Não gosto de futebol mesmo…


Ontem o Egito perdeu o último jogo das eliminatórias contra a Argélia… Faz dias que não se fala em outra coisa por lá, o povo fica que nem doido na rua, nervoso. Quando a seleção da Argelia foi para o Cairo semana passada disseram até que o ônibus foi atacado por pedras, jogadores se machuram, bla bla bla. Se é verdade ou não, que importa? Também ouvi falar que iam pagar não sei qtos milhões se os jogares vencessem, dinheiro do governo e da iniciativa privada egípcia. Bom, tem escola no Egito que não tem água corrente e não consegue conter a gripe suína pq as crianças não tem nem onde lavar a mão, e o governo se preocupando com a Copa.

Ontem quando o Egito perdeu também deu quebra quebra, momentos dignos de nossa torcida aqui também, que quebram sejam ganhando ou perdendo (lembra quando os são paulinos detonaram a av. Paulista depois de vencerem um campeonato?). Mas a pergunta é: futebol vale tanta coisa assim, tanto ódio, amor, paixão?

Sei lá, eu acho que os atletas são exemplos de superação em muitas coisas. Sei que em muitos esportes o cara começa desde pequeno, treina horas a fio todos os dias, vive respirando aquilo e buscando a melhor técnica possível. Pode ser que alguns jogadores de futebol sejam assim também. Mas o que vejo muitas vezes é pura sorte de ser achado por um olheiro, desejo apenas por dinheiro e fama, e nada de exemplo de superação (com exceções, claro). O exemplo não é nada bonito, mas crianças pobres e excluídas tem como maior sonho não ser médico, professor, engenheiro. Vai na favela, o que elas querem? Ser jogador de futebol. Tá bom, e o que país e a sociedade ganha com isso? Sei lá, pra mim nada.

Não sou contra o lazer, as peladas de final de semana, camepeonatos bem organizados e justos. Mas o que vejo não só no Brasil, mas no mundo todo, é um bando de corruptos, troca de poder, grana preta rolando por cima do gramado e por baixo dos panos. E o povo se matando pra assitir, pra torcer… ai, que perca de tempo! Tá, deve ser porque sou mulher e não curto mesmo, sei lá, mas eu adoro assistir outros esportes. Porque será que o futebol em nada me atrai? Pensando bem, lembro bem de quando ia ver meu irmão nos campeonatos dele de futebol no clube e torcia feito louca. O problema não está no futebol, mas da forma que vejo ele sendo praticado profissionalmente.

Não me joguem pedras, mas já foi o tempo que eu me empolgava e torcia pela selação na Copa. Tô me lixando se ganham ou percam – com uma leve preferência para que percam. Não acho que torcer para nosso futebol seja sinal de patriotismo ou amor ao meu país. Tenho problemas muito mais sérios para pensar sobre a nossa sociedade que uma porcaria de jogo com 11 marmanjos correndo atrás de uma bola.

A mesma coisa pro time do Egito. Vi no Facebook os amigos todos com bandeirinhas do Egito, falando Yala Masr, bla bla bla Masr. Meu, nunca vi ninguém falando mal do Mubarak ou do pão subsidiado deles naquelas mensagens. Aí num jogo besta de futebol de repente todo mundo vira mega patriota?? Mesmo coisa no Brasil, pintam as ruas, gritam nas janelas.

Bom, eu devo ser uma chata mesmo. Deixa o povo ser feliz mesmo, viva o futebol, ópio do povo!

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em novembro 19, 2009, em No Brasil, No Egito e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. PENSO DO MESMO JEITO.
    Tenho completo abuso de futebol!! Ainda pior qdo fica essa nóia coletiva. Sem falar q menino por aqui qdo ñ é chegado em futebol é tachado de “goiaba”. Q coisa mais ridícula!!

    Uma máfia medonha envolvendo a mídia e governos. Os coitadinhos -menos favorecidos socialmente- sonham em serem jogadores famosos e riquíssimos, e os pais sequer os estimulam a estudar. A família já imagina tirar o pé da jaca, com o sucesso do gênio da bola em casa.

    Em outros países nos quais futebol não é o máximo, acontece as mesmas ansiedades em outros tipos de esportes.

    Tenho um vizinho muito do religioso, q em dias de jogos grita,
    berra, xinga… parece um ensandecido.
    Coisa de tresloucado mesmo!!
    Depois vem pedindo desculpas aos vizinhos de andar e gentilmente nos convidando p/ o culto no X lugar, a Y hora, na rua Z.
    FAÇA-ME O FAVOR, NÉ !?

  2. Tb não sou muito fã e pra falar a verdade nem sei das regras de esporte nenhum rsrs… Mas o que eu gosto no esporte é justamente que as diferenças somem, há um espírito de trabalho em equipe (existem exceções, principalmente no fubetol, onde às vezes se supervaloriza algum jogador), as fronteiras desaparecem.
    A exemplo também das expressões artísticas, a música, a dança, etc imaginem quantas crianças tiveram a oportunidade de se desenvolverem como pessoa pelo fato de praticar algum esporte ou se dedicar à arte.
    São tantos os benefícios, aprender a tratar o outro com respeito, disciplina, responsabilidade, partilhar vitórias e derrotas…
    Mas também estou contigo quando dizes “Viva o futebol, ópio do povo” kkkkkkkkkkkkk… AMEI !
    Tudo na vida é questão de equilíbrio não é ?!

    abs

  3. Concordo com tudo e acrescento: futebol me dá uma preguiça…

  4. Ai meu DEUS acho que quem vai ser apredrejada aqui sou eu agora kkkkkk.
    Mas gente eu gooooosssto de futebol e muito . Sou sao paulina duente , mas nao fanatica, tudo esta em seu devido controle.
    Nao gasto meu precioso dinheirinho comprando todas as coleções de coisas do Sao Paulo, mas estou todos os jogos na frente na tv vibrandooo kkkkk.
    O que mais me apaixonada é a oportunidade que se tem de reuinir os amigos a familia e ver todo mundo vidrado esperando a hora do GOOOOOOOOLLLLLLL kkkkkk. Gosto de tudo no futebol tirando a palhaçada de briga que infelizmente se ve em todo lugar.
    Mas sabe… quanto a dinheiro embaixo do pano e tudo mais acredito que seja um problema mundial em todos os setores. Hoje em dia quem começa ter oportunidades de ter grande quantidade de dinheiro nas maos mesmo precisando tirar de quem nao tem acaba fazendo isso e sem culpa ainda por cima =[.
    Mas é prazeroso Mari, ( peço liberdade para ti chamar assim) dou muita risada em casa, e no meio onde convivo por enquanto todo mundo leva tuuudo na esportiva, quando isso nao acontecer mais ai o futebol vai ser algo excluido do pensamento =]

    bjuuuu
    fica com DEUS =]

  5. Eu acho futebol uma bost**** !!!

    É o q já falaram aqui: que diferença faz pra minha vida se um time ganha ou perde?

    Sem falar que acho um grande absurdo o salário q os jogadores ganham. Cientistas, educadores e profissionais que REALMENTE contribuem pra sociedade são desvalorizados e até pagam p trabalhar, enqto um boçal destes ganha milhões pra só chutar uma bola. Muito injusto!

  6. Mas adora uma polêmica mesmo heim!! Você sabe que não torço para nenhum time, e que detesto jogo pela tv, mas devo confessar que adoro a Copa do Mundo. A gente se reúne, faz pipoca, anda com a bandeira pra fora do carro, pinta a rua….lembra? Ah, sai mais cedo da escola ou do trabalho. Eu torço sim para meu país ganhar.
    Entendo que 1 coisa boa do esporte e a alegria e união que se envolve. Um clima bom mesmo. E como não torço para nenhum time…fico a vontade para tirar uma lasquinha dos corinthianos.
    Outra coisa que acho boa, é que por trás do esporte tem muito profissional. Tem muita gente vivendo do esporte. E isto é coisa muito antiga, mitologia mesmo.
    E a copa ser aqui no Brasil, acho ótimo. Nós veremos mais desenvolvimento, pessoas estudando, rede de serviços crescendo e aumentado empregos. Inclusive acho a copa mais democrática do que os jogos Olímpicos que ocorrem numa cidade só. A copa envolve o país inteiro.
    Para não ter roubalheira, precisamos de espírito crítico e entender que eleições é um direito que precisamos usar com consciência.
    E para finalizar…a auto-estima do povo melhora muito. Mostafa ontem estava tristinho com a derrota do Egito. Mas já combinamos de assistir na Copa em 2014 aqui no Brasil um jogo do Egito.

  7. Concordo plenamente!
    Primeiro educação, saúde e infra-estrutura básica – depois o lazer. Futebol é um lazer que não beneficia a todos.

  8. Concordo em alguns pontos, em outros nem um pouco.

    Mas não cabe eu ficar julgando o que cada um pensa ou tentar impor meu ponto de vista, afinal, ninguém muda por causa de opinião alheia (só quando a mente carece de referencial).

    Acho que vale ressaltar uma frase que o Henry falou na Copa de 2006: “O Brasil é bom pq la ao inves de ir pra escola os meninos ficam na rua jogando bola”. Acho que ai esta o grande erro do futebol em paises como o nosso. É dar MUITO dinheiro a quem não teve instrução suficiente pra saber lidar com ele, ao inves de investir na instrução dessas pessoas. Basta parar pra pensar, depois que se aposentam alguns poucos viram tecnicos, outros viram comentaristas, tem aqueles que viram cartolas. Mas e o resto?

    Enfim, to na aula e to com sono haha

Deixe um comentário e vamos interagir!

