Meu herói


Quando eu era pequena eu já andava mais rápido do que aquele homem bigodudo. Ele pegava na minha mão para caminhar, mas meus pequenos passos eram mais velozes. Eu via meninos brincando de bola com seus pais e nem pensava que aquilo podia ser legal. Afinal, quem estava comigo me pegava nos braços e me levantava acima de sua cabeça com uma força incrível. Eu às vezes achava que ele era o Superman disfarçado.

Ele dirigia carro e me levava para escola, dava bronca e umas palmadas quando precisava. Saía todo dia para trabalhar cedinho e assistia a Fórmula 1 de domingo. Mas sempre o achei o melhor do mundo, o mais inteligente de todos. Ele sabia resolver qualquer exercício meu de matemática em dois segundos, e não tinha paciência para explicar depois, pois tudo era muito óbvio e fácil para ele.

Uma vez ele foi trabalhar longe de casa. Foi na crise de 92, onde tudo na nossa cidade ficou desolado e a empresa que ele trabalhava faliu. Mesmo assim eu nunca o vi com medo. Mas eu nem sabia que aquele ainda era um Brasil diferente, onde as leis não funcionavam tão bem como hoje. Apesar de graduado e experiente, o fato dele ter uma perna diferente da normal não o ajudava a ter um novo emprego.

Eu só fiquei sabendo de tudo muito mais tarde, pois ele sempre seguiu em frente e eu, criança inocente, nunca notei tensão em seu olhar. Ele batalhou e logo já éramos nós todos nos mudando para cidade grande. Ele continuou na lida dele e passou de novo no vestibular da USP. Era engenheiro, virou advogado também.

Até mesmo quando ele caiu naquele passeio e ficou um ano de cadeira de rodas, eu nunca o vi estremecido. Ele nem podia ir mais para seu quarto, pois ninguém conseguia carregá-lo para cima. E quem disse que ele mudou? Continuou com os braços fortes e as mãos mais gigantes que conheço. Para mim, sempre foi um homem fora do comum e acima da média.

E ele nunca descansou, nunca parou. As únicas coisas diferentes nele para o resto das pessoas é que ele não pode correr ou pular, nem ficar de pé muito tempo. E toda vez que ele pega um avião, precisa mostrar as pernocas sustentadas por metais para o policial.

Ele já foi até para os Estados Unidos sozinho. Já desceu 18 andares de escada só no braço, porque a energia elétrica tinha acabado. Mesmo podendo, nunca gostou de furar fila. Nunca quis se sentir no direito de ser privilegiado, afinal, ele sempre teve força para agir como todo o resto das pessoas.

Já está casado por quase 30 anos, botou três filhos na faculdade e abriu uma empresa. E nem por isso parou. Com suas muletas, está agora caminhando nos corredores de algum prédio no centro da cidade, onde começou essa semana em um novo emprego, que batalhou muito para conseguir. Mesmo com a cota para pessoas como ele, conquistou a nova vaga na mesma lista das pessoas sem necessidades especiais. Quem o vê de fora, pode até achar que a vida dele é sofrida por ser deficiente físico. Quem o conhece de perto, vê que quem é fisicamente perfeito muitas vezes faz muito menos e reclama muito mais do que ele. Para mim, sempre um herói dourado e motivo de orgulho: meu pai.

*post para comemorar meu niver, agradecendo a quem me pôs no mundo! Já falei da minha mamãe aqui.

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em outubro 16, 2009, em De tudo um pouco... e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. Marina Querida,
    Que homenagem bonita ao seu pai…quem dera todas as pessoas respeitassem pai e mãe, como vc demonstra respeitar. O mundo seria bem melhor.
    Afinal, “quem nao conhece seu passado, nao saberá seu futuro.”
    Quando conhecemos e valorizamos nossas raízes, nos tornamos pessoas melhores e mais justas e muito provavelmente seremos bons filhos, bons pais, melhores cidadãos.
    Beijos

    Fica com Deus

  2. Muito lindo o post! E é tudo verdade!!!
    Meu pai é esse homem forte, batalhador e impressionantemente bom…
    Minha irmã já escreveu tudo, mas deixo registrado o quanto também me orgulho do meu pai!

    Agora pra você, Marina, parabéns!!!! Muita saúde, paz, sucesso e amor, que é o mais importante de tudo!

    Um beijão

  3. MARINAA Parabéns pelo seu Dia!!! Que Deus sempre Ilumini seu Caminho! 🙂

    E parabéns tbm pelo lindo post,agora sei pq vc é assim,uma pessoa alegre,batalhadora,humilde,amiga e mto inteligente,com esses dois exemplos na sua vida.
    Bjos

  4. Sabia que seu niver tava próximo, mas não sabia exatamente o dia, abri hj seu blog e logo percebi, é uma declaração de amor …
    Muito lindo, aproveito pra desejar um dia repleto de coisas boas.
    Como dizem os arabes: kolo sana enta tayeba… rs acho que é isso
    bjao

  5. Marina…
    Parabéns,tudo de bom,e que Deus te abençõe a cada dia!!!
    Nossa,ficou linda a sua declaração!Por isso que gosto de vir passar no seu blog,pq vc diz cada coisa linda!
    Ah como gostaria de conhecê-la pessoalmente hehehe

    Parabéns querida!!!!

    Beijos

  6. Oi Marina!
    Salam!

    Parabéns pelo seu aniversário!!! Muitas felicidades!!!

    Muito lindo esse post. Vc me fez chorar…

    Qdo somos crianças acreditamos que nossos pais são os melhores e especiais. Eu acreditava q minha mãe era a mulher-maravilha hehehe E não tem preço qdo a gente se torna adulto e pode continuar acreditando q os nossos pais são essas pessoas tão especiais – os heróis das nossa vidas.

    Beijos.

  7. Creio que sua família é um presente diário p/ vc e vice-versa.
    bjs

  8. Marina, o mundo esta precisando de filhos como voce. Filhos gratos que reconhecem o esforço dos pais. Hoje em dia vemos por ai pais infartando por causa dos filhos que enchem as pessoas mais importantes da nossa vida de preocupação e desespero.
    Mais seus pais tiveram sorte e graça de DEUS. Tiveram tambem a sabedoria e dicernimento necessarios para criar uma pessoa tao bem educada e formada em bons conceitos como voce =].
    Parabens Marina por sua gratidao a quem tanto lhe ofereceu amor e ensinou a voce que a pesar das dificuldades as recompensas sempre sao infinitamente maiores do que se possa imaginar =]

    bjuuuu
    fica com DEUS =]

  9. Marina!Que lindo!
    Acho que foi a homenagem mais bonita que ja li!!(sobre pai)
    Vc nasceu pra escrever!!!!
    Beijosss p/tdos!!
    aa….a eugencia vai casar???que legal!!!

  10. Parabens pelo niver!!
    Ainda lembro das festas na sua casa com musica da xuxa!!!
    E bolo da Ana!!!eeeee
    bjoooo

  11. AIIIIIII QUE LINDO MARINA,EU QUE TO ULTIMAMENTE TAO CARENTE DO MEU PAI FIQUEI TAO EMOCIONADA COM SEU DEPOIMENTO,VC EH MESMO DEMAIS.BEIJO GRANDE

  12. Parabens pelo aniversario Marina, que Deus te abencoe e a toda a sua familia…lindo post, gostei muito! beijos

  13. Marina como que eu faço pra aprender arabe online???
    brigaduuu!!!!

    bjuuu
    fica com DEUS =]

  14. Agora todos já sabem porque agradeço a Deus por cada um de meus dias, e não há nada que possa ou queira ter feito diferente.

  15. ai que inveja branca de ter um pai presente… coisas da vida… e parabéns atrasado!

  16. Ora aqui vai o meu “Feliz aniversário” tardio.
    E muitos parabéns pelo pais que tens!
    Aproveita-o bem!!!!

  17. Marina
    Ta explicado agora a sua educacao, sua coragem e inteligencia
    A fruta nao cai longe do peh
    Bjs e muitas felicidades a vc e sua familia

Deixe um comentário e vamos interagir!

