Política no Egito – rumores de uma improvável revolução


Esta semana aconteceu um fato histórico entre os países da África branca e que são há décadas liderados por ditadores. Exemplos não faltam: o Egito tem o Hosny Mobarak há 29 anos , a Libia o Muammar Gadaffi governa há 42 anos. E a Tunísia teve por 24 anos Zine el Abidine Ben Ali, foragido agora na Arábia Saudita desde sexta-feira passada depois que uma revolta da população deu fim à sua ditadura.

Quase que automaticamente, os egípcios receberam a notícia com revolta em relação à sua condição. Nas redes sociais como o Facebook, egípcios transformaram o fato numa motivação perfeita para reclamar dos seus diretos também e planejar uma revolução na terra dos faraós. E ela já tem até data: 25 de janeiro.

É claro que revoluções com datas marcadas geralmente não saem do papel. As grandes mudanças acontecem de repente, com muito desespero e algo orquestrado e pessoal realmente dando a cara para bater e os corpos para morrer. E os egípcios, apesar de serem milhões, são mais mansos em relação à política. Eu torço para que algo aconteça, mas na atual circunstância é um pouco difícil e provável, analiso, mas não deixa de ser uma esperança.

O único problema é que assim como na Tunísia o primeiro ministro continua seguindo o que o presidente fazia e representa ainda a política antiga, no Egito Hosny Mobarak tem dezenas de abutres esperando sua morte para talvez, ocuparem seu lugar, e basicamente pouca coisa mudaria para a população. O processo de liberdade política é muito longo e difícil, veja no Brasil, quantas barbaridades nossos políticos fazem e olha que já temos quase 30 anos de democracia.

Agora vamos esperar o dia 25, e ver o que realmente acontece.

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em janeiro 16, 2011, em Sem categoria e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Marina, isso aqui nao da em nada.
    Coitado desse pessoal que ta “preparando” revolucao via FB, nao digo nada se nao forem presos acusados de conspiracao contra o governo. Um blogueiro mesmo ficou 3 anos preso por conta disso.
    Outra coisa, como os egipcios mesmo dizem “Egipcio eh preguicoso, sempre espera alguem comecar pra entao se juntar e fazer alguma coisa” e o comentarios eegue “mas quem vai comecar primeiro??? Entao vamos esperar”..
    Nao sao palavras minhas, que fique claro, isso eh papo deles na rua fazendo piadas da condicao mental que eles tem em ir contra qq coisa.
    Por isso que duvido que qq coisa aconteca por aqui, seria bom, porem…. o povo tem medo do exercito do Mubarak, que alias ele trata a pao de lo.
    Para mim seria uma surpresa e tanto se algo em relacao ao que aconteceu na Tunisia baixasse por aqui.
    Esta coisa esta contaminando outros paises arabes, nao sei que vc acompanha, mas essas manifestacoes tb estao ocorrendo na Argelia, Marrocos e Jordania e tentando vir pro Egito, houve manifestacao de apoio na frente da embaixada da Tunisia aqui no Cairo, meia duzia de gato pingado foi la comemorar a queda do presidente e pedir a saida do Mubarak, ate mesmo na Tunisia os gritos eram de “o proximo sera vc, Mubarak” heheheh
    Que Deus nos ajude!!!
    bjo
    bjo

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: