Sabores de Alexandria – comida egípcia


Mais um post sobre comida. Ontem Musta ficou conversando com a mãe e relembrando como fazer um prato típico de Alexandria: Keshk bel gamberi (traduzindo: keshk – sei lá qual a tradução na verdade ehehe – com camarão).

No começo, confeso que achei os ingredientes um pouco estranhos e quase fiquei com nojinho ahaha Coisa que aconteceu muito no Egito, mas só me serviu para demorar para experimentar as coisas boas. Eu sou meio chatinha para comer, e na verdade se fosse menos medrosa teria comido mais coisas gostosas que hoje não encontro no Brasil.

Mas bem, voltando ao jantar de hoje, Musta falou que ia fazer. Eu lembrei que nunca tinha visto isso no Egito.
– É porque lá você era cheia de nhé nhé nhé, então nem fazia essas coisas!! – ele respondeu.

Então, ele pegou mais ou menos 500 gramas de camarão médio, tirou a casca, cabeças e sujeirinhas. (tenho nojo de fazer isso, só compro se estiver limpo ahah mas como ele é de Alexandria, fez tudo rapidinho)

Aí ele pediu os ingredientes:
– 3 colheres de sopa de arroz
– molho de tomate
– 1 colher de farinha de trigo
– cebola
– alho
– cardamomo
– pimenta do reino (compramos sempre a inteira e moemos em casa)
– óleo
– hortelã seca

Confesso que achei isso uma mistureba sem tamanho e pensei, vai dar me@$%%. ops, não posso dizer o que pensei.
– Mas que coisa esquisita, não quero nem ver!! – disse e ele ficou bravo.

Passados uns minutos, pediu minha ajuda para fritar a hortelã seca no óleo (ãhn??)… reclamei e falei que aquilo era muito ruim. Musta ficou bravo de novo comigo e mandou eu fritar. OK.

Bom, só sei que ele mistura o resto dos ingredientes e vira uma espécie de pasta, e por cima joga essa hortelã frita. E depois se come com pão árabe.

Ficou assim:

Esses pretinhos são a hortelã frita

Sirva em pedaços de pão árabe

 

 

Preciso dizer que comi tudo? ahaha Delíciaaaaaaa!!! Um sabor diferente, a hortelã ficou suave e o camarão, hummmm. Preciso aprender a ser menos preconceituosa com comida.

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em janeiro 18, 2011, em No Brasil e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. Como assim? Ele me convidou para comer isto domingo e já fez?

  2. “Musta ficou bravo de novo comigo e mandou eu fritar. OK.”

    E vc como uma boa esposa, respondeu:

    “Sim, marido!”

    hahahahhaha…..

    Bom apetite

    Beijos e fiquem com Deus

    Barbrinha

  3. Sabe o que está sendo engraçado????
    Em plena época de regime, é quando vc está mais postando sobre comidinhas… hehehehe
    Olha aí o subconcsiente pedindo socorro!!! rs
    Receitinha anotada.
    Lindo dia pra vc!

  4. Marina, aqui so faco de frango ou carne, pq o marido gosta com pato ou pomba (ECAAAAA) e eu me recuso a cozinhar pato ou pomba kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas a receita eh diferente do keshk de camarao.. Vou fazer essa receita ai do seu marido hoje hauahuahau
    bjo

  5. Oi… fiquei morrendo de vontade de provar! Mas não entendi como se faz… 😦
    Será que vc não pode passar a receita certinha?
    Gracias!!!!

  6. Marina, faltou a receita explicadinha!! To morrendo de vontade de experimentar! Parece super saboroso!

  7. Olá,dona moça!

    Ficou bonito! mas eu sou vegetariana e não chegaria perto! Acho que daria um ótimo recheio de acarajé.rsrsrs(brincadeirinha)

    Abraço,
    Maria Flor

  8. Acho que prefiro este seu prato, ao frango…rsss…obrigada pela dica..vou fazer do seu jeito agora!!!!!

  9. Enquanto as meninas falam que vão fazer, eu falo: “MAINHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, vem ver essa receita que delícia pra senhora fazer”
    kkkkkkkkkkkkkk

  10. Hmmmmm….. parece delicioso mesmo…. passa a receita, D. Marina…rsrs Dá os ingredientes e mais nada? Não vale! Parece até um risoto de camarão. Quero provar, please! bjs

  1. Pingback: Egito | 108 super dicas | Domingão de Twittadas

Deixe um comentário e vamos interagir!

