei mais agora é que durante o jejum as pessoas gostam de ficar mais em casa, sem fazerem esforço. Eu já levo vida normal e não estou nem aí. No sábado mesmo, o primeiro dia de jejum, levei a sogra pra 25 de março! Imaginem a muvuca, aquela gritaria e a gente andou…muitooo!

Minha mãe estava junto e precisava comprar umas coisas, então batemos perna bastante. Minha sogra tava com uma carinha meio desolada algumas horas depois, tipo “eu acho que vou morrer porque estou de jejum”…. eheheh Mas foi bom para mostrar que não é tão difícil assim e que de estômago vazio dá pra fazer muita coisa! eheheh

Ah, e o que ela achou da 25 de março? Que parece o Egito! eheheeh Falou que é igual às áreas de comércio como a Mancheya, em Alexandria. Achou tudo muitooo barato e já sabe agora onde vai comprar lembrancinhas a bom preço pra levar para os parentes do Egito quando voltar 🙂

ps. meu post tá tudo misturado porque como já disse estou com sono e estou e com preguiça de refazer e escrever melhor eheheh

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em agosto 25, 2009, em No Brasil e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 13 Comentários.

  1. Marina eu sei como é isso de escutar as panelas as 4 da madruga, minha sogra fazia o mesmo e pior ainda, ia cozinhar pratos indianos cheios de curry. Nada contra o curry, mas acordar de madrugada com aquele cheiro forte de comida nao combina messssmo.
    Bjocas

  2. Eu nunca acordei pra fazer comida pra ele,nem ele acorda,ele como vc prefere dormir tbem.
    Andar na 25 seguindo ramadan eh maldade Marina,tadinha da sogrinha,mas que bom que ela gostou,tbem quem nao gosta daquilo,eu amoooooo,olha o rapa!!!!!

  3. E o povo deu uma de matuto com tua sogra no centrão? Nossa, queria muito viver uma coisa assim, muito divertido! 😀

    Sobre o jejum: tem algum tipo de alimento que não pode? Fora o porco, claro.

    Você conhece muitos muslins aqui do Brasil que estão fazendo o Ramadã direitinho?

    Que seu soninho seja melhor e que a fome não te ataque, hehehe.
    Beijos!

    • Sobre o jejum: tem algum tipo de alimento que não pode? Fora o porco, claro.

      assalam aleikum

      *** o jejum é baseado em se abster de comida (todo e qualquer tipo, até medicamento, pois se não tem saúde suficiente é indicado q reponha os dias do jejum após o ramadan), se abster de água (liquidos em geral) relação sexual, e evitar tudo o que é ilicito, assim como: fofoca, briga, intriga, discussão, cigarro… desde o inicio do dia (por volta de 4:56am) até o cair da noite (por volta de 5:42pm) o que também não significa q após o jejum vc possa voltar a fazer o ilicito e tb não quebra o jejum estes ultimos. os muçulmanos se empenham muito nesta época, pois há muitas recompensas neste mês.
      que Allah abençoe todos os seus servos e que nos conte dentre os que estarão no paraíso insha Allah.

  4. quando estou com fome, alem do mau humor fico com sono hauhahahauha
    mas tudo pelo bommm sentido de jejuar!

  5. Eu ja prefiro levanta e come as 4 viu hoje eu perdi a hora e nao levantei nao estou morrendo mais a fome ta feia ainda mais que o povo aqui do laboratorio ta fazendo maior piquinique fora de hora ta xeio de salgadinho refri bolo ai meu sai pra la tetação kkkkkk

    bjuuu marina
    fica com DEUS

  6. Falando sobre o Suhoor. Comer antes de jejuar não é apenas um costume egípcio, mas sim uma prática Islâmica. O profeta Muhammad disse:

    “Lançem mão do suhoor, pois, há recompensa nele.”

    Na tradição Islâmica, acredita-se que esta comida ingerida antes do jejum, contém muitas recompensas.

    Salaam

  7. olha nao sabia disso e eu ontem acordei mais tipo 4 tb e comi até fiquei meio assim, mas ja tinha comido e bebido água, mas foi rapido e nem estava perto da 1ª oraçao.

  8. Ahh… Pois to passando pelo mesmo esquema.

    Acordo antes do jejum começar mas não consigo comer. Apenas bebo agua o maximo que posso. Estou estranhando muito os horarios. E passo o dia com preguiça.
    Espero acostumar em breve.

    Bjs!

  9. Olá amigas,

    Allah irá nos recompensar por isso. Inshaallah!

    Eu tb acordo pra lanchar no suhur e tb fico com sono…

    Eu e meu marido estamos firmes no ramadã e os nossos irmãos aqui de São José dos Campos tb!

    Ramadan Karim e não desanimem.
    Todos juntos na mesma fé e intenção no Ramadan!

    Salam!

  10. Aqui no Egito todo mundo fica meio doidao no ramadam…alem da falta de cigarro e cha tem o transito de enlouquecer qualquer pessoa.
    No iftar eu sempre quebro com uma sopinha e nunca como demais,porem depois de uma hora geralmente depois da reza do Tarawih como muitooooooooo…..
    Egipcio normalmente sao um povo de habitos noturnos e no ramadam mais ainda.Essa para mim e a pior parte,pq preciso dormir para conseguir trabalhar bem no dia seguinte.Sempre levanto para comer o sohor e rezar o fajr,geralmente como uma fatia de pao de forma ocm requeijao e um copo de leite e depois um copo da agua.Nao adianta nada encher a cara de agua de uma vez so…
    E obm sempre evitar Churrasco e ocmidas oleosas…pq dao sede e dificultam a digestao.

  11. Marina, pode-se dormir o dia todo no Ramadam?

    Geralmente aos fins de semana eu só durmo de manhã e acordo de noitinha. Se eu fosse muslim, tava feita!

  12. Marina,

    será que é por isso que o habib tem mania de comer de madrugada? Rsrsrs

    Sempre achei estranhíssimo ele ter estômago para fazer uma boquinha depois da oração do meio da noite.

Deixe um comentário e vamos interagir!

