Mulher de niqab é poeta em programa de TV


Achei muito legal esta história que saiu na mídia brasileira aqui: http://televisao.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2010/04/09/poeta-ganha-us-14-milhao-em-reality-show-arabe.jhtm

Ela é uma saudita, muçulmana que usa niqab, aquela roupa petra que a cobre da cabeça aos pés, e participou de um concurso de poesias dos Emirados. Gosto destes exemplos pois as pessoas tendem a achar que não pode ser normal uma mulher ser toda coberta, que ela não pode ter uma vida feliz e com atitude e, quem sabe, até fazer arte como esta mulher.  O nome dela é Hissa Hilal.

E, para chocar mais, ela fez poesias justamente contra os radicais islâmicos!! E não, ela não tá usando essa roupa porque ela quer, mas por opção e por Deus, será que com esse tipo de notícia o mundo vai passar a entender melhor o que é a roupa da mulher muçulmana, que não tem nada a ver com radicalismo?

Em inglês, mais dados interessantes sobre  ela e sua poesia, que fez com que ela ganhasse admiradores em todo mundo islâmico e também algumas ameaças de morte de extremistas:

http://www.huffingtonpost.com/2010/03/22/hissa-hilal-saudi-woman-b_n_508778.html

http://news.yahoo.com/s/ap/20100322/ap_on_re_mi_ea/ml_gulf_poetry_of_protest

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em abril 12, 2010, em No Egito e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Juliana Zamboni

    Marina,
    te confesso que há 1 ano atrás achava um absurdo mulher usando essas roupas (chamava de burca) principalmente pq tinha acabado de ler o livro “A cidade do Sol”…..
    Hoje, tenho um pouco de conhecimento, graças a vc, outros blogs, minhas leituras, amigos, habib….
    E te falo uma coisa, acho bonito, lindo, a fé que vcs muçulmanos tem em Deus. A obediência aos mandamentos de Deus é inquestionável. Invejo isso. Não sei se um dia conseguirei.
    Penso que as pessoas acham que não é normal uma mulher toda coberta, simplesmente por pura falta de informação. E para coisas supostamente estranhas, é mais fácil falar mal que bem.
    Particularmente, acho que uma mulher que usa niqab, tem que ser é muito homem… Que vai a um Reality Show e falar mal dos radicais islamicos então.. afffffffff Tiro o chapéu, aplaudo de pé e faço reverências!!!!
    Beijos e boa semana!

  2. Essa mulher saiu na veja dessa semana! Realmente é bem difícil pra mim conseguir ver a personalidade e a alegria que uma mulher que use o niqab possa ter, mas é legal um notícia como essa ser transmitida por aqui, por outros sites e em uma revista de grande circulação, apesar de ser a veja… Iniciativas como essa nos ajudam a pensar de uma forma diferente e aceitar costumes que nos parecem estranhos.

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: