Viver o presente ou pensar no futuro?


Estou numa fase de mais reflexão e meio nervosa (ou seria só TPM?). Acho que chega uma época do ano em que todo mundo fica meio mais ou menos, sem conseguir entender o que se passa dentro da sua própria cabeça. Um pouco de estresse, necessidade de relaxar ou apenas fase da vida?

Só sei que hoje em dia, parece que quanto mais tempo temos e mais ocupados somos, mais sentimos a necessidade de fazer mais coisas ainda. Eu percebo que estou num ritmo alucinado já faz umas duas semanas, só consigo dormir por volta das 1h30 da manhã, mesmo acordando 7hs no dia seguinte. E pior, mesmo quando vou para cama, não dá para relaxar, parece que estou perdendo tempo sem fazer nada, sempre dou uma ligadinha no celular para ler mais algumas notícias na internet ou nem que seja para jogar angry birds. Às vezes pego um livro para ler, mesmo já tendo escutado que este hábito de levar coisas para cama é totalmente errado, tem horas que não consigo relaxar.

Mesmo durante o dia, parece que tenho que fazer mil coisas ao mesmo tempo para ser produtiva, senão o dia não foi válido, e ainda surgem pequenos pepinos que me tiram completamente do sério por atrapalharem minha rotina. Por exemplo, esta semana preciso ir no correio, e estou extremamente estressada por conta disso, pois me revolta o fato de que as lojas só abrem das 9hs até às 17 hs. Para mim, todos os serviços úteis, deveriam ficar abertos até 22hs, afinal quem trabalha ou tem coisa pra fazer, vai quando? Ou seja, estou com a tal correspondência na bolsa faz diasssssss e não consigo postar. Até porque, mesmo indo para o trabalho tem uma agência, mas quem disse que tem vaga para estacionar? E em São Paulo é assim, para parar você gasta um dinheirão, pelo menos uns R$5. Outra coisa do tipo que me estressa são os bancos, funcionar das 10hs às 16hs, tá de brincadeira né?

E falei tudo isso para tocar em outro ponto. Na nossa vida normal, estamos acostumados e somos treinados a sempre pensar no futuro. Cosias do tipo: faça uma poupança, que no futuro você tenha segurança. Perca peso, pois um dia você vai engravidar. Não come batata frita agora, pois daqui três horas você vai ter dor de estômago. Não compre aquele celular parcelado, pois daqui seis meses você vai reclamar de ainda estar pagando esta conta. Não gaste o dinheiro saindo agora e se divertindo, guarde pro futuro. Financie um apartamento em 30 anos, isso é melhor que pagar seu aluguel.

Então, mas no meio de tudo isso, onde fica o desejo daquele momento? A vontade de fazer algo sem pensar muito, de aproveitar sua vida, de levar em conta a qualidade de vida? Às vezes me pego agora com apenas 27 anos, pensando em coisas daqui 10 anos. E acho isso tão chato. Odeio ficar planejando demais, se eu fosse assim, não teria jamais ido para o Egito, largado emprego e vivido “a história” da minha vida. E estou numa fase igual da pré-Egito, precisando de algo radical (não, isso não significa me mudar pro Afeganistão ou algo do tipo), mas apenas me desprender dessa pressão social para você sempre fazer o esperado e o planejado. Eu sempre odiei isso, porque tenho andado tanto tempo presa a estas regrinhas invisíveis do nosso mundo?

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em maio 27, 2011, em No Brasil e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 8 Comentários.

  1. Oi Marina
    Eu sou quase uma desmiolada,penso muito no futuro nao,mesmo porque sou extremamente desorganizada e dai nao consigo programar coisas,fazer planos,comigo eh tudo aqui agora.
    Sendo sensata amiga,nao tem erro,terrivel eh vc passar o tempo sem fazer coisas que nao podem ser feitas depois,o tempo nao volta jamais,arriscar,quebrar a cara eh o caminho pra dar certo.

  2. Simone de Castro

    Tô aprendendo a viver o presente Marina!
    Deus te abençoe a entender que não compensa deixarmos o presente em troca do futuro!
    O melhor de tudo isso são as oportunidades que criamos a fim de vivermos o melhor que a vida nos oferece!
    Beijosss

  3. Conselho curto e grosso…tbm mal compreendido!! kkkk
    Vc só tem vida própria antes de ter filhos, depois td na sua vida vai girar em torno do melhor para eles.

    Então?! Aproveita logo.

  4. simonebarbariz

    Acho q vc anda bebendo muita cafeína…

  5. aI Marina tenho um problema GIGANTE com não conseguir viver o presente totalmente. Fico querendo ter segurança no futuro, planejar, mas isso não sai do meu pensamento também é muito ruim e isso só está me fazendo muito mal. =/

  6. Eu já estou pensando diferente sobre algumas coisas: Acho que banco já abre demais. Adoro sábado e domingo com bancos fechados. Não recebo cobrança nestes dias.
    Tempo bom era quando as lojas ficavam fechadas no domingo. sei da praticidade, mas domingo é sagrado.
    A gente pode aproveitar a vida, mas a podemos aproveitar a longo prazo também, porque quando as coisas se tornam difíceis por falta de preparo é complicado. Basta olhar seu avô.
    Mas vou dizer uma coisa…num blog muçulmano pode ser perigoso, mas vou dizer: Nada como uma noite de amor para dormir bem.hehehehhe

  7. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose…
    Viver apenas pensando no futuro é ruim, mas viver sem traçar metas é horrível… a gente tem q ter um norte, saber onde queremos chegar, com que saúde queremos estar na nossa velhice. Já eu sou ao contrário, se não planejo, minha vida fica estagnada 😉

  8. olá marina..eu tenho medo de planejar muito para o futuro..já fiz planos muitas vezes e no meio do caminho aconteceram coisas que destruíram planos do futuro..aprendi que temos que pensar no presente e fazer o que acreditamos para que tudo dê certo mais para frente e não queiramos voltar no passado..sabe eu concordo com esse lance de correio e tals..acho horrível o horário…morei em uma cidade que só tinha 1 correio e toda vez que tinha q ir no correio ficava na fila no mínimo 1 hora(ainda é assim,na minha cidade tem 3 q nao dão conta!)…e banco e repartições públicas ainda são piores…banco no interior só abre 11h fora que nao tem opção de procurar outros pq só existe geralmente uma agencia de cada banco…aiaiaia…heheh..bjus

Deixe um comentário e vamos interagir!

