Assassinatos no Egito, o regime se intensifica, entrevista de Mubarak


Boa noite a todos. Desculpem a ausência no dia de hoje, mas tive muitas pendências para cuidar na minha real e ao voltar para casa não estava nada bem, tenho sentido um mal estar, pressão, tenho certeza que tem relação com tudo isso que se passa no Egito e precisei dormir umas 4 horas direto para me sentir bem e vir aqui postar agora quase meia noite.

Para resumir, este foi um dia mais estranho no Egito. Enquanto muita gente no Egito começa a defender os finais do protestos, alegando que os egípcios já conquistaram suas demandas e que agora o país deve seguir em frente, até as eleições, na minha visão a face de ditadura ficou muito mais pesada, com mortes sangrentas pagas pelo governo e perseguição à imprensa.

A Vodafone emitiu um comunicado aqui reiterando que não é a empresa que está mandando os torpedos para todos os seus clientes, mas que está sendo ordenada pelo governo a fazer isso, veja no comunicado de 3 de fevereiro: http://www.vodafone.com/content/index/press.html

Enquanto isso, jornalistas de todos os países, inclusive do Brasil, foram acuados e ameaçados. Um regime que se diz em transição, faria tais coisas? Vejam: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/02/policiais-podem-estar-entre-ativistas-pro-governo-no-egito-diz-enviado.html

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/870194-presos-no-egito-jornalistas-brasileiros-sao-forcados-a-deixar-pais.shtml

Fora isso, como vocês já devem ter lido em todos os lugares, o governo está pagando pessoas para agir com violência nas ruas. Depois de abrir prisões e bloquear internet, celulares, mais essa. Na noite de ontem atiraram com arma de fogo e cerca de cinco pessoas foram mortas. Isso é coisa que um regime que se diz em transição faria?

Agora o que me dói mesmo, é ver que a mídia estatal e as teorias de conspiração (que entre nós, é coisa que egípcio adora, eles sempre acham que tem um Mossaf infiltrado perto deles, ou coisa do gênero) conseguiram fazer a cabeça de muitos, especialmente do povo classe média para cima, que cansou de não poder ir passear no shopping e não poder planejar suas férias de verão fora do Egito, e que agora estão postando barbaridades no facebook e afins. Tem gente até com fotinho do Mubarak defendendo ele. É vergonhoso. Pior, eles dizem que os protestos foram armados pelos outros países, como Israel, para desestabilizar o Egito. E que a Al Jazeera é de Israel (ãhn?), e que tem israelense infiltrado nos protestantes anti-Mubarak (ãhn?2) e que o mundo deveria ficar de fora das questões políticas do Egito (ãhn?3 – eles não conhecem algo chamado globalização?).

Bom, me surpreende que mesmo com internet, acesso à informação, tem egípcio ainda tão infantilizado. Bom, com 30 anos de lavagem cerebral, talvez não seja fácil sair do lugar comum, tenho que pensar nisso também.

Amanhã está marcado um grande dia de protestos, veremos. Mubarak disse a ABC que não sai por amor ao país, pois se ele deixar, o Egito viverá o caos. E claro, o vice Suleiman pegou o gancho que a mídia ganha e agora diz que os Muslim Brothers pegariam o poder se eles deixassem. Caramba, eles realmente acham que depois de tudo isso, o mundo deixaria um grupo tomar o poder sem eleições? Vejam trechos da entrevista aqui: http://abcnews.go.com/International/egypt-abc-news-christiane-amanpour-exclusive-interview-president/story?id=12833673

Para finalizar, Obama finalmente se mostrou menos em cima do muro, e está negociando a saída de Mubarak, num período de transição Suleiman ficaria no poder:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/02/eua-discutem-proposta-para-saida-imediata-de-mubarak-diz-jornal.html

Amanhã o dia promete.

Obrigada a todos que tem recorrido ao blog e comentado.

 

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em fevereiro 3, 2011, em No Egito e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 9 Comentários.

  1. Uma pena o Egito estar vivendo tudo isso mesmo :/ Eu nunca imaginei q as coisas fossem tomar esse rumo, por mais que todas as revoluções são violentas, mas to com tanta conspiração e manipulação, sinto muito nojo do Mubarak.
    Vamos ver oq vai acontecer amanhã.
    Fica com Deus vc e o Mustafa.

  2. Estou muito preocupada, triste e ansiosa com tudo oque está acontecendo no Egito. O pior é que parece que o povo já está cansado e alguns estão desistindo de lutar, espero que não desistam, que sigam lutando. O povo tem muita força, tudo oque vale a pena conquistar é difícil de se conseguir. Não os culpo por estarem cansados, afinal a vida está sendo ainda mais difícil do que já era (escassez de alimento, falta de transporte público, alta nos preços dos alimentos, extrema violência e insegurança, etc.), realmente para quem está lá esses dias devem estar sendo muito difíceis. Mas oque eles tem que pensar é que se o Egito mudar a vida deles pode melhorar muito, tudo pode ser melhor e estes dias difíceis ficarão para tras. O povo tem o poder nas mãos, basta querer e saber usar este poder, o povo é maioria, a união é que pode fazer a diferença. O povo pode mudar a história do Egito, mas tem que haver união, uma união de todo o povo egípcio. O problema é que o Egito está dividido. Se todas aquelas pessoas que estão protestando já conseguiram fazer uma grande mobilização, conseguiram fazer com que os olhos do mundo se virassem para o Egito, imagina o que o povo egípcio conseguiria se estivessem mais unidos. Eles não podem se deixar abater, eles tem que reavivar a esperança por um Egito melhor.
    Bem, vamos ver oque vai acontecer hoje, espero que eles consigam mobilizar muita gente para os protestos de hoje. Espero também que não haja violência, meu medo é porque o governo está tentando tirar de lá toda a imprenssa estrangeira. ai eu fico me pérguntando o que eles querem esconder, o que o governo pode querer fazer hoje contra os protestantes que eles não querem que o mundo veja. Realmente eu temo. Vou rezar para que nada de mal aconteça.
    Um abraço, Marina. Salam!

  3. Esou estarrecida com tudo o que tem acontecido. Nunca comentei aki mas acompanho teu blog.
    Se você e o Mustafa estivessem no Egito, vocês iriam a praça também??

  4. Lamento muito toda essa situação, espero realmente que tantas mortes valham a pena.
    Estou muito preocupada, pois meu “habibi” desapareceu, não tenho tido contato com ele desde quinta, 29/01, soube através de amigos em comum que “está bem”.
    Estou com uma viagem marcada pra lá em Abril, mas já não sei como se desenrolará isso.

  5. Oi, Marina!
    De forma alguma, você não me desanimou. De qualquer forma, quero ter um contato com o idioma!

    Mas podemos “dissertar” sobre as aulas que teu marido dá, né? Quero saber preços, se tem que formar turmas ou só particular e tudo o mais! Agora q saí da empresa, não posso pagar por um curso por causa da facul, mas me interessa sim! Até pq, se eu arrumar um emprego logo, posso contratar os serviços do teu marido! Combinado?

    Sobre esse post… mais uma vez, lamentável. No twitter, falei que o Mubarak é a versão egípcia do Coringa: Why so serious? … Não é possível! O caos instaurando e ele se pronunciando calmamente! Coisa de louco!

    Vi a entrevista que ele deu, achei legal!

  6. Oi Marina…tudo isso é lamentável.
    Tô em sp até domingo meio dia, queria te ver….meu msn nao tá funcionando..to aqui em perdizes…me manda teu tel por email porfavor..robberta.braga@gmail.com
    bjo…ahhh adorei o novo layout!

  7. Olá Marina! Que feliz fiquei com a sua visita e comentário! Estou buscando informações como louca pela net e noticiários. Sinto meu coração apertado por ver tanta barbárie proveniente desta insanidade governamental. Estou triste e apreensiva com tudo isso, mas penso também que o povo egípcio é forte o suficiente para resgatar sua verdade. Preocupei-me bastante com o amigo que está lá e para ele bem como, para todos tenho rezado bastante para tudo se resolver. Vou linkar voce para ter informações de agora em diante.
    Bjo Cris

  8. Marina, se vc soubesse o que circula na embaixada americana aqui ai sim vc ficaria ASSUSTADA!!!
    Nao pense que o Obama ta de bobo na coisa pq nao ta mesmo. E tudo que vier de la (USA) ou de ca (Egito) ha de se ficar com o pe atras, nada do que eles soltam na midia tem relevancia como o que eles se comentam no “tete a tete”, entende??
    O veio so cai se o exercito egipcio se virar contra ele, do contrario pode esperar o pior, pq cedo ou tarde ha de vir
    bjo

Deixe um comentário e vamos interagir!

