Cuidar de você mesmo


Este blog é cheio de fases. Tem fases que só falo de Egito, outra só de egípcios. Algumas quero falar de política, religião e em outras, o que tenho vontade é de escrever só sobre mim mesma, meus desafios pessoais. Mas fico com medo de tornar isso aqui um diário, para mim um blog é muito mais do que falar de si mesmo, mas tratar de assuntos universais. Mas tem época que é impossível, me desculpem quem odeia posts muitos personalistas, mas minha mente anda focada em mim estas semanas e anda sendo difícil postar sobre outras coisas que talvez gerassem mais debates interessantes ou forçassem uma reflexão maior.

Bom, dadas as explicações, vou dizer uma coisa que descobri no alto dos meus 27 anos: a gente precisa aprender a cuidar da gente e dedicar tempo para isso. Já passei muito tempo preocupada com coisas que não me ajudavam a ser uma pessoa melhor, tanto do lado físico quanto psicológico.  E não que eu estivesse errada, mas tem horas que o foco de nossa vida sai de nós mesmos e acabamos entrando num ritmo que nem sempre é o ideal. Vivemos pelos horários dos outros, pensando no que os outros querem, ao invés das nossas necessidades também.

Tem fase que é legal ficar cozinhando, preparando jantar especial, engordando, comendo sem culpa, sem pensar na saúde. Mas a vida cobra mais tarde, e eu tive que parar de fazer coisas que eu gosto para pensar mais em mim apenas. Então foi aí que entrei num regime no final do ano passado, reeducação alimentar mesmo, perdi 5.5kg até janeiro. Aí descansei um pouco, porque não sou de ferro e ninguém muda do dia pra noite, voltei em abril, perdi mais 3 kg. E na quinta passada, dei o passo mais importante dos meus últimos 5 anos, voltei a fazer exercícios.

Isso exige uma readaptção grande da vida. Deixar meus horários que gastava antes com outras coisas, para me dedicar apenas a mim e ao meu corpo. É meio estranho no começo, pareço que estou largando coisas, porém sempre que começo algo, mergulho de cabeça, e na ginásitca não seria diferente, então tenho que fazer pelo menos duas horas de exercícios por dia. Então não tem mais janta em casa, um lanche rápido é suficiente. Estou chegando em média 2 horas mais tarde, porém dormido a noite inteira, e num horário mais decente. Parece que estou enfurrajada, porém começando a adquirir bons hábitos. Agora eu tomo café da manhã com fruta e pão integral, não croissant da padaria. Parece que estou deixando outras coisas de lado, como ficar mais tempo em casa, estar mais junto do marido e dos meus bichinhos, porém é algo que vou ter que me adaptar, para ser uma pessoa mais saudável e disciplinada. Eu relaxei demais nos últimos anos, e isso não é nada bom. Então agora é correr atrás do prejuízo, não pela forma física, mas pela saúde mesmo, poder agachar no chão para buscar algo embaixo da cama sem que o joelho grite de dor, ou subir a pequena ladeira do lado da minha casa sem ficar com o coração saindo pela boca. Deixar de ter preguiça pra vida.

Sempre ouvi aquele ditado de que o homem é cabeça, alma e corpo.  Os dois primeiros estavam em ordem, mas não poderia ser feliz sem cuidar bem do terceiro, que é um bem precioso que ganhamos de Deus.

Ah, e pra começar bem a semana, fiz uma hora de boxe hoje.  Sim, boxe, com direito a luvas e saco pra treinar. Bati muitooooooooo para desestressar, recomendo 🙂

 

 

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em junho 13, 2011, em No Brasil e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. É isto aí, Marina… a gente tem que se cuidar, gostar da gente mesmo … ser saudável. Isto é qualidade de vida também. Vai em frente!

    Bjs e boa semana!

  2. Quem bom, Marina! Eu também relaxei bastante nos últimos anos… só pensando em estudo e trabalho, a saúde foi pro saco. Emagreci alguns quilos mas sem dieta, pq essa palavra me engorda 😀 A ansiedade reduzida levou alguns quilinhos com ela…. vou aproveitar o fim da graduação para começar algum exercício físico, sempre penso que não terei 25 anos pra sempre, melhor começar agora né! 🙂
    Boa sorte e boa semana!
    Beijos

  3. Olá Marina.

    Impressionante como este post caiu como uma luva para mim hoje. Ultimamente meu foco tem sido tanto o trabalho e a faculdade, que ando descuidando de mim principalmente no sentido de relaxar e descansar e não ficar naquela ansiedade que detona nosso organismo e o sono… A dieta nem posso descuidar já tive problemas sérios de saúde em 2009…
    Desejo uma excelente semana a você e todas as leitoras.
    Beijos

  4. Oi , Mari !!!!!!!!!!
    Bem , é isto que torna o seu blog muito legal a variedade !
    pois bem , eu sou professora de dança atualmente e sei muito bem como é isso pois tenho meus altos e baixos uma hora estou magra outra hora já estou mais cheinha , e isto é horrivel pois o efeito sanfona sempre deixa marcas as ‘estrias’ eu até fiquei sem graça na última vez com o meu ex … e já tinha deixado claro sobre as queridas estrias , heheheh ! mas que bom que ele nem deu bola …..
    De qualquer forma é como digo eu não julgo as pessoas gordinhas e/ou obesas (por genetica ou não ) mas sim fico preocupada pois o acumulo de gordura retarda o funcionamento dos órgãos vitais … e depois que eu aprendi isto e outras coisas na enfermagem… começei a ver as coisas de outro lado , que isto pode levar as pessoas a ter uma morte precoce ! E eu não fico julgando sabe eu mais me preocupo com a saúde das pessoas e não meramente o fisico !
    Bem agora que é inverno eu engordei de novo 😦
    mas tudo bem … eu tenho que dar um descontinho porem manter uma alimentação saudavel e continuar dando minhas aulas de dança , além do mais teve um ano que eu fiquei parada sem dançar tinha dado uns problemas foi o ano em que mais eu decaí , e fiquei super mal uma depre total … e eu vi o quanto eu tenho que manter a dança na minha vida !
    Abraço querida e para todas aqui .
    Evelyn
    força para todas nós e sempre muito foco e um bem estar emocional e é claro procure sempre algo pra vc mesma e lembre a pessoa mais importante do mundo é VC !

  5. Oi Marina!

    Parabéns pela decisão tomada! Força e vá em frente!
    Eu já enfrentei problemas de saúde (pressão alta) por estar acima do peso. Fiz reeducação alimentar e dança durante 6 meses e alcançei o meu objetivo. Me lembro até hoje da sensação de orgulho que tive de mim mesma quando alcancei o peso ideal pra minha saúde. Uma coisa que me motivou bastante foi um curso de PNL que fiz na época…

    Beijos,
    Isabele.

  6. Fico muito feliz quando recebo uma notícia como essa sua… alguém passando pro “lado de cá”, se preocupando com alimentação, com a saúde, pq quando eu abro a boca pra falar esse tipo de coisa, acho q tem gente q quer até me bater; Gente que se alimenta bem, que não é consumista, que termina o mês no “azul”, que se diverte sem precisar de álcool e por aí vai…Vc não imagina como os “certinhos” sofrem preconceito também… eita mundo cruel.
    FORÇA!!!! Vc chega lá, o 1º passo já foi dado.
    Abs 😉

  7. Parabéns pela sua decisão de dedicar mais tempo a você e a sua saúde, Ma! A gente tem que estar feliz e de bem com a gente para poder fazer os outros felizes também. Vou torcer bastante para você alcançar logo seus objetivos pessoais!
    Bjs,

  8. A prática do esporte melhora a qualidade de vida, faz bem para a mente e a saúde, ajuda a superar medos, trabalhar em equipe, fazer amigos e solucionar problemas. São inúmeros os benefícios que o esporte proporciona ao ser humano.

    Pratiquei Judo por 10 anos, estou sentindo falta de praticar esportes, aqui no Egito é complicado =(

    Mariana parabens pela sua iniciativa, continue em frente!

  9. Marina escrevi seu nome errado por erro de digitacao… desculpas!

Deixe um comentário e vamos interagir!

