Um novo ponto turístico no Egito – Tahrir square – e o Egito é sujo?


Eu acho que o Cairo ganhou um novo ponto histórico a ser visitado por todos: Tahrir square. Se vocês olharem agora a Al Jazeera, vão se arrepiar. Estão esperando 1 milhão de pessoas, que mesmo sem transporte, estão se juntando lá.

Mas olhar aquele quarteirão, as vozes gritando, as bandeiras do Egito tremulando é algo único.  Com certeza, um dos primeiros lugares que irei pisar no dia que voltar ao Cairo.

Para mim os  egípcios não são um exemplo só para o país deles, mas para o mundo todo. As pessoas estão realmente tocadas pela força deles. E já sabemos que é um caminho sem volta.

***

O Egito é sujo?

Eu lembro que sempre ficava nervosa quando alguém vinha do Egito e me falava “nossa, como o país é sujo, as coisas são sujas”. O vídeo abaixo explica um pouco disso. O que sentia nas pessoas que apenas faziam a crítica, é que elas não tinham aberto seus corações para entender um pouco a vida difícil e sofrida que os egípcios tinham. Todos os egípcios amam seu país, querem que ele seja melhor, porém décadas de repressão havia tirado qualquer senso de cidadania deles, o descaso do poder público era latente, mas claro, era mais fácil simplesmente dizer “o Egito é sujo”. Para estas pessoas, acredito que o vídeo abaixo é uma grande resposta de amor.

A new spirit of national pride

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em fevereiro 1, 2011, em No Egito e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Limpeza super simbólica.

  2. Estou com olhos cheios de lágrimas de não estar com eles hoje .. vou ser curto no meu comentário .. isto é uma verdadeira festa da democracia .. e simplesmente seria a maior manifestação popular na história ..
    Nós somos assim, tudo tem que ser faraónico .. rsrs .. YA RABBBB

  3. Concordo com você! O Egito é maravilhoso. A cultura é muito rica e as pessoas muito amigas. Amo aquele país.

  4. Parabéns a todos os egípcios que venceram o medo e sairam as ruas exigindo seus direitos,que o Egito seja uma exemplo a todos os paises que possuem o mesmo sistema de governo ditatorial como ainda é lá, mas que esperamos que acabe em breve.
    E que seja tomado como exemplo por nós brasileiros que tambem que vemos tantas bizarrices em nosso governo.

    • Por isto que escrevi que esta limpeza é simbólica. Limpar a ditadura do Sr. Mubarak, limpar a corrupção e tudo o mais que é prejudicial aos egípcios. Mas, esta limpeza serviria ao nosso país, tudo que estagna por aqui também. Infelizmente, nosso povo precisa de educação para entender o que é cidadania, e aprenderiam a votar, mas votar não trazendo novamente políticos corruptos para nos representar. Agora, vamos é torcer para os egípcios solucionarem a vida deles, para que assim possam ter democracia e terem uma vida melhor.

  5. Oi Marina,

    Eu li um artigo muito bom:”O Egito a caminho da revolução.O que fazer?”.Lembrei de vocês.Talvez,você já o conheça,é da CARTA MAIOR.Segue o link:http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17333&boletim_id=815&componente_id=13401

    Abraço,

    Maria Flor

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: