Revolta no Egito – uma incerteza que dói


Mais um dia de manifestos terminou, e Mubarak tenta mostrar sua força com o apoio do exército. Não será o caminho fácil, tivemos a ligeria esperança no começo disso tudo de que ele poderia ceder, e se não cedeu até agora, é porque o resto do mundo continua a apoiar a ditadura.

Não preciso nem mencionar quem e porque os apoiam, quais são os interesses, para bom entendedor meia palavra basta. O que me dói é ver na mídia (e não, não estou criando uma vítima aqui, a realidade é dura e crua, e eu não tenho medo das minhas posições) e algumas pessoas que acham que sabem mais de Egito ao ver o país no noticiário por três dias, e que agora se tornaram grandes entendedores de política no mundo árabe e, além disso, possuem uma bola de cristal que conseguem prever qualquer coisa. E como eles prevêem a entrada do “mal” por meio dos irmãos muçulmanos, acham que é melhor uma ditadura opressora, com prisões políticas, com falta de futuro, de emprego, de comida, por temerem um “mal” que eles nem ao menos conhecem, porque duvido que quem tem falado essas asneiras saiba quais são os planos de governo dos irmãos muçulmanos, qual a atuação deles no Egito em todas essas décadas de oposição (eles surgiram bem antes de Mubarak, com certeza vc nem saiba disso também) e muito menos tenha ideia do que eles realmente são. E não estou fazendo nenhuma defesa deste grupo, pois na minha visão de mundo e fé, religião não deve se misturar com política, ainda mais num país onde existem outros credos importantes, como o Egito.

A minha defesa aqui não é por um grupo ou outro, mas só da democracia. As pessoas têm o direito de votar, e isso que importa, quem elas vão escolher, é futuro. Agora querer privar um povo inteiro de ter esse direito, por conta de medos de algo que vc nem conhece direito, é prepotência demais, orgulho infundado, medo covarde.

Será que é tão difícil assim dar o direito de democracia para os outros quando não é do seu interesse apenas?

***

Voltando ao título do post, este é um momento de incertezas doloridas. O mundo continua se fazendo de surdo e mudo, e com isso Mubarak não larga o osso.

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em janeiro 30, 2011, em No Brasil e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. A situação é realmente muito difícil. Espero que o povo egípcio consiga sair vitorioso dessa revolta e que esta crise acabe o mais rápido possível para que o povo egípcio possa ter, finalmente, melhores condições de vida e tranquilidade. E que nós, que moramos aqui mas temos algum ente querido que vive no Egito, possamos ficar tranquilos em saber que eles estão bem.
    Durante todos esses dias não consegui me comunicar com ninguém de lá, estou muito preocupada. Preciso de notícias, mas só oque posso fazer é continuar tentando, rezar e esperar.
    Que aconteça tudo oque for realmnte melhor para o Egito e seu povo. Estamos torcendo para isso.

    • Mari .. eu gostaria de ajudar .. estou conseguindo falar tudo dia com minha familia .. me passe os telefones que peço para minha irmão ligar .. ou até endreço de alguem que meu sobrinho fará uma visita com muito prazer ..
      meu email é ahmadmeguid@hotmail.com

      • Muito obrigada, Ahmad. Você é muito gentil. Estou sem o telefone, só tenho o endereço. Mas acho que talvez não seja bom seu sobrinho ficar andando pelo Egito por esses dias, não sei se pode ser perigoso pra ele. Mas muito obrigada mesmo, você é uma pessoa muito gentil.

  2. Marina, Mustafa e todos os interessados ..
    Estava realmente preocupado com a posição do exercito – das forças armadas em geral – nessas manifestações todas .. mas um parente meu – sem dizer grau nem onde para não o prejudicar – comentou, e a mim chegou esse comentário, que as forças armadas está ao lado do povo e sua liderança está exigindo a saida do Mubarak .. de fato a nomeação do Omar Suleiman não é nada mais nada menos que pavimentação da estrada para esse caminho .. mas também Omar Suleiman não é muito bem visto no Egito .. a pesar de eu pessoalmente respeitar ele e achar que seria um bom interino até a realização das eleições direitas em setembro desse ano, mas o povo e o exercito no momento está pedindo o Marshal Sami Anaan chefe da concelho maior de guerra Egípcio .. para assumir o cargo interinamente .. isso deve acontecer em poucas horas .. não dias .. de qualquer jeito .. a essa altura de campeonato o Mubarak está apostando na paciencia – que não vai esgotar, e o cansaço, que nunca vai impedir, do povo egípcio .. uma tentativa desesperada de prevalecer .. mas plano B seria Omar Suleiman e eu acho que seria bom mesmo isso acontecer antes que vire um verdadeiro banho de sangue igual ao Nicolae Ceauşescu da Romania em 1989 ….

  3. Tenho conseguido falar todos os dias no cel ou no fixo. Acabo de falar agorinha e hoje foi o único dia em que a voz dele estava serena. Pude ouvir até crianças brincando e jogando na rua. Muito melhor que os gritos, os tiros e as sirenes de policia das últimas vezes.
    Mas sinceramente, escutar a voz tranquila não sei se foi uma coisa boa ou ruim. Até agora não compreendi se é voz de quem está passando por um momento de calmaria, ou por uma situação de possível desistência, de desilusão, de achar que é tudo em vão. Simplesmente não sabem o que vai acontecer pela frente. A incerteza além de terrível causa uma enorme sensação de impotência. Tive que desligar porque era a hora dele fazer o “turno” pelo bairro, para impedir saques dos pilantras que outro pilantra resolveu soltar. Essa é a preocupação maior no momento, guardar os seus e as suas coisas, porque não há polícia nas ruas para fazer isso. Boa (e podre) estratégia para desviar o foco. Mas espero que a luta continue. E que como disse o Mostafá linda e emocionadamente “Eu sei que machuca, mas eu posso te garantir que este filho merece toda esta dor e sangue… porque o nome dele é LIBERDADE”.
    Vamos Egito!!! Estamos com você!!!

  4. Mais uma vez, parabéns pelo seu blog. Eu e minha esposa o acompanhamos desde que decidimos passar dois meses morando no egito, entre outubro e dezembro do ano passado e as suas orientações nos ajudaram imensamente nesse período. Sobre a irmandade Muçulmana, onde posso achar materiais confiáveis acerca deles? no período em que passamos no Cairo as opiniões que recebemos, desde os taxistas até professores da UAC foram bastante negativas. Contaram que eles manipulam as camadas mais pobres da população e que o slogan “o islã é a solução” teria uma comnotação fascista. Te pergunto isso justamente por querer entender melhor essa organização e é difícil encontrar análises confiáveis. Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelas informações que divide com todos por aqui.

  5. Eu consigo falar pelo cel com meu noivo que tenta sair de Alexandria, ele teve que ir atender um aniversario de um primo, mas ele mora Shanshour – Ashmoun, estou apenas aflita pois não sei se é seguro se locomover dentro do Egito agora…mas oq me resta é rezar e pedir pra que Mubarak saia.

    Se Deus quiser muito breve mesmo, ele estará deixando o cargo.
    Um abraço a todos os egipcios

  6. Juliana .. Mais uma vez acho que você não conhece bem os egípcios .. rsrs .. nós somos cabazes de fazer até piada dessa situação, a serenidade é um bom sinal 🙂 enquanto não atingimos nossos objetivos ficamos inqueitos .. e isso geral .. somos povo ligado a terra .. ligado a patria .. e por isso .. falo pra você .. a cada dia que passa estou com mais certeza que tá acabando .. Mubarak está no fim .. não passa de amanhã ….

  7. jufig08@gmail.com

    Engraçado Ahmed, não entendi o porque vc escreveu “Juliana .. Mais uma vez acho que você não conhece bem os egípcios .. rsrs” já que nunca comentou sobre algum comentário que eu fiz… Preste atenção quando fizer seus comentários para não confundir os nomes e pessoas.O meu nome por exemplo eu sempre assino nome e sobrenome, como está escrito acima.
    Inshallah que amanhã na marcha dos 1 milhão o tirano e seu sistema caia e que com isso nasça uma nova nação.

Deixe um comentário e vamos interagir!

