Filmes para refletir sobre Islã, muçulmanos, Oriente Médio, pérsia, etc…


Lista de filmes para pensar e conhecer mais o Oriente Médio/ Islã / muçulmanos:

Neste Mundo – é um filme da BBC fantástico com personagens reais que tentam ir sem pegar avião do Afeganistão até Londres. É lindo, triste, e mostra uma realidade que ninguém imagina sobre o que os imigrantes fazem para chegar num país com mais condições de vida. Na história, passam pelo Irã, Turquia e Grécia.

Lemon Tree – história comovemente de uma palestina que se vê vizinha do ministro de segurança de Israel. Ela tem uma plantação de limão que atrapalha a vista dos seguranças do ministro, então eles decidem destruir todas as árvores (que serviram de sustento dela e da família por gerações). A história até aí parece um dramalhão, mas é quando começa o principal: ela começa a lutar na justiça para impedir que tenha sua posse invadida e não teme até esgotar todas suas possibildiades de recurso. Fique com a caixa de lenços ao lado, você vai precisar.

Em busca do paraíso – como aqui já falaram. Fime iraniano clássico com criancinhas pobres e sofridas. É lindo de morrer, mas é cinema cabeça, se você gosta de ação melhor nem começar. Neste o irmão perde os sapatos da irmã e eles armam uma confusão para dividir o único par de sapatos que tem.

Filhos do paraíso – mais um clássico iraniano. Um menino é cego e vai para escola, onde aprende a se desenvolver, mas nunca esquece sua familia e amigos no interior.

Rede de mentiras – blockbuster com Leo de Cáprio. Roteiro muito bem escrito e ação pra se divertir a tarde toda, com tiros e políticas. No começo achei que ia ficar naquela concepção besta de muçulmano terrorista, mas a medida que a história vai passando a história muda de lado. Ainda mostra que é possível sim, para um ocidental, se apaixonar e optar pelo modo de vida islâmico (de uma maneira sutil, mas mostra).

Persepolis – é desenho animado, mas de animado não tem nada. Filme mega deprê, mais um que me deixou meio com pé atrás em relação a muitas coisas sobre o Irã e fez eu entender menos ainda aquele povo. Apesar do clima liberal do filme, mostra bem que os valores ocidentais tem sérios problemas.

O Suspeito – filme que mostra um egipcio com cidadania americana acusado injustamente de terrorismo. É preso e levado para fora do país. História verdadeira já que é de amplo conhecimento que os EUA praticam crimes de guerra fora de suas fronteiras, com a conivência de árabes também. Peca um pouco por não mostrar direito o que leva um jovem a ser manipulado a ponto de se explodir com uma bomba. Como eu sempre digo, ‘it is all about money and politics’.

A banda – filme cabeça, mas que para mim foi meio sofrido. Filme israelense que mostra uma banda militar de Alexandria (bem decadenteeee) que iria se apresentar num festival árabe em Israel. Só que ninguém os espera no aeroporto e eles não sabem como chegar na tal cidade. Bem deprimente ver os tiozinhos fazendo de tudo pra chegar num festival em que os caras não estão nem aí para eles… eheeh

O visitante ( The visitor) – Não lembro se é esse o título em português certo. Só sei que é um filme maravilhoso que conta a história de um professor americano carrancudo que volta para seu apê de NY e descobre dois imigrantes muçulmanos morando em sua casa. Um é da síria e a mulher da Etiópia (se não me engano). Ele apesar de ser todo grosso, acaba ficando com dó dos dois e os recebe em casa, cria uma conexão especial com eles. Vale a pena para ver o que acontece até o final.

Onde encontrei todos estes filmes acima em DVD? Aqui. Mas claro, existem métodos alternativos como o youtube.

Para conhecer um pouco mais de nuances da vida egípcia (estes não encontrei em DVD aqui):

O edifício Yacobian – mostra toda a rede de classes sociais misturadas num mesmo prédio, preconceitos e a realidade velada de certa parte da sociedade egípcia. É um filme sem medos de expor o que os egípcios escondem até sobre tortura, como alcoolismo, drogras, terrorismo e até mesmo homossexualismo (tem cenas que eu não sei como passaram no cinemas de lá, ou se editaram…).

aw´aat faragh ou “Spare times” ou melhor, اوقات فراغ  – Desculpem, mas vi esse filme no Egito em árabe ainda. Não me perguntem como, mas deu pra entender tudo, você encontra no Youtube, mas ainda não achei uma versão com legendas. É um filme bem atípico para o Egito, mostra uma turma de jovens de diversas classes, de alta até baixa, e os desafios que eles sofrem para se tornar adultos no Egito. Desde não poderem escolher o curso que querem na faculdade, falta de oportunidades profissionais, das meninas pressionadas pelos rapazes por algo a mais e depois dispensadas, álcool e falta de perspectivas. O clima do filme, apesar de tudo, não é pesado e termina de forma poética.

Quem tem mais dicas para adicionar na lista? Quem já viu e gostou, ou odiou?

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em setembro 29, 2009, em De tudo um pouco..., No Egito e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 26 Comentários.

  1. Salam Marina!! 🙂 😉
    Tudo bem com vc e sua familia??
    Entao….posso fazer uma pequena correção? 🙂
    O filme q fala dos irmaos q dividem o mesmo sapato é: FILHOS DO PARAÍSO.
    e o outro do menino cego é: A COR DO PARAÍSO.
    Tem um novo q saiu há pouco tempo: CARAMEL, é a historia de mulheres libanesas q trabalham em um salao de beleza. bem divertido.
    Tem SOB O CÉU DO LIBANO e A NOIVA SIRIA, filmes com historias de amor, e q mostram os conflitos entre arabes e judeus…
    Agora um comentário: assisti ao lemon tree, nao lembro o nome da atriz. (a dona do pomar), acho q ela é turca. mas q trabalho bonito o dela no filme e que mulher bonita ne?? lembra no final do filme qdo ela vai para a cidade com ao advogado dela?? ela esta taaooo bonita…. 🙂

    • opa, baguncei os nomes com tanto paraíso!! ehehehe Já vi também a Noiva Síria e Sob o céu do Líbano, esqueci de cita-los.

      A noiva Siria achei muito bonito, já Sob o Ceu do Libano… hummm não curti não aquele final ehehehe não gosto de coisa mto sem explicação!!!

      A atriz do Lemon Tree também está nesse filme americano que citei, o visitante. Ela é mto bonita mesmo!

      salam!

  2. Ahh um filme lindo demais é ” ENTRE DOIS MUNDOS”…ele se passa na India e é muito, muito bonito..
    Beijos
    giane

    • ahh esse é aquele da família de sikhs e muçulmanos? Muito bonito mesmo, mostra como o preconceito de todos os lados sempre gera mais ódio…
      No final eles vão para o Paquistão, se não me engano! O cara até se converte muçulmano, mas a família não aceita!

  3. Gente, estou anotando “tudim, tudim”.
    Bjs que vá vou atrás…

  4. oh :S dar as dicas tudo bem, mas comentar o final do filme …???
    fica sem graça :/

  5. Oi Marina,

    Legal vc comentar esses filmes. É bom assistir filmes q faz vc pensar, refletir…

    Eu assisti um filme chamado Paradise Now. É um filme palestino bem interessante. Eu recomendo!

    Vc tem livros sobre o Islã pra recomendar?

    Salam!

  6. Marina tudu baum?1 =]

    Eu vo ve aqui se eu acho esses filmes ou alguns dele pra assistir e saber mais da cultura e religiao do meu habibi =] é sempre bom pra nao termos tantas contradiçoes ne =]

    bjuuuu
    fica com DEUS =]

  7. Ué! Tá sem assunto? Passei para ver novidades…

  8. Já assisti o LEMON TREE, e recomendo!!!!!!!!!!!!!!! Não sei se sou muito durona ou vc é muito sensível, pq eu não chorei… rsrrsrs.
    Realmente esse filme mostra a realidade da Palestina, como esse povo simplesmente tem o direito da sua propriedade preterido!
    Tb assisti o CARAMELO, q a colega citou, é ótimo, tem umas cenas superengraçadas… e toca em temas que são conflituosos para nós mulheres, quer no Oriente e quer aqui tb no Ocidente, como : virgindade, a chegada da menopausa, ser “a outra”… Recomendo.
    Ah, o próprio Slundog Milionaire (Quem quer ser um milionário) Apesar de se passar na Índia, lembra que os dois irmãos são muçulmanos ? Um é honesto e o outro vai pelo caminho errado…

    Abs a todas,
    Luciana.

  9. Vi a bastante tempo um filme com a Sally Field (A noviça voadora) que interpretava uma americana casada com um iraniano e que sofreu horrores quando foi visitar a família do marido no Irã. O filme chama-se Nunca sem minha filha( NEVER WHITHOUT MY DAUGHTER) é antigo mas muito bom.
    Verônica.

  10. Assisti a um filme ha muito tempo atras, chamado A Viagem (ou A Grande Viagem, nao me lembro, faz muito tempo), e e a historia de um senhor que sai de um pais da Europa de carro para ir ate Arabia Saudita, de carro, para fazer a peregrinacao a Meca. O filho e meio rebelde, vai meio que a forca, e durante o filme ha muitas licoes de vida, alem de muitos fatos comicos pelo fato deles estarem viajando de carro, e o fim e meio triste, enfim, adorei, vale a pena…

  11. AHHHHHHHHHH, lembrei de um muuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom, francês, “Monsieur Ibrahim et les fleurs du Coran”, em português traduziram por “Uma amizade sem fronteiras” é com Omar Sharif.
    Conta a história de um senhor muçulmano que adota um menino judeu e vai ensinando sobre o Alcorão, é lindo esse filme!
    Vcs vão simplesmente A-M-A-R!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Abs
    Luciana.

  12. alguém não saberia algum lugar pra ase baixar esses filmes?

    • Baixar até a gente baixa, mas eu particularmente prefiro locar e copiar pra mim, pois a qualidade é melhor e não corro o risco de pegar um vírus no meio do caminho… rsrsr
      As locadoras boas, as boas mesmo, não aquelas pequenas … tem todos esses filmes.
      Abs

  13. Ei Marina!
    Já tem um tempinho que não passo aqui e quando passo, o blog de cara nova e pelo visto conceito tbm…
    Boas novas…
    Bom a respeito dos filmes.. Tem um bem famoso, na verdade um livro que virou filme “O CAÇADOR DE PIPAS”.

  14. Eu já vi alguns filmes de que vocês falaram aqui….infelizmente poucos, pois não encontro esses filmes nos clubes de vídeo por aqui. Os que vi foram mesmo obtidos por meios ilícitos! è só cinema comercial nos clubes de video, pelo menos os que eu conheço!!!

  15. O Edifício Yacoubian é muito bom e A Banda cansei de ver. Meu marido (da Alexandria) adorou a música do final do filme e comprou o DVD para ficar vendo até cansar.
    Como vocês estão em Sampa, sugiro que vejam o festival de filmes egípcios:
    http://imo2010.icarabe.org/
    Hoje nós fomos ver El bostage (O carteiro), muito bom. São filmes antigos, mas de qualidade. E você sabe que não tem filme egípcio dando sopa aqui no Brasil, né? Vale a pena e é baratinho.

  16. Solicito orientação de como faço pra adquirir o dvd do filme: Em busca do paraiso

  17. Solicito orientação de como faço pra adquirir o dvd do filme: Em busca do paraíso.

    Att,

    Luci

  18. sirlene aparecida aarão

    Gostaria MUITO se saber como conseguir os filmes, sem ser baixando da internet… Muito obrigada.

  19. Salam!
    Adoro filmes que retratam o mundo do oriente, as tradições etc. Vc já viu TAKVA? É desconcertante.
    Adorei a lista e já anotei tudo.
    Obrigada.
    Salam aleikum.

  20. Realmente o filme ¨A VIAGEM ¨ é um ótimo filme pode confiar é uma viagem e tanta p/ quem assiste tambem.

  21. Natália Mastropaschoa

    Vários filmes disponíveis na Amazon. São essenciais pra compreender esta cultura tão rica que é a do Oriente Médio. Um livro, pra mim, foi leitura basilar: ‘princesa: a história real da vida das mulheres árabes por trás de seus negros véus’, que se passa na Arábia Saudita.

  22. Eu assisti um filme muito tempo atrás, onde mulheres e homens eram mortos em um rio com tiros e machadadas. Uma das mulheres tinha uma criança mas ela consegue deixar a criança em um trailler com outra pessoa, a criança começa a chorar e a pessoa que ficou com ela tampou a boca dela e a criança quase morreu. era um filme triste, no final tinha uma musica bonita. eu não lembro de mais nada, se era com Judeos, Iranianos entre outros… alguém lembra de ter visto esse filme.

  23. Adoro ler livros com histórias do oriente médio,msm lendo demais
    é muito confuso pra mim entender,todas aquelas religioes e processos politicos,mas algo me chama muito a atençao as histórias de lutas pela vida e dignidade,o caçador de pipas,li e vi o filme e´comovente;tem um filme q conta a história de um sósia de um dos filhos do sadam h.é muito bom.Quero dicas de filmes e principalmente livros.

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: