A morte de Osama Bin Laden


São duas horas da manhã e tenho trabalho logo cedo, mas não pude evitar de vir aqui e tecer alguns comentários.

A primeira sensação que tive ao saber que Bin Laden estava morto, foi de perguntas: morto como, porquê? Queria esse cara vivo, entrevista na CNN, sei lá, algum julgamento ou pronunciamento. Com ele morto, toda a mística em torno do personagem acaba em si mesmo, com muitas perguntas sem respostas.

O segundo sentimento que tive foi de alívio. Ele era um assassino cruel, e suas ações, sejam a mando de quem, a favor de quem, com quais interesses políticos e econômicos, que acima de tudo, deixou uma péssima imagem do islamismo ao mundo. É por causa dele e seus atos insanos, sua forma de incentivar o terrorismo, que a religião islâmica é tão mal interpretada nos dias de hoje. Prova disso é que foi só ele morrer, que já apareceram piadinhas no twitter sobre virgens no paraíso, este tipo de conceito errado e que faz as pessoas imaginarem que muçulmanos são verdadeiros trouxas.

Já o terceiro sentimento que eu tive foi de medo de outros muçulmanos pelo mundo. Com o perdão da palavra, eu sabia que ia levar segundos para já ter gente jogando mer$%(# no ventilador, falando de jihad, que tudo é culpa dos EUA, que os EUA fizeram isso ou aquilo, que não podemos julgar “irmãos” (quê??), que a mídia só manipula. Ou seja, todas aquelas teorias de conspiração baratas que a gente escuta desde 11/09. Eu, particularmente, sou super cética e acredito que as coisas são mais duras e cruas na realidade, mas também não acredito em histórias estilo X-Man, como vejo alguns contando por aí. E, ao contrário da opinião de alguns leitores meus têm de mim, sou contra a posição de vitimização dos muçulmanos. Muito sheik e muçulmano tem sim culpa no cartório, por não condenarem abertamente o terrorismo e figuras públicas como Bin Laden. Este tipo de assunto deveria ser abertamente rechaçado nas comunidades islâmicas, mas todo mundo têm medo, não se fala de terrorismo como algo a ser combatido dentro da próprias comunidade, mas sempre como algo manipulado pelo mal do ocidente. Vamos acordar gente, este mundo é globalizado e de todos, têm muçulmano em tudo quanto é canto, assim como ocidentais nos países islâmicos.

Está na hora de pararmos com essa palhaçada de vingança, de ficar usando termos pejorativos como kufar para falar de qualquer coisa ou qualquer um. Vamos lembrar que o Islam é PAZ, que devemos ser exemplo disso sempre, e que podemos conviver em harmonia em todos os lugares, assim como receber bem qualquer pessoa de fora que se aproxime da gente. Não basta querermos ser respeitados no mundo, que muçulmanas usem niqab na França, que não barrem árabes nos aeroportos, que mesquitas possam ser erguidas perto do marco zero de NY, enquanto os muçulmanos se calam diante de exemplos ruins que falam em nome da religião; enquanto em países islâmicos, as estrangeiras sejam agredidas ou ouçam palavras ruins ao andarem com roupas ocidentais, enquanto as comunidades se fecharem em pequenos grupos mais ligados à sua origem natal do que à ummah.

Enfim, o mundo ainda tem muito que aprender, e notícias como essa só nos mostram que ainda estamos bem longe de um consenso e da nossa tão desejada paz.

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em maio 2, 2011, em No Brasil. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. eliane gonçalves macena

    bom dia amiga , tive exatamente a mesma reaçao que você e compartilho dos mesmos sentimentos.Se para uns a morte de Bin Laden foi um alivio , eu penso sim , na represália , no que pode advir dessa morte tão esperada…e fica a pergunta,,,um homem que planejou um ataque como aquele, morreria sem estar preparado para que seus seguidores o vingassem? e os injustiçados , os inocentes nisso tudo que vem sendo julgados pelos atos dele? morto ele virá um maŕtir para os seguidores,capazes sim de matar ou morrer por ele, minha pergunta é ..o que vem a seguir? estamos preparados para isso?
    um abraço
    sua amiga em Recife
    Anne

  2. Oi Marina, ainda assim, há comentários e notícias de que essa morte não é verdadeira, já que teriam jogado o corpo ao mar e se de fato ele estivesse morto, os EUA iriam querer fazer exposição etc e tal.
    Em todo caso, vc traduziu bem… será q essa “morte” não seria pior ?!?!?!?
    Só o tempo vai dizer :S

  3. Salam irmã adorei o seu texto,é realmente tudo o que sinto,com essa morte muitas perguntas ficaram sem resposta,ou pior terão respostas que não são verdadeiras,podendo atingir o nome do Islam.
    Concordo com você quando você diz que é contra a vitimização de muçulmanos.Acho que temos que ser justos,se algum muçulmano fez algo de errado usando o nome do Islam temos que ser sinceros e não fica inventando desculpas como vejo muito muçulmanos fazendo.Existem SIM muçulmanos que usam o nome de Deus para fazer coisas erradas,não podemos fechar os olhos e fingir que numa sociedade islâmica tudo é perfeito e numa sociedade ocidental só tem pecado,sabemos que não é assim.
    Parabéns pelo seu texto.
    Maa Salama!

  4. eita homem dificil de morrer e se manter morto esse aí heim… ja foi noticiado pelo menos 7 vezes a morte dele desde 2001… vamos torcer pra que essa seja a ultima vez que ele morre né, pq ja ficou chato esse morre não morre rsrs…
    fala serio,os americanos não humilharam ele como fizeram com sadam e ainda seguiram o protocolo islamico de enterro(que não existe na vdd, pq n é islamico enterrar no mar),confesso q estou surpresa com a bondade desses americanos não?!!
    americanos…sempre fazendo o melhor pra humanidade, sempre herois! :-$

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: