Mohamed Morsi visita o Brasil


O presidente do Egito Mohamed Morsi está vindo ao Brasil esta semana em busca de cooperação para a recuperação do país e atrair investimentos brasileiros ao Egito. Outro tópico que ele vai discutir são programas sociais para distribuição de renda. O presidente do Egito está visitando todos os países do BRIC em busca de novas ideias e espero que ele consiga ter algumas, apesar de eu ser totalmente contra seu partido político.

Existe muita discussão no Egito sobre a capacidade dele de gerar mudanças reais, além de já ter dado vários sinais de repressão e um estilo de governo pouco democrático. Mas isso, acredito eu, é algo que vai ser mudado muito aos poucos.

Primeiro, os egípcios têm esse estilo de liderança no “grito”, como eu chamo, começando das casas e escolas. Lá, é bem normal ver uma mãe gritando aos berros praticamente o dia todo com os filhos, mas sem regras claras ou sistema de organização dentro de casa. O mesmo ocorre nas escolas, não sei se é algo que ocorre ainda hoje, mas pelo menos meu marido conta que na época dele (ele tem 28 anos agora) o professor podia agredir um aluno.

Então, se desde a base deles não há uma noção do que é democracia, opinar e trocar ideias, fica difícil esperar isso logo de cara do primeiro presidente eleito (não vou nem discutir a legitimidade dessas eleições, que ao meu ver foi bem controversa), mas ao que eles entendem de ordem e sistema.

Vai levar ainda anos para que eles comecem a entender que nem tudo funciona à base só da repressão. Pelo menos o presidente mostra certo interesse em conhecer exemplos de outros BRICs, o que já é um ótimo sinal, sair um pouco do mundinho árabe-islâmico e buscar um pouco de pragmatismo, já que Allah sozinho não vai dar conta de consertar o Egito, é preciso que os egípcios também botem a mão na massa e parem de esperar milagres.

Anúncios

Sobre Masr culinária mediterrânea

Encomendas para Zona Oeste e Centro de São Paulo. Outras localidades sob consulta. Como trabalhamos com matéria-prima fresca, o ideal é que pedimos sejam feitos com antecedência.

Publicado em maio 6, 2013, em No Brasil, No Egito e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. maria figueiredo

    fico feliz a cultura e bom buscar conhec imentos em outros paises

    Date: Mon, 6 May 2013 13:35:46 +0000 To: maria.aparecida.figueiredo@hotmail.com

Deixe um comentário e vamos interagir!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: