Desafios do ramadã no Brasil


Como todos já sabem, estamos no mês do Ramadã, o mais importante para os muçulmanos. Esse já é o quarto ano que eu faço jejum durante estes trinta dias. A vantagem é que já perdi dois quilos – não sei como, porque morro de comer a noite, e não estou maneirando em nada ehehehe. A desvantagem é que fazer jejum no Brasil é muito difícil!!

Primeiro porque eu já passei da fase de alardear que estou de jejum. Então fico de boa na minha sem comer, nem beber, e evito ficar dando explicações principalmente no trabalho. Não gosto de ninguém comentando minha vida, então quanto mais quieta, melhor, certo?

Mas tem coisas que você precisa de jogo de cintura. Justo nesta semana tive dois eventos em hotéis maravilhosos de SP na hora do almoço. E aquele cheiro de pão de queijo na mesa ao lado? E os sucos fresquinhos servidos a toda hora? Marina diz não, recusa e fica só de olho. Hoje de novo, barriga roncando na hora do almoço e serviram um brunch cheio de comidinhas cheirosas.

Eu fico surpresa comigo mesmo por aguentar tudo isso sem tentação, enquanto quando é para fazer dieta, eu escapo logo!! Sei que nos países muçulmanos ninguém nem bebe em público para não desagradar, mas acho que deveria ser uma coisa normal para quem jejua. Quem fica de boca fechada, não pode exigir que os outros fiquem também! eheheh E jejum forte é aquele em que vc é tentado toda hora mas não cai, não é? 🙂 ehehe melhor pensar assim pra seguir em frente 🙂 Todo dia também estou preparando almoço para o meu irmão, que vem filar a bóia em casa. Fico lá nas panelas só olhando, sem comer. E consigo!

Ai to com fome, falta ainda 3 horas pra eu comer. Tchau!

ps. Mas dia difícil para jejuar foi mesmo o que vivi ano passado. Se você não leu, olha aqui.

Sobre MF

Alguém que escrevo muito.

Publicado em setembro 2, 2009, em 1 e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 11 Comentários.

  1. ficar sem comer eh complicado =(
    coisas que agnete gosta eh mtoooo ruim tb, eu so como chocolate e refri 1 vez por ano.. a tentação eh diária… forçaaaaaaaaaaaaaaaa

  2. Ih, linda.. mas como fazemos pra DEUS é que conseguimos controlar, né? É muito mais especial e importante do que uma dieta, é para Deus!

    Eu, quando de dieta, nunca consigo ficar sem comer ou maneirar. Mas se eu falo: vou jejuar para Deus.. me dá um auto-controle inexplicável!

    😀

    Beijão e keep strong com o ramadã, lindona!

  3. Ai meu Deus, Marina, que tortura ir num evento cheio de coisa gostosa e só ficar olhando!!! Não dava p vc faltar???

    Se eu fosse muslim, eu acho q tiraria ferias no Ramadã, justamente p evitar estas obrigações tentadoras e calóricas do trabalho!!!

    Parabéns pelo esforço!

    PS: Como a Carol fica sem refri e chocolate? Eu MORRO se ficar um dia sem minha Coquinha!!!!E chocolate,pelo menos dia sim dia não…

  4. Aisha (RAMADAN KARIM)

    Assalam aleikum marina 😀 tenho sofrido muito é com sede, a fome a gente leva na boa.
    Vc falou em ano passado me fez lembrar de uma tentação também, foi bem no dia do niver do meu irmão mais novo, minha tia nos convidou para almoçar num restaurante muito bom aki no RJ e eu claro tive que levar meu irmão e ficar apenas olhando eles comerem, pois era próximo ao trabalho dela e ele não sabia chegar lá 😥 até hj ela me deve um almoço neste restaurante 😀
    beijinhos!
    salam!

  5. Hum… vc falou uma coisa certa, em regimes a gente fica babando pelas tabelas e qdo olha, já quebrou o regime, a gente vive devorando com os olhos. Mas, olha esse é meu primeiro Ramadan,e qdo vejo comida nao fico babando, tb tenho q fazer comida pros meninos , entao segue todos os horarios, cafe da manha, almoço, janta, preparar lanche, mas estou de boa. 🙂

  6. Obrigada, lindaaaaaaa! 😀

    O diário lá vai bombar, hehehehe!

  7. Olá!
    Este é um comentário-convite.
    Meu blog está completando neste mês um ano ” no ar”. Para celebrar a juntar gente interessante estou promovendo uma blogagem coletiva.
    Ficarei feliz se você puder participar. Será um modo de divulgar seu espaço e conhecer outros blogs interessantes e que têm algo a dizer.
    Conto por você.
    O link para a inscrição é este:
    http://elainegaspareto.blogspot.com/2009/08/convite-convocacao-pedido-promocao-ou.html
    Elaine

    PS: Parabéns pela força de vontade! Ou seria a força da fé?
    Beijos.

  8. Aiiii Marina como eu disse nao sou muculmana sou crista mas meu futuro marido é muslim e o jejum tambem é muito importante na minha religiao para nos aproximar de DEUS entao porque nao fazermos todos juntos ne =] .
    Estou no meu primeiro ano de jejum e tenho seguido firme e forte frente aos lanchinhos super gostosos que o pessoal aqui do laboratorio onde eu trabalho fazem ai meu DEUS . Mas o ruim pra mim ta sendo a sede aiii ta calor aquiiiii moro no interior de sao paulo e o inverno nao ta tendo nada de frio nesses ultimos dias, fora que eu tenho que andar um cadim pra chegar aqui no serviço e isso mata ai nusss mas num tem pobrema kkkkk DEUS é mais =]

    bjuuu
    fica com DEUS =]

  9. Eu acho muito gratificante quando fazemos jejum e conseguimos resistir as tentações. Foram poucos os anos que jejuei na quaresma, mas foram experiências maravilhosas.
    Bom Ramadan pra vc, muita força pra ti.
    Bjos

  10. promessas Sheila…
    tem que ser forte..
    e bolos de aniversario? nossa como sofro nos aniversarios!!!!! quero refriiiiiiiiiiiiiii e fundue

  11. Marina querida,

    lembrei tanto de ti quando começou o ramadã.

    E rezei por você como faço sempre.

    Força e posta la no “Adeus Falafel” essas novidades e a perda de peso.

    bjs

Deixe um comentário e vamos interagir!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.