Comparações entre Egito e Brasil segundo a Newsweek


A revista americana Newsweek soltou um ranking muito interessante dos melhores países para se viver estes dias. O Brasil ficou na vergonhosa 48 posição (sim, porque com nosso nível econômico, acho esse número muito ruim) e o Egito, na 74 posição.

O ranking levou em conta saúde, educação, violência, economia e até liberdade política em consideração. Quem quiser ver o ranking completo e ir comparando entre os mais diversos países, é só entrar aqui. Ah, o primeiro lugar ficou com minha amada Finlânia 🙂

Egito Brasil
Expectativa de vida 60 anos 64 anos
Taxa de alfabetização 71.7% 88.7%
Mortes violentas por crimes e drogas a cada 100 mil habitantes 1.2 29.2
Liberdade política (quanto mais alto o nº, pior) 5.5 1.5
Receita per capita US$2.070 US$8.070
Desigualdade social (mais próximo de zero, melhor) 32.1% 55%
Desigualdade entre os sexos (quanto mais próximo de 1, melhor) 0.586 0.669

Um dos dados que mais me chamou foi o da violência. Apesar do Egito ficar atrás do Brasil na maioria dos outros pontos, os números de mortes no Brasil é bem chocante.

E vocês, o que acharam?

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em agosto 20, 2010, em No Brasil, No Egito e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 16 Comentários.

  1. interessante a comparação…liberdade de religião (culto) e liberd. polícica, me preocupam, mas, o que mais me preocupa é a desigualdade entre homens e mulheres…sei de mulheres árabes que vivem enclausuradas dentro de suas casas…pretendo me casar com um tunisienne e , quando isso acontecer, espero encontrar um país mais aberto para a modernização e desenvolvimento…mais tolerante. besitos para todas.bye!

    • mas vc viu que Egito e Brasil nem estão tão diferentes assim no quesito igualdade entre os sexos.. ambos estão ruins eheheh

      • em comparação com certos países , a desigualdade entre homens e mulheres não é tão “gritante”… nós muleres brasieiras temos liberdade de expressão, liberdade de religião, de culto…ingressamos no mercado de trabalho, concorrendo em igualdade com os homens…e um fato interessante, é que, no Brasil, devido a certa taxa de desemprego…muitas mulheres são as provedoras da família. elas pagam as contas, sustentam o marido (desempregado ou que ganhem o insuficiente para manter a família) e os filhos…muitas saem para trabalhar e o marido fica em casa nos afazeres domésticos…kkkkk…cuidando dos filhos, da casa…temos no Brasil, muitas e muitas mulheres em posição de liderança, na política, no comércio, na área de Educação…nas empresas…aqui no Brasil, ainda temos sim mulheres dependentes e submissas ao marido…as “rainhas do lar”, mais escravas do que rainhas…kkkk…mas, no geral, no Brasil emancipação da mulher sim. Kiss for you!

  2. Olá,adorei seu blog!
    Ele é ótimo!
    Tenho 13 anos e pretendo me converter ao Islam,e seu blog é bem informativo.
    Parabéns.
    Ramadan Kareem 🙂

  3. Oi,vc é muçulmana,mas vc não usa o véu pq?não é obrigatório?

    • oi Claudia, sou muçulmana sim, o véu é obrigatório, mas muitas muçulmanas, mesmo em países árabes não usam, o que pode ser por diversos motivos. Já falei muito sobre mim e uso do hijab no Brasil, dá uma pesquisada que vc encontra…

      beijos

  4. Mortes violentas por crimes e drogas a cada 100 mil habitantes 29.2

    Que isso!? (falei um palavrão)

  5. esta semana tive a triste noticia que uma grande amiga minha foi assaltada, na sua propria casa (ela, as filhas e o marido), pela terceira vez…momentos de terror e panico…fiquei muito triste, no Brasil nao temos seguranca nem dentro da nossa propria casa…se trabalhamos duro para conseguir um belo imovel, seja casa ou apto., ficamos muito mais visados pelos criminosos e corremos mais riscos de sermos assaltados…se temos um belo carro, chamamos mais a atencao dos bandidos…esse e um dos motivos tambem que me faz ficar aqui no Egito…

  6. Pois é, vocês viram o que acontecem hoje no Rio? No Intercontinental?Lá estava o Serra sendo entrevistado a respeito. Com certeza, o tema segurança vai ser o carro chefe dos candidatos por causa do ocorrido. Não tá fácil.
    Para completar, eu, que desde sábado passado ando de óculos escuros de manhã, à tarde e à noite porque furtaram meu óculos no SESC Pompéia, no banheiro!!!! Espero que a pessoa que o furtou precise enxergar com um multifocal, pois a armação é barata, caras são as lentes. 😛
    Bom domingo a todas!

  7. oi Marina
    Sobre a violencia, sempre te falei que prefiro o Egito.
    Como era bom passear lah pelas 3 da manha, sem nenhum medo, com as ruas cheias de gente, ate criancas de colo, isto para mim nao tem preco.
    Eu ainda continuo achando a vida no Egito muito melhor que aqui.
    Mas cada um tem sua opiniao, e so dei a minha
    bjssssss

  8. Marina, o link não abre na reportagem… eu queria saber em que posição ficou o pior país do mundo p se viver: a Índia. Acabo meu casamento, mas não moro lá nem por 1 milhão de dólares!!!

  9. Marina, eu entendo que você sinta a necessidade de “falar bem” do oriente médio, do islã e do Egito, já que o preconceito em relação a todos eles é grande.
    Mas acreditar na liberdade religiosa em plena semi diatadura do mubarak é demais, você é jornalista, deveria ser mais informada em relação a isso. Até pq os dados utilizados pela newsweek sao os oficiais, acho bem difícil um governo com o histórico desses não maquear números!Faz- me rir…rs…

    bjs

    • Aline, acho que talvez vc não leu os dados direito, justamente a liberdade no Egito está marcada com 5.5, ou seja, bem ruim (veja que o dado, conforme explicado, significa q maior, pior)!!!

      A newsweek obviamente não iria se utilizar de dados oficiais para um tipo de diagrama deste, senão não faz nem sentido, certo?

      Acho que você confundiu todas as bolas, o Mubarak é um ditador q é contra o islamismo radical (muslims brothers no Egito) e o que faz o povo egipcio ainda apoiar tal governo é o medo de um governo islamico radical a la Irã se instale no país.

      Em relação a liberdade política, acho que vc se enganou de blog e jornalista ao fazer um ataque sem nem me conhecer, até porque já fiz inúmeros posts sobre isso e inclusive publiquei uma reportagem sobre isso quando estava morando no Egito sobre o que?? Fraude nas eleições… então cuidado antes de sair atirando sem nem ter lido direito meu post e mto menos meu blog. Olha o link: :http://egitoebrasil.com/2008/08/13/jornalista-em-qualquer-lugar/

  10. Ops, liberdade POLÍTICA!

  11. Não sei o que é mais ridículo: o lugar na lista ou o Lula dizendo que o Brasil está ótimo é só continuar com a mesma política.

Deixe um comentário e vamos interagir!

