Brasileiros não gostam de democracia


Eu nem queria discutir muito política, afinal eu não acredito em milagres e já sou adulta o suficiente para saber que muito do que vemos no congresso e planalto é um grande teatro, não importa quais sejam os atores.

No primeiro turno, votei em Marina pois acho o discurso dela muito coerente e daria uma oxigenada na forma que os governantes têm conduzido o país desde que começamos a votar em 84.

Agora o que me assusta são comentários que tenho visto no facebook, orkut e comentários de blogs por aí. Gente chamando o povo brasileiro de burro, ignorante, que quem vota na Dilma é nordestino retardado. Sim, se você é nordestino, faz uma busca no twitter com a palavra #nordeste que você vai chorar por viver em um país tão preconceituoso.

Democracia é isso: cada voto vale o mesmo que o outro, não é porque você tem uma vida melhor, estudou e não sei o quê, que seu direito de escolha é melhor ou deve valer mais pontos. Eu estou feliz de estar num país onde vence a maioria, e não mais somente a elite. E não que eu esteja dizendo que Serra é da elite, pois Dilma vai defender os mesmos preceitos capitalistas que ele, mas o que principalmente conduziu a vitória de Dilma foi a imensa população que hoje pode comer um pouco melhor, tem acesso a crediário, gente pobre que com o Prouni pode frequentar uma faculdade de playboyzinhos.

Eu sou contra o assistencialismo, não acho que é isso que salva um país, mas eu nunca fui pobre para saber a diferença que esse dinheirinho faria na minha vida. E sim, acredito que o Brasil mudou com o Lula, não dá forma que eu esperava, mas acho hiprocrisia demais a classe média que se aproveita das benesses do governo, como economia estável, e chama metade do Brasil de burro por votar em Dilma.

Eu nunca votei no PSDB e moro em São Paulo, onde estão no governo há vários anos. Aqui a violência continua a mesma, metrô é uma podreira e tem corrupção SIM. Vide a última licitação do metro. Aliás, quem acha que tem algum partido ou licitação limpa no Brasil, deveria esperar o papai noel neste natal, pois se até em licitações privadas no Brasil ganha a empreiteira que der a melhor GORJETA, lógico que no setor público, inclusive do “inteligentíssimo” PSDB, isso também pode acontecer. Aliás, é neste mesmo estado de SP que vejo policiais filando lanchinho de graça na lanchonete do lado de casa, onde a polícia passa na padaria de manhã pra pegar leite e nunca paga. E a população acha isso normal. Mas isso também é corrupção minha gente. Então calma antes de chamar os outros de burro, arrume a própria casa antes.

E quem quando era adolescente nunca viu alguém falsificando RG pra entrar na balada? Quem nunca viu um brasileiro furando fila? Então, minha gente, antes de xingar metade do país de BURRO, vamos começar por nós mesmos, fazendo nossa parte, ninguém é santo, muito menos em política. E burrice pra mim, é achar que democracia é ruim e que os votos de todos não devem ter o mesmo valor.

E não se preocupem, a Dilma não vai mudar nem atrasar o Brasil. Estamos em velocidade de cruzeiro, nem o tiozinho que leva bolinha de papel na cabeça e faz tomografia, nem a mulher que vai botar o Palocci na casa civil vão conseguir frear nosso país.

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em novembro 1, 2010, em No Brasil e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 22 Comentários.

  1. Pois é isso mesmo que você escreveu, eu como nordestina, precebo o preconceito latente contra nós.
    Quem sempre teve o que comer, o que vestir e onde estudar, não entende a proeza que o Governo Lula conseguiu… E pior, nunca parou pra se colocar no lugar de quem passava por tais dificuldades.
    E como você muito bem explicitou… os problemas do nosso Brasil não irão ser resolvidos em 4 anos de um governo X ou Y, conte aí uns 100 anos…
    Mais uma vez PARABENS Marina, por um texto tão coerente, quem dera mais pessoas tivessem essa consciência política !
    Juro que eu pensei q tu era uma fascista reacionária de direita – kkkkkkkk.
    Abração 😉

  2. Eh por isso que eu sou sua fa viu!!
    Seus posts sempre sao inteligentes e coerentes,adorei!!
    Eu amiga,ja fui muito pobre,muito mesmo,de passar fome,ter vergonha de nao ter tv,sofa,xicara em casa quando alguma amiga resolvia entrar pra me esperar antes de ir pra escola,ou mesmo quando via minha mae solucando a noite pq sabia que no outro dia nao ia ter mais nada pra cozinhar e sabe,eu aprendi tanto com isso,eu tenho um pai que ainda vive em condicoes bem humildes mesmo e com o Lula ganhou um pouquinho de dignidade enfim,sei que nao eh otimo dar dinheiro assim,mas eu sei o valor enorme que essas bolsas fazem no orcamento dele hoje.POr isso eu sempre desde que entendo oque eh politica amo o Lula,e confio nele,de verdade mesmo,ele fez oque sempre sonhou como eu quando era crianca.Estou emocionadissima de lembrar dessas coisas e feliz por ver nosso pais melhor a cada dia.Parabens!!!

  3. Eu vejo a democracia como um processo educativo pra população. Na teoria, ela ensina a igualdade, a responsabilidade, a ética, a boa conduta perante si, sua família e toda a sociedade.

    Infelizmente ela é vista de forma equivocada. Não estou desmerecendo que vê de forma certa, mas acredito que a maioria ainda não pegou o espírito da coisa. Acham que a democracia só existe no dia de votar. E soltam fogos de artifício e acham lindo.

    Sabe aquela coisa de ser religioso só no dia de ir na missa? Então, é por aí. Eu vejo brasileiro dessa forma. “Não vamos deixar as pessoas notarem que nós sabemos que eles sabem que somos hipócritas. Sejamos conhecidos como o povo do ‘jeitinho'”. E tem gente que tem orgulho disso!

    Enfim, não quero ‘esculachar’ o resultado das eleições, até porque, é um sinal de mudança, querendo ou não. No fundo, acho que o resultado é sempre potencialmente positivo. A gente só pode dizer que foi, de fato, positivo ou negativo, ao final dos quatro anos de mandato.

    O grande problema que eu vejo nas questões políticas do país é o partidarismo. E, chegando nesse ponto, prefiro parar.

    Que os próximos quatro anos sejam de mudança e que o povo brasileiro consiga aprender democracia.

  4. Concordo muito com o que vc falou, e o comentário da Viviany também é muito coerente.

    Na verdade o povo brasileiro ainda não aprendeu a viver numa democracia, é como já se falou aqui , a gente só vai a igreja em casamento ou na missa de sétimo dia; o brasileiro só acha q exerce democráticia no dia de ir votar e só pensa (se pensar) em politica na escolha do candidato. O brasileiro acha que é patriota quando a seleção joga.

    O que me deixa revoltada é que no jogo democrático não podem existir concessões sustentadas por popularidade política, e o luluismo é um fenômeno enraízado “é paternalismo, maternalismo, populismo explícito” (citando um historiador).

    O PT e suas coligações já provaram pra todo mundo que fazem o que querem e como querem sem respeitar nenhuma democracia. O uso de uma instituição do Estado para servir a interesses de governos ou a facções partidárias é inconcebível (vide caso quebra de sigilo da receita federal).

    Eu não voto em partido voto em candidato.

    Sairam várias reportagens na revista Época de outubro sobre o Lula e uma delas é uma comparação de 100 indicadores entre os governos Lula e FHC e quer saber, a revista conclui que Lula só deu continuidade ao que foi implantado no governo FHC. Sendo que a grande prioridade do governo Lula foi combater a pobreza e desigualdade.

    Como vc falou, atraves do bolsa família e prouni ele conseguiu atingir uma grande parcela do povão sofrido e mtas vezes sem dignidade de vida, por outro lado sabemos que essa política assistencialista não vai resultar em crescimento, nem do cidadão nem da democracia brasileira.

    Eu vejo a mulherada indo ao salão de beleza e ainda falam q vão lá pra gastar o q receberam do bolsa família e ainda incentivam as outras a irem atrás do benefício para arrumar o cabelo, pode ser uma minoria sim, mas ta aí uma prova de que devemos “ensinar a pescar” e não dar o peixe pronto.

  5. Marina, vc eh otima rs
    Quem eh funcionario publiuco da saude em SP nao vota em PSDB, estao sem aumento, opa, mentira, tem aumento sim, de 0,01 centavo, desde que o PSDB esta no comando do gorveno.
    Eu discordo da Katie em 2 pontos,
    1..O PT e suas coligações já provaram pra todo mundo que fazem o que querem e como querem sem respeitar nenhuma democracia….
    Katie muie de Deus, que partidos politicos nao o fazem??? Eh so estar no poder maximo que tudo gira em torno do partidarimos e suas coligacoes.
    2….Lula só deu continuidade ao que foi implantado no governo FHC….
    Nao acho que ele deu continuidade ao governo FHC, esse sim era da elite e nao escondia rs, alias, FHC se pudesse se giletaria e jogaria alcool depois pq nao se conforma ate hoje que um analfabeto e sem diploma venceu as eleicoes e pior ainda, venceu 2 x rs
    Eu venho de familia de sindicalistas e posso dizer que cresci no meio desse povo todo, tanto do PT, PMDB e PSDB.
    Eu costumo dizer que quem entra pra politica tem que dancar conforme a musica e as pessoas BEM O SABEM. Ja vi gente idealista, moralmente certinha que TEVE que ceder por conta do partido e sim se corrompeu. Viver nesse meio, dificl um que nao se corrompe e nao adianta dizer que nao ira, pq se nao o fizer danca. E qdo digo corromper, eu quero dizer, deixar de lado seus ideias e ideias de ver uma cidade, estado ou pais melhor pq infelizmente no mundo inteiro o que conta mais eh a briguinha partidaria e nao o beneficio da nacao, ninguem faz politica pro pais, fazem politica para os partidos, eh no Brasil e eh no mundo todo.

    Eu tb concordo contigo, nao sou a favor do assitencialismo exagerado, porem, eh gracas a ele que muitos, como a Marina disse, estao cursando faculdades, obvio que sempre havera os malandroes querendo levar vantagem como vc disse das mulheres no salao d beleza.
    beijos

    • Taciane, no 1 eu concordo, TODOS partidos brasileiros visam seus próprios interesses.
      no 2 não fui eu quem falou isso não, foi a reportagem da revista Época que equipara os dois governos e diz q Lula só deu continuidade

      hahahah essa foi otima
      “alias, FHC se pudesse se giletaria e jogaria alcool depois pq nao se conforma ate hoje que um analfabeto e sem diploma venceu as eleicoes e pior ainda, venceu 2 x ”
      eu votei no Lula várias vezes, mesmo qdo ele não ganhava, época de Collor e FHC, por ele e não pelo partido.
      eu tb tive essa vontade de me giletar e jogar alcool ehehhe qdo o Tiririca ganhou como deputado aaaaahhhhhhhh pelo amor o que é isso ???

      bommm não vou ganhar nada mesmo discutindo politica e quer saber tb sou funcionaria publica e estou sem aumento há muuuiiiittttooooo tempo e pasme, alem de ser efetiva concursada, tenho de fazer provinha pra ter aumento, é mole??

  6. Divulguei seu texto no meu twitter (@lummne)
    Parabéns adorei!!
    Olhe esse tumblr aqui:
    http://xenofobianao.tumblr.com/
    Faz denúncia contra o preconceito!
    Salam!

  7. Marina, poucas vezes faço comentários no seu blog, mas estou sempre por aqui lendo os seus posts. Puxa, eu adorei este post aqui….você disse simplesmente tudo!!!
    Viva a democracia, mesmo que ela seja limitada na sua essência, afinal não podemos equecer que o nosso modo de produção capitalista impôe limities a ela.
    “Mas vale o barulho da democracia que o silêncio da ditadura” ( Dilma)

    Parabéns Marina pela clareza e profundidade do seu post!
    Grande abraço,

    Luiza

  8. Marina, parabéns pela lucidez do seu texto.

    Juro que tbm pensava q tu era eleitora do Mr. Burns, hihihihhihi.

    Mas estas eleições serviram pra uma coisa: mostrar o quanto o nosso país ainda é hipócrita, conservador e possui uma elite do sul-sudeste extremamente arrogante e preconceituosa!!!

    Olha esse link aqui, o nível dos comentários no twitter é REPUGNANTE. Por conta de tanto preconceito, eu tenho medo de ir morar com meu marido em SP. Melhor a gente ficar aqui na Bahia e não se “misturar”. Os paulistas e sulistas estão divindo o país, e eu não quero fazer parte disso. Não quero ser tratada como “uma baiana de merda” na sua terra. Melhor eu ficar aqui mesmo, onde sou tratada dignamente.

    Ah, eis o link:

    http://kioshi.blogspot.com/2010/11/xenofobia-no-twitter-contra-nordestinos.html

    • mas como, eu fiz um post totalmente dedicado a bolinha de papel!!! uahauah talvez minha ironia não ficou clara… eheheeh

      olha, eu acho que o preconceito pega mais para pessoas mais simples, que tem empregos menos bem pagos e tal.. é esse povo que o pessoal daqui gosta de detonar.. não acho que sofreria preconceito aqui sendo médica, afinal, o povo daqui acha que médico é tudo rico ehehehe (hipocrisia)

      • Marina, eu pensei q tu fosse de direita por causa de um comentário no blog da Monique, sobre reforma agrária. Assim como muita gente pensava o mesmo de mim pelo meu post “Brasil-Terra de Vagabundos”. mas o que eu critico são justamente as pessoas que tiveram oportunidades e não fizeram nada! e isso ocorre mmuuuuuito mais nas classes média/alta! É muita sacanagem cobrar do pobre sem lhe oferecer os meios para o crescimento! Cobrar trabalho e estudo do pobre/miserável sem lhe oferecer as condições!
        Pô, o proletariado é VÍTIMA do nosso sistema social excludente e ainda é tachado de CULPADO pela elitezinha de merd*!!!!

    • Nossa, estive visitando o link não imaginava o tamanho da agressividade e ignorância de muitas pessoas em relação ao Nordeste!
      É uma pena saber que nosso país tá dividido assim….o pior de tudo é a falta de conhecimento das pessoas e o seus pré- conceitos sobre os nordestinos.

      Lamentável!!!!
      Luiza

  9. Pior que eu sofreria sim, Marina. Episódio que aconteceu comigo num congresso de Psiquiatria em 1994, aqui em salvador: teria uma sessião científica com residentes de psiquiatria de todo o Brasil pra trocar experièncias. Na época eu era estudante de Medicina, mas como me interessava por Psiquiatria, me inscrevi p congresso.

    Pois bem, os residentes foram chegando. Aí um grupinho de 3 pessoas perguntou de onde eram os demais. Eram todos profissionais do Nordeste: bahia, alagoas, ceará…

    Simplesmente eles falaram: “ah, perdemos nosso tempo vindo aqui” e foram embora. No crachá dos 3 constava que eram de SP. Veja que exemplo!!!!

    Sem falar no tradicional diãlogo que sempre ocorre comigo qdo estou por esses lados:

    – Vc é de onde, Sheila?
    – Sou baiana, de Salvador.
    – Como assim???? Vc é baiana e não é PRETA????!!! (insira aqui ar de desprezo do interlocutor)
    – Não, não sou. Algum problema se fosse?
    – (….)

    • Acho que a Dilma é uma boa opção para o país e fiquei muito satisfeita com a vitória dela porque representa um grande marco na história do Brasil…imagina que nós começamos a votar em 1932 e já temos uma mulher na presidência…devia ser encarado assim e não como quem votou ou deixou de votar…

      A questão do nordeste é muito chata, sou do NE …e já tive várias oportunidades de ir à SP( porque os meus avós paternos moram em Santos e o meu pai é de Santos) mas não fui porque não queria ser zoada…acabei vindo morar em Portugal e sendo zoada na mesma…e os motivos pelos quais brasileiro é zoado aqui são sensivelmente os mesmos que os nordestinos em SP, eles acham que todo brasileiro é burro, porque a maior parte dos que vêm para cá trabalhar não tem nenhuma escolaridade…imaginem o que é que eu passo todos os dias…

      Queria aproveitar a oportunidade de comentar e perguntar à Sheila se o blog dela ainda existe, eu sempre lia o blog, torcia muito por ela e gosto de pessoas verdadeiras assim.

      Já escrevi muito…

      Bj Marina;)))))))))))

  1. Pingback: Tweets that mention Brasileiros não gostam de democracia « Egito e Brasil -- Topsy.com

  2. Pingback: Brasileiros não gostam de democracia « Egito e Brasil | Revista Veja Brasil

  3. Pingback: Brasileiros não gostam de democracia « Egito e Brasil | Veja, Brasil

  4. Pingback: Brasileiros não gostam de democracia « Egito e Brasil | Jornal do Brasil

  5. Pingback: Brasileiros não gostam de democracia « Egito e Brasil | Olha Brasil

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: