Lista de livros de português para estrangeiros (do Musta)


Outro dia falei das leituras do Musta para aprender português, e alguém me pediu indicações de livros. Existem diversos métodos para estrangeiros, alguns são mais difíceis de seguir sozinho, outros eles se viram. O Musta na verdade teve que se virar com todos, porque eu odeio ensinar, então acho que são muito bons, pois ele escreve também muito bem.

Aqui está o que ele já usou ou usa:

–  How to say anything in Portuguese? – Como dizer tudo em português

– Falando lendo escrevendo Português – Um curso para estrangeiros

– Dicionário Árabe – Português (Bazar Editorial)

-Português – Via Brasil – Um curso avançado para estrangeiros

Dicas pro estrangeiro se soltar na língua:

– manda ele comprar coisas na padaria. Mesmo que ele diga que não vá conseguir, grite até ele criar coragem. Padarias sempre rendem grandes aprendizados ehehe

-Deixe ele ver programas idiotas ou novelas. Tem coisas tão bizarras na nossa TV que ele vai acabar ficando curioso pra entender e vai melhorar no idioma.

– Não deixe ele ficar na internet o dia todo ouvindo música/filme árabe nem ficar falando com amigos no skype todo santo dia. Tem que falar com brasileiros, fazer amigos aqui também e ter uma vida normal.

– Segure para não rir de todo erro que ele comete.

– Chame atenção dele toda vez que trocar um P por B. Mas toda mesmo, não deixe passar, ensine direitinho a diferença que ele nunca mais fará isso.

– Ensine ele a ser fanho e ridículo para falar certo palavras como pão, mãe, mão.

– Faça ele fazer os pedidos no restaurante.

– Deixe ele pegar condução sozinho. Ele vai se perder muitaaaas vezes, mas sempre acha o caminho de volta 🙂

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em janeiro 19, 2011, em No Brasil e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Quanto mais exposto ficar ao idioma, mais rápido vai aprender. O problema é quando ao invés disso, eles ficam com a cara grudada no computador ligado só ao mundo árabe. Sempre admirei muito Mustafa pelo interesse dele em aprender português.

  2. Só uma curiosidade: o Musta seguiu essas dicas com você quando estavam no Egito? 🙂
    Tem que contar seus micos tbm!
    Beijos

  3. Marina, o q eu acho q impede muitos gringos de adquirirem fluência no português logo é a superproteção de algumas esposas. A maioria trata seus maridos gringos como seres incapazes e retardados! Claro q a gente se preocupa, tem medo de acontecer algo com ele, mas, poxa, é a vida! Coisas ruins podem acontecer aqui ou no país dele, e ficar agindo como “mãe” não vai adiantar nada!

    O meu marido já fala um português muito bom com apenas 2 meses de Brasil. eu até dei um livro a ele de português brasileiro (é importante sempre procurar material de português brasileiro, se não quiser q ele vire o Manuel da padaria ;)), mas creio q o livro não contribuiu nem 1% para o aprendizado dele.

    Ele prefere: ler revistas brasileiras(com o dicionário do lado, procurando as palavras q não sabe)- já evoluiu bastante, de gibi da Mõnica para IstoÉ. Assistir programas na TV a cabo – e sempre colocar a opção de idioma português.Fazer compras sozinho. Ah, e com 1 semana de Brasil, ele pegou um onibus sozinho, sem me avisar, e foi visitar minha mãe (fiquei super-orgulhosa rsrsrs).

    Eu acho q só assim mesmo p aprender um idioma: na prática do dia a dia!!!

    Beijos!

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: