Referendo no Egito – o importante é votar


A mídia pouco falou do primeiro passo a uma democracia que o Egito está dando hoje: estão votando num referendo, pra aprovar algumas emendas na constituição. O assunto no país é ainda polêmico, enquanto alguns acham que quanto mais rápido forem feitas eleições tá bom, a constituição reformulada ainda carrega muito da era Mubarak e não dá liberdade total, o que impediria de muitos candidatos participarem das  próximas eleições no país.

Porém, não vim aqui para falar disso, mas de algo que eu meu marido outro dia postou no facebook dele e achei que representa muito bem o sentimento dos egípcios hoje:

Não importa se você vai votar sim ou não para as reformas constitucionais, o mais importante é ter liberdade completa para escolher e aprender com nossasdecisões, vida longa ao Egito e nós iremos alcançar nossos sonhos em breve!

Se alguém quiser ver umas fotos, abra aqui:

 

http://yfrog.com/gyxtemrj

http://twitpic.com/4b0iyu

 

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em março 19, 2011, em No Egito e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. mulher apaixonada por um Egipcio

    Oi, boa tarde!
    Nos ultimos meses venho me comunicando com um Egipcio lindo,super atencioso; e hoje me vejo perdidamente apaixonada por ele e ele se diz apaixonadissimo por mim, só que depois dos ultimos acontecimentos lá no Egíto dificiomente ele entra no msn ou skype e sempre q entra me diz que lá a internet esta muito ruím.Bom a minha pergunta é : vcs tem essa informação sobre a distribução de internet lá do Egito??
    Depois conto mais da minha historia que é bem mais complicada do que o q eu quis passar agora.

    • Julianna Louise

      Bom, eu sei q o blog é da Marina (me desculpe Marina por me intrometer nos comentários das suas leitoras) mas quando leio comentários desse tipo, sinto uma necessidade imensa de poder falar (escrever) …
      Olha, eu não sei há quanto tempo vc está se correspondendo com esse rapaz e também não sei da sua história mas meu noivo é egípcio e mora no Cairo e a internet lá está funcionando normalmente. Os problemas com a internet por lá foram solucionados logo nas primeiras semanas (se não foi na primeira) depois do início dos protestos.
      Então, pelo q eu saiba a internet lá está normal.
      Esse blog tem vários posts muito interesantes sobre relacionamento egípcios-brasileiras, vale a pena vc dar uma pesquisada no que a Marina andou escrevendo por aqui e comparar com o comportamento do seu egípcio.
      Me desculpe por me intrometer no seu comentário, já q a pergunta q vc fez não foi direcionada a mim.
      Abra§os
      Julianna

    • oi Julianna, não existe este problema com conexão no egito não, falei normalmente com minha sogra todos os dias (exceto aqueles 3, 4 que a internet toda do país foi cortada).
      bjs

  2. O mais importante é o direito de escolha. Ele tá mais que certo!

  3. Julianna Louise

    InshaAllah, os egípcios vão conseguir realizar o sonho de ter uma país democrático 😀 …
    Uma perguntinha, seu marido pode votar no Brasil ou quem mora fora do Egito não teve essa chance ???
    Bjos
    Juju

  4. mulher apaixonada por um Egipcio

    Oi julianna, agradeço muito sua resposta.
    já estou prcurando me informa sobre o país,Hoje logo apos o meu comentario no blog encontrei com meu amado no msn e tivemos uma longa conversa em que ele me revelou que o problema estava nos sentimentos dele com relação a mim.poís ele me disse que me ama muito mas tenho um “problema” (na visão da familia dele pq ele me disee q pra ele nao tem problema nenhum) eu tenho um filho e como ele é mulçumano teria que casar uma mulher virgem. tentei ser bem racional e deixar que ele descida o que sera melhor para nós.
    É muito bom poder esclarecer minhas duvidas com pessoas como vc que a mim parece ser muito bem resolvida em seu relacinamento!

    • Novamente respondendo ao seu comentário…
      Olha, não necessariamente um mu§ulmano precisa se casar com uma mulher virgem. Claro que isso acontece nos países islâmicos de meninas casarem virgens mas não são todas não e muitos mu§ulmanos casam com meninas de outros países que não são virgens.
      No Islam a questão da virgindade não é apenas para a mulher como muitos pensam, não ter contato com o sexo oposto antes do casamento vale tanto para homens como para mulheres mas nem sempre isso é seguido na prática como deveria ser.
      Muitas meninas casadas com mu§ulmanos NÃO casaram virgens e podem te confirmar o q eu estou falando.
      Eu acho q o q pesa mais no seu caso é o fato de vc ter um filho. Como já falei, não posso afirmar nada pq não conhe§o o egípcio em questão mas isso pode ser o grande problema (talvez não para ele mas para a família).
      Eu sou mu§ulmana, já fui casada com um iraquiano, hoje sou noiva de um egípcio e sim sou bem resolvida no meu relacionamento. Não tive filhos do primeiro casamento.
      Só pra não te desanimar, o irmão do meu noivo se casou com uma americana que tinha uma filha bem pqna de outro relacionamento, a família não ficou muito feliz, o pai dele então, nem no casamento ele foi mas hoje eles aceitam e estão todos bem.
      Converse muito com ele, procure saber se ele está mesmo disposto a te assumir e ir contra a família (isso é muito difícil e raro de acontecer mas como já falei aconteceu na família do meu noivo) e procure saber mais sobre o Islam e a cultura egípcia pra não sofrer mais depois.
      Espero que vc não se ofenda com nada que eu tenha escrito e Marina por favor me desculpe novamente por usar seu blog :-$
      Abra§os
      Julianna

Deixe um comentário e vamos interagir!

