Como está o Egito hoje, pós-revolução


O título deste post é difícil de responder. Como não estou lá, o que posso passar é mais em relação aos relatos de parentes e amigos que estão no Egito, além de noticiário em geral sobre o Egito.

De uma forma bem geral, a situação no Egito, pós-revolução, é pior do que o país antes da crise em termos de segurança e estabilidade ecônomica. É claro que a revolução foi algo maravilhoso, mas sua realidade é vivida com dor. Não é fácil um país preso a um sistema corrupto, ditadura, se libertar de diversas amarras do passado. A inflação continua descontrolada, mas a falta de um governo populista não tem segurado mais tanto o preço de itens essenciais, como carne.

Sem um presidente, o Egito está ainda sem uma liderança clara e, por isso, as reformas também não apontam para nenhuma direção até o momento. Muito é prometido sobre a investigação de Mubarak e sua família, que seus bens serão congelados, etc. Mas a verdade é que ele até agora se diz doente e vive, com certeza, em pleno luxo em algum canto do mar vermelho. Não está numa prisão ou sofrendo, pode ter certeza. O exército é complacente, não foi retirado o estado de emergência, existem muitos problemas com violência  que antes eram impensados no Egito. O país está bem pouco policiado, o exército é quem está de alguma forma organizando o país, mas a que preço?

Não vi até agora sinais de uma reforma realmente democrática, porém era de se esperar que tudo caminharia a passos bem lentos. O turismo ainda não voltou com força total, mas para quem viaja, há certa segurança.

Diferente do que acontece com a população. Casos de assaltos, estupros e assassinatos bem incomuns para o Egito, agora pipocam no noticiário. Uma amiga que mora em Giza, me contou que viu meninas menores de idade oferecendo serviços de prostituição em plena luz do dia, algo chocante para quem conheceu o Egito de ontem. Minha sogra contou que na semana um taxista foi assassinado a tiros perto de seu trabalho, por causa de uma briga no trânsito.

Há fome, há medo, há insegurança. Uma receita perigosa para um país com economia debilitada, baixíssimos salários e falta de emprego.

Porém, muitos egípcios se tornaram bem nacionalistas. É como se um amor novo pelo país tivesse renascido. Jovens que antes só reclamavam da vida, agora defendem o país e acreditam que a mudança virá. Existe um novo orgulho de ser egípcio, uma vontade de fazer o país ir para frente. E quero crer que essa boa vontade, esse amor, irão ajudar o Egito a superar essa fase tão difícil, onde estão longe dos holofotes mundiais, porém passando pela verdadeira e mais dura provação em prol da liberdade.

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em junho 1, 2011, em No Egito e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 18 Comentários.

  1. Depois do “furacão” que passou, infelizmente, a recuperação é lenta.

    Mas olha, nunca vi tanto ministro atrás das grades, filho de presidente atrás das grades. Eles abriram uma das fronteiras de Gaza! Menos de 6 meses atrás, tudo isso era improvável!

    Se eu pudesse, eu iria pra Dubai e dava uma passadinha lá, pra tirar aquela foto clássica do beijinho 😀

  2. Infelizmente essa situação está longe de terminar, eu acho… já não tenho mais nenhum contato lá, apenas algumas pessoas queridas que me ajudaram qdo la estive, mas destes eu não tenho nenhuma notícia a muito tempo, rezo pra que eles fiquem bem, quero reencontrá-los qdo voltar.

  3. Itens como arroz, farinha, carnes em geral, vegetais, frutas estao mais que nas alturas. Estava eu e marido fazendo as contas (pq ele eh do tipo de guarda recibo de supermercado rs) e tudo, do ano passado pra ca, esta mais que 70% mais alto. De 2 anos pra ca o aumento foi de mais de 200%.
    E agora vivemos esses dias de incertezas e o pior eh ver a Irmandande Muculmana ganhando forca, ai sim, o pais ira pra o buraco.
    Mas mesmo assim, com tudo do jeito q esta eh melhor do q viver sob a tutela do medo do ex governo
    bjo

  4. Olá.
    Alguém sabe me dizer se realmente está difícil para os egípcios conseguirem tirar visto e passaporte com toda essa revolução??

  5. olha gente, a verdade e que ate mesmo os muculmanos estao um tanto quanto inseguros com relacao ao futuro do pais pois ha sim um grupo considerado radical pelos proprios muculmanos que sao esses citados pela taciane, a tal irmandade muculmana, esses nao devem ter chance de participacao ativa no governo porque se isso acontece ai sim vai ser uma tragedia..
    mas as pesoas com quem convivo aqui sao dotadas de bom senso e me garantiram que este grupo e bastante limitado e que as chances de que eles tomem o governo e pequena, mas como se diz .. o amanha so deus sabe nao e… inshaallah isso nao vai acontecer..e realmente essa semana tiveram coragem deme cobrar 20 libras o quilo de uva! e minha sogra teve que pagar 60 libras um quilo de carne que ate pouco tempo ela pagava 20 , sem contar que o quilo do limao ta 10 libras! nesse calor fiquei so com desejo de tomar aquela limonada… nao porque nao tenho dinheiro mas porque me recuso a pagar um preco desses, nao posso! tem muita gente passando fome viu e de doer o coracao,e o exercito agora fica protelando as eleicoes e se querem saber acho que nem vao fazer, ja vao logo colocar um do exercito como presidente pois foi assim com os 3 presidentes que o pais ja teve (el sadat, gamal nao lembro o que.. e hosny mubarak) estamos seriamente pensando em deixar o egito ate que a situacao melhore pois temos uma filha pra criar.. so que ir pro brasil assim fica dificil ne portanto se alguem souber de alguma empresa que aceite um egipcio por favor me contatem huhuhu
    beijos a todas as leitoras

  6. Nathalia(Nura)

    Ola. meu nome e Nathalia mas quando me converti ao islamismo passei a me chamar Nura e fui eu quem postou esse ultimo post ai encima so que eu coloquei o email de outra pessoa por engano e que tambem se chama Noura (mera coincidencia!) e ela ja me procurou pedindo pra eu falar com vc pra vc tirar sera q isso seria possivel? pois as pessoas add o email dela pensando que sou eu xii da um rolo!
    se vc puder apagar esse meu post Marina ficariamos gratas ele aparece aqui e em outro
    posto tambem que se chama Gringo e pra sempre gringo?

    • Não entendi nada… tirar o email dela de onde?

      Como assim por engano vc usa o email de outra pessoa? naõ entendi…

      • eu que coloquei esse ultimo comentario encima ai com o nome Nura que e meu nome depois de convertida ao islam , mas por um engano escevi meu email errado, eu e essa outra mulher temos o mesmo email mas com diferenca que o dela e com underline e o meu e com o tracinho normal, entao as pessoas passaram pelo teu site e quiseram me add, no email que deixei, so que ai ela deduziu que poderia ser o mesmo email mas com essa diferenca, entao ela me procurou e pediu pra que eu corrigisse, so que nao encontrei um email teu para contato entao deixei um novo post com nome verdadeiro que e Nathalia pedindo pra que voce apagasse esse meu antigo comentario ai no seu post sobre: Como esta o egito hoje, pos revolucao e num outro post seu que chama: Gringo e pra sempre gringo? .Ah, nao uso email de outra pessoa, e ja tinha citado ali em quais posts eu tinha pedido por gentileza que voce apagasse desculpe pelo meu equivoco nao queria encomodar mas senti voce muito grosseira, poderia ter tido mais paciencia pra ler e entender o que eu te pedi, afinal de contas todos nos cometemos erros, Obrigada

      • eu só questionei pelo fato de vc usar um terceiro email que não é nada parecido como o que vc mandou apagar. Como poderia saber se vc queria modificar um comentário de outra pessoa ou se era seu mesmo, se nem o IP ou o email usado é o mesmo? Mas, antes de qualquer problema, eu já tinha deletado os emails para evitar qualquer coisa… agora me chamar de grossa, só pq tomei cuidado?? As pessoas andam mto sensíveis…

    • Nathalia, eu li seu depoimento é gostaria de um concelho seu se possível! meu nome é Lília , moro no Brasil e sou graduada em Letras (Língua Portuguesa). A pouco tempo conheci um egípcio muito gentil, ficamos amigos. Recentemente recebi uma proposta desse amigo para trabalhar no Egito como tradutora. Eu nunca estive o Egito, tenho uma filha de 2 anos, e com toda essa crise Econômica e politica que o Egito vem enfrentado fico receosa em aceitar a proposta. Quero crescer profissionalmente e criar minha filha em condições seguras. você acha que seria sensato trocar minha vida no brasil para morar e trabalhar no Egito?

  7. Nathalia(Nura)

    Boa noite, sou Nathalia denovo acredito que com um ultimo comentario, o IP nao poderia ter mudado pois so tenho um computador,a ,mesma conexao e esse email que estou usando para poder comunicar com voce e de meu marido, pois ja tinha decidido me desfazer desse email que e quase identico ao da mulher , ok? quando voce me respondeu simplesmente falou que nao tinha entendido nada e ainda cogitando que eu use email de outros..me pareceu de uma forma desagradavel e nao cautelosa.. pois eu tentei explicar da melhor forma. So nao sabia que tinha que exlpicar tanto! de qualquer forma se voce me fez esse favor de apaga-los muito obrigada

  8. Boa tarde eu adoraria ir passear no egito mais esse testo me ajudou a naum querer mais sse testo numé bom

  9. eu iria só para tirar varias fotos nas piramides
    hhahah
    iria ser muito massa…☺☻☺☻

  10. trabalho de historia é dificil né!!!

  11. oha eu amei este site tem varias coisas de tando lugares:)

Deixe um comentário e vamos interagir!

